Questões Sobre Revolução Francesa - História - concurso
Questão 31
que o conceito de cidadão passou a ter uma dimensão de reconhecimento de direitos.
Pergunta-se: em que ano ocorreu a Revolução Francesa?
- A)1787
- B)1789
- C)1791
- D)1782
- E)1790
A alternativa correta é B)
A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, representa um dos eventos mais significativos da história moderna, marcando o surgimento de novos ideais políticos e sociais. Foi durante esse período que os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade ganharam força, redefinindo o conceito de cidadania e estabelecendo bases para os direitos humanos. A queda da Bastilha em 14 de julho de 1789 simbolizou o início de uma transformação radical, que derrubou o Antigo Regime e abriu caminho para a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Entre as opções apresentadas, a alternativa correta é B) 1789, confirmando o ano em que esse movimento revolucionário teve seu marco inicial.
Questão 32
É difícil acreditar que a Revolução Francesa teria sido muito
diferente, mesmo que a Revolução Americana nunca tivesse
acontecido. É fácil mostrar que os americanos não tentaram
uma semelhante ruptura substancial com o passado, como
fizeram os franceses. No entanto, (…) as duas revoluções foram
muito parecidas.
Robert R. Palmer, The Age of The Democratic Revolution: The Challenge,
Princeton, Princeton University Presse, vol I, 1959, p.267.
Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da
Revolução Francesa e do revolucionário processo de
independência dos Estados Unidos, assinale a afirmação
correta.
- A)A revolução norte‐americana repercutiu pouco nos movimentos liberais da Europa e, mesmo na França da época da Ilustração, seu impacto foi mais de ordem econômica do que política.
- B)O processo de independência dos Estados Unidos foi marcado pela ausência de divisõesinternas entre os colonos e pela exclusão das camadas populares da sociedade no processo político.
- C)O processo de independência dos Estados Unidos foi consumado pela redação de uma Constituição, cuja elaboração ficou a cargo de notáveis, que representavam os interesses das classes proprietárias.
- D)A guerra da independência norte‐americana caracterizou‐ se pela ausência de radicalismo político e social, o que se deveu à menor penetração dosideaisIlustrados nos últimos anos do período colonial.
- E)A revolução norte‐americana repercutiu não só na Ilustração europeia e na Revolução Francesa, como demonstrou de modo teórico e prático a viabilidade de um grande Estado republicano e democrático.
A alternativa correta é E)
A Revolução Americana e a Revolução Francesa são frequentemente comparadas devido ao seu impacto no cenário político mundial e à influência mútua que exerceram. Conforme destacado por Robert R. Palmer, embora as duas revoluções tenham características distintas, elas compartilharam semelhanças significativas. A alternativa correta, neste contexto, é a E), pois a Revolução Norte-americana não apenas inspirou os ideais iluministas na Europa, mas também demonstrou, na prática, a viabilidade de um Estado republicano e democrático em grande escala.
A Revolução Americana (1775-1783) foi um marco na história política ao estabelecer um governo baseado na soberania popular e nos direitos individuais, refletidos na Constituição dos Estados Unidos. Esses ideais ecoaram fortemente na França, onde pensadores iluministas e revolucionários buscavam derrubar o Antigo Regime. A Declaração de Independência dos EUA, com sua defesa da liberdade e igualdade, serviu como referência para a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), durante a Revolução Francesa.
Além disso, a experiência norte-americana mostrou que era possível romper com o sistema monárquico e estabelecer uma república funcional, mesmo em um território extenso. Isso desafiou a visão europeia de que apenas pequenos Estados, como as cidades-estado da Antiguidade, poderiam adotar sistemas republicanos. A influência da Revolução Americana na França foi, portanto, tanto teórica quanto prática, consolidando-se como um modelo a ser seguido.
Em contraste, as outras alternativas apresentam equívocos históricos. A alternativa A) subestima o impacto político da Revolução Americana na Europa, enquanto a B) ignora as divisões internas entre os colonos, como a oposição entre patriotas e legalistas. A C), embora parcialmente correta ao mencionar a Constituição, simplifica o processo político, que envolveu debates intensos e concessões, como o sistema federativo. Por fim, a D) desconsidera o papel dos ideais iluministas na formação do pensamento revolucionário americano.
Portanto, a alternativa E) é a que melhor sintetiza a relação entre as duas revoluções, destacando o legado duradouro da independência dos EUA como um exemplo de transformação política e social.
Questão 33
Após a queda definitiva de Napoleão Bonaparte (1815), sob o novo governo de Luís XVIII,
foi estabelecida na França uma nova Constituição que combinou aspectos do absolutismo e
do liberalismo. Tratou-se, de certa forma, de uma restauração elitista com o cerceamento de
direitos e liberdades individuais conseguidos durante a Revolução Francesa. No governo
seguinte, de Carlos X, organizou-se uma nova reação liberal, preparando o palco para a
Revolução Liberal de 1830, que, vitoriosa, restabeleceu vários dispositivos liberais
anteriormente suprimidos. Em 1848, ocorre uma nova onda revolucionária na França,
conhecida como a “Primavera dos Povos”.
Assinale a opção que identifica parte das reivindicações defendidas na denominada
“Primavera dos Povos”:
- A)Defesa do voto censitário e proibição de os cidadãos provenientes das camadas populares se candidatarem a cargos legislativos, abolição da censura e fim do catolicismo como religião oficial do Estado.
- B)Fim da sociedade de classes e da propriedade privada, como forma de se chegar à sociedade comunista defendida por Marx, sob a liderança dos segmentos liberais conservadores tendo à frente o general Cavaignac.
- C)Estabelecimento da concentração de poderes nas mãos do rei, como forma de garantir um governo forte e autoritário, capaz de solucionar os problemas sociais e políticos que envolviam a França numa onda de violência e de extrema corrupção nos órgãos públicos.
- D)O fim da pena de morte, defesa do sufrágio universal nas eleições, defesa feita pelos socialistas de garantia de emprego, direito de greve e limitação da jornada de trabalho, em suma: a luta pelo fim das condições precárias de vida e de trabalho das populações pobres urbanas.
- E)Limitação do voto aos homens livres alfabetizados e maiores de 21 anos, fortalecimento do poder judiciário em detrimento do legislativo e do executivo, reforço do poder militar como garantidor da ordem pública e encarceramento dos elementos discordantes da nova ordem estabelecida após a revolução de 1830.
A alternativa correta é D)
A "Primavera dos Povos", ocorrida em 1848 na França, foi um movimento revolucionário que emergiu em resposta às condições sociais e políticas opressivas do período pós-Restauração. Após a queda de Napoleão e a ascensão de Luís XVIII, a França experimentou um retrocesso em muitas das conquistas liberais da Revolução Francesa, com a elite no poder restringindo direitos individuais. A Revolução Liberal de 1830 trouxe algumas reformas, mas foi apenas em 1848 que as demandas populares ganharam força de maneira mais abrangente.
Entre as principais reivindicações da "Primavera dos Povos" estavam o sufrágio universal, o fim da pena de morte, a garantia de emprego, o direito à greve e a redução da jornada de trabalho. Essas demandas refletiam a insatisfação das classes trabalhadoras urbanas, que viviam em condições precárias e eram excluídas do processo político pelo voto censitário. Os socialistas, em particular, defendiam melhorias nas condições de vida e trabalho, marcando um momento de crescente conscientização sobre as desigualdades sociais.
A opção correta, portanto, é a D), que sintetiza essas aspirações: o fim da pena de morte, a defesa do sufrágio universal, a garantia de emprego, o direito de greve e a limitação da jornada de trabalho. Essas reivindicações representavam um esforço para combater a exploração e a marginalização das camadas mais pobres da população, consolidando a "Primavera dos Povos" como um marco na luta por direitos sociais e políticos na Europa do século XIX.
Questão 34
Leia atentamente o texto a seguir:
“Ó vós Homens cidadãos, ó vós Povos curvados, e abandonados pelo Rei, pelos seus
despotismos, pelos seus ministros […]
A França está cada vez mais exaltada, a Alemanha já lhe dobrou o joelho, Castela só
aspira sua aliança, Roma já vive anexa, O Pontífice está abandonado, e desterrado; o rei
da Prússia está preso pelo seu próprio povo, as nações do mundo têm seus olhos fixos na
França, a liberdade é agradável para todos; é tempo povo, povo o tempo é chegado para
vós defendereis a vossa liberdade; o dia da nossa revolução; da nossa liberdade e de
nossa felicidade está para chegar, animai-vos que sereis felizes.”
Trechos de um manifesto afixado na cidade de Salvador em 1798.
A partir da leitura dos trechos do manifesto, é possível afirmar que os autores do manifesto:
- A)eram monarquistas e defendiam uma aliança com o reino de Castela.
- B)tinham conhecimento do movimento revolucionário que ocorrera na França e dos ideais de liberdade que o fundamentavam.
- C)refutavam qualquer possibilidade de organização política
- D)não tinham acesso aos eventos políticos que ocorriam fora de Salvador.
- E)atuaram no processo de proclamação da república no Brasil.
A alternativa correta é B)
O manifesto afixado na cidade de Salvador em 1798 revela um discurso inflamado, que ecoa os ideais revolucionários que sacudiam a Europa no final do século XVIII. Ao analisar os trechos apresentados, fica evidente que os autores do texto não apenas estavam cientes dos eventos que ocorriam na França, mas também se inspiravam nos princípios de liberdade e igualdade propagados pela Revolução Francesa.
A menção direta à França como um farol de liberdade, além das referências às mudanças políticas na Alemanha, Castela, Roma e Prússia, demonstra que os autores tinham amplo conhecimento do contexto internacional. A exaltação da liberdade como um valor universal e o chamado ao povo para defender seus direitos reforçam a influência dos ideais revolucionários franceses no movimento baiano.
A alternativa B) é, portanto, a correta, pois o manifesto não apenas reflete o conhecimento dos acontecimentos na França, mas também a apropriação desses ideais na luta por liberdade e justiça social em Salvador. As outras alternativas são incorretas: o texto critica a monarquia (invalidando A), defende a organização política popular (contrariando C), demonstra clara consciência dos eventos externos (anulando D) e, embora tenha um caráter revolucionário, não está diretamente ligado à Proclamação da República, que ocorreria quase um século depois (eliminando E).
Assim, o manifesto de 1798 representa um importante documento histórico que ilustra como os ventos da Revolução Francesa inspiraram movimentos de contestação e busca por liberdade mesmo em território colonial brasileiro.
Questão 35
A cultura política revolucionária não pode ser deduzida das estruturas sociais, dos conflitos sociais ou da identidade social dos revolucionários. As práticas políticas não foram simplesmente a expressão de interesses sociais e econômicos subjacentes. Por meio de sua linguagem, suas imagens e atividades políticas diárias, os revolucionários trabalharam para reconstruir a sociedade e as relações sociais. Procuraram conscientemente romper com o passado francês e estabelecer a base para uma nova comunidade nacional.
Lynn Hunt. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 33 (com adaptações)
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o seguinte item, acerca das revoluções dos séculos XVIII e XIX.
A reflexão filosófica e política da denominada República das
Letras e o cosmopolitismo europeu a ela inerente, por si só,
não foram os fatores que conduziram à ação revolucionária:
esse papel coube à plebe que, de fato, pôs a teoria em prática.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O fragmento de texto de Lynn Hunt destaca que a cultura política revolucionária não pode ser reduzida a meros reflexos de estruturas ou conflitos sociais, nem à identidade dos próprios revolucionários. Em vez disso, as práticas políticas eram construídas ativamente por meio de linguagem, imagens e ações cotidianas, visando romper com o passado e estabelecer uma nova ordem social. Nesse contexto, a questão apresentada avalia se a ação revolucionária foi impulsionada principalmente pela plebe, e não apenas pelas reflexões filosóficas e políticas da República das Letras e do cosmopolitismo europeu.
A resposta correta é C) CERTO, pois o texto reforça que as revoluções não foram simplesmente um desdobramento de ideias abstratas, mas sim resultado de ações concretas e mobilizações populares. A plebe desempenhou um papel central na materialização das teorias revolucionárias, transformando conceitos filosóficos em mudanças práticas na sociedade. Assim, embora o pensamento intelectual tenha fornecido um arcabouço ideológico, foi a participação ativa das massas que efetivamente conduziu à ruptura revolucionária.
Questão 36
A cultura política revolucionária não pode ser deduzida das estruturas sociais, dos conflitos sociais ou da identidade social dos revolucionários. As práticas políticas não foram simplesmente a expressão de interesses sociais e econômicos subjacentes. Por meio de sua linguagem, suas imagens e atividades políticas diárias, os revolucionários trabalharam para reconstruir a sociedade e as relações sociais. Procuraram conscientemente romper com o passado francês e estabelecer a base para uma nova comunidade nacional.
Lynn Hunt. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 33 (com adaptações)
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o seguinte item, acerca das revoluções dos séculos XVIII e XIX.
do trabalhador produtivo: mantinha, como categoria social
(médicos, professores, altos funcionários régios, comerciantes),
proximidades com os pobres que exerciam ofícios mecânicos
(artesãos, lavradores etc.), promovendo uma lenta integração
da plebe contra os costumes da aristocracia.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O fragmento de texto de Lynn Hunt destaca que a cultura política revolucionária não pode ser reduzida a uma simples expressão de interesses sociais ou econômicos, mas sim como um esforço consciente para romper com o passado e reconstruir a sociedade. Diante disso, a afirmação sobre o "típico burguês do século XVIII" apresenta uma visão equivocada da dinâmica social da época.
A burguesia do século XVIII, composta por médicos, professores, altos funcionários e comerciantes, não se identificava com a lógica do trabalhador produtivo nem mantinha proximidade com os pobres que exerciam ofícios mecânicos. Pelo contrário, a burguesia buscava distinção social e ascensão econômica, muitas vezes aspirando a valores e privilégios associados à aristocracia, em vez de promover uma integração com as camadas mais baixas da sociedade.
Além disso, a ideia de uma "lenta integração da plebe contra os costumes da aristocracia" não corresponde à realidade histórica. As tensões sociais eram marcadas por conflitos de interesses, e a burguesia, embora crítica ao absolutismo e aos privilégios aristocráticos, não necessariamente se alinhava com as demandas das classes trabalhadoras. Portanto, a afirmação está errada (E), pois não reflete a complexidade das relações sociais e econômicas do período.
Questão 37
A cultura política revolucionária não pode ser deduzida das estruturas sociais, dos conflitos sociais ou da identidade social dos revolucionários. As práticas políticas não foram simplesmente a expressão de interesses sociais e econômicos subjacentes. Por meio de sua linguagem, suas imagens e atividades políticas diárias, os revolucionários trabalharam para reconstruir a sociedade e as relações sociais. Procuraram conscientemente romper com o passado francês e estabelecer a base para uma nova comunidade nacional.
Lynn Hunt. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 33 (com adaptações)
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue
(C ou E) o seguinte item, acerca das revoluções dos séculos
XVIII e XIX.
Devido ao aprendizado de seus métodos por revolucionários
que a sucederam, a Revolução Francesa é considerada a mãe
das revoluções políticas ocorridas depois dela.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A Revolução Francesa, como destacado no fragmento de Lynn Hunt, não apenas transformou a sociedade francesa, mas também estabeleceu um paradigma para movimentos revolucionários posteriores. Sua ênfase na ruptura com o passado, na construção de uma nova ordem política e na mobilização popular por meio de linguagens e símbolos inovadores influenciou diretamente as revoluções dos séculos XVIII e XIX.
O texto de Hunt reforça que a cultura política revolucionária não era mero reflexo de condições sociais, mas sim uma força ativa de transformação. Esse aspecto foi absorvido por outros movimentos, que replicaram métodos como a criação de novas instituições, a ressignificação de conceitos políticos e a utilização de narrativas mobilizadoras. A Revolução Francesa, portanto, serviu como modelo tanto na prática quanto na teoria, justificando a afirmação de que é considerada a "mãe das revoluções políticas".
Dessa forma, o item está CERTO (C), pois a Revolução Francesa legou um repertório de ações e ideias que foram adaptadas por revolucionários em diferentes contextos históricos, consolidando seu papel fundador na tradição revolucionária moderna.
Questão 38
A cultura política revolucionária não pode ser deduzida das estruturas sociais, dos conflitos sociais ou da identidade social dos revolucionários. As práticas políticas não foram simplesmente a expressão de interesses sociais e econômicos subjacentes. Por meio de sua linguagem, suas imagens e atividades políticas diárias, os revolucionários trabalharam para reconstruir a sociedade e as relações sociais. Procuraram conscientemente romper com o passado francês e estabelecer a base para uma nova comunidade nacional.
Lynn Hunt. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 33 (com adaptações)
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue
(C ou E) o seguinte item, acerca das revoluções dos séculos
XVIII e XIX.
Iniciada em 1789, a Revolução Francesa rompeu com o
despotismo e pôs fim ao Antigo Regime, mas não instaurou
uma sociedade democrática e igualitária
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O fragmento de texto apresentado, extraído da obra de Lynn Hunt, destaca a natureza transformadora da Revolução Francesa, enfatizando que sua cultura política não foi meramente um reflexo de estruturas ou conflitos sociais, mas sim um esforço consciente para romper com o passado e estabelecer novas bases para a sociedade. A Revolução Francesa, iniciada em 1789, de fato representou uma ruptura radical com o despotismo e o Antigo Regime, marcado pelo absolutismo monárquico e pelos privilégios estamentais. No entanto, conforme apontado no item a ser julgado, essa revolução não conseguiu, de imediato, instaurar uma sociedade plenamente democrática e igualitária.
Embora a Revolução Francesa tenha proclamado ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, sua trajetória foi marcada por contradições e conflitos internos. Períodos como o Terror (1793-1794) demonstraram a dificuldade de consolidar esses princípios na prática. Além disso, a ascensão de Napoleão Bonaparte no final do século XVIII e início do XIX revelou a fragilidade das instituições democráticas nascentes, substituindo-as por um governo autoritário. Portanto, é correto afirmar que a Revolução Francesa rompeu com o Antigo Regime, mas não estabeleceu, de forma imediata e duradoura, uma sociedade verdadeiramente democrática e igualitária.
Assim, a resposta correta para o item é C) CERTO, pois a afirmação está em consonância com os desdobramentos históricos da Revolução Francesa e com a análise apresentada por Lynn Hunt sobre os limites e as contradições desse processo revolucionário.
Questão 39
Leia o texto abaixo.
A Revolução começou como uma tentativa de recapturar o Estado. Captura essa empreendida
pela aristocracia e pelos parlaments, e não fosse pelo desprezo à profunda crise socioeconômica
que suas exigências acarretavam e por ter subestimado a força do Terceiro Poder, a nobreza
poderia ter alcançado seus objetivos. Mas, a Revolução não foi realizada por um grupo
organizado ou por um partido e nem chegou a apresentar líderes que conduzissem as massas
rumo à revolução. Um grupo foi responsável por dar a unidade efetiva ao movimento
revolucionário. A “burguesia”. Suas exigências foram norteadoras da famosa Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. A característica marcante desse documento é ser
contra a sociedade hierárquica e de privilégios da nobreza, mas não um manifesto a favor de uma
sociedade democrática e igualitária. O burguês liberal clássico não era democrata, mas sim um
devoto do constitucionalismo, de um Estado secular, com liberdades civis e garantias para a
empresa privada, e de um governo de contribuintes e proprietários.
HOBSBAWM, Eric J. A Revolução Francesa. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996.
O processo revolucionário francês, que culminou com a queda da monarquia em 1789,
apresentou grupos com interesses políticos heterogêneos, como os jacobinos e os
girondinos. Apontamos como alternativa para a melhor caraterização social e política dos
girondinos:
- A)Representavam os interesses da monarquia e queriam estabelecer um regime monárquico autoritário na França pós-revolucionária.
- B)Formavam um grupo político que representava a alta burguesia e que queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
- C)Representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
- D)Integravam o clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.
- E)Estavam ligados aos trabalhadores urbanos e defendiam a criação de uma república federativa, nos mesmos moldes da república dos Estados Unidos da América.
A alternativa correta é B)
O texto apresentado aborda a complexidade da Revolução Francesa, destacando os diversos atores e interesses envolvidos no processo que levou à queda da monarquia em 1789. Segundo a análise de Eric Hobsbawm, a Revolução não foi conduzida por um grupo organizado ou líderes específicos, mas sim ganhou unidade através da atuação da burguesia, cujas demandas influenciaram a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
O documento revolucionário, embora tenha sido um marco contra a sociedade hierárquica e os privilégios da nobreza, não defendia uma sociedade plenamente democrática e igualitária. O burguês liberal clássico, conforme descrito, priorizava o constitucionalismo, um Estado secular, liberdades civis e garantias para a empresa privada, além de um governo controlado por contribuintes e proprietários.
No contexto dos grupos políticos que emergiram durante a Revolução, os girondinos se destacam como representantes da alta burguesia. A alternativa correta (B) afirma que eles buscavam limitar a participação dos trabalhadores urbanos e rurais na política, o que está em consonância com o perfil liberal e elitista descrito no texto. Essa caracterização reflete os interesses de uma burguesia que, embora revolucionária, não tinha intenções de promover uma democratização radical da sociedade francesa.
Portanto, a análise do texto e do contexto histórico permite concluir que os girondinos eram um grupo político alinhado aos interesses da alta burguesia, preocupado em manter certos controles sobre a participação popular no governo, o que justifica a escolha da alternativa B como a correta.
Questão 40
Leia o TEXTO 18 para responder à questão 45.
TEXTO 18
Um país governado pelos proprietários está dentro da ordem social; o país onde os não proprietários
governam acha-se em estado de natureza.
D’ANGLAS, Boissy apud SOBOUL, Albert. História da Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Zahar, 1981, p.
400.
O TEXTO 18 é um fragmento do discurso proferido por Boissy d’Anglas na apresentação do projeto de
Constituição, em 23 de junho de 1795, no contexto da Revolução Francesa. O argumento sustentado pelo
autor está, CORRETAMENTE, sintetizado na defesa
- A)da reforma agrária.
- B)da igualdade civil.
- C)do sufrágio universal.
- D)da educação secular.
- E)do voto censitário.
A alternativa correta é E)
O fragmento do discurso de Boissy d'Anglas, apresentado em 1795 durante a Revolução Francesa, reflete um momento crucial de redefinição política e social na França. O texto defende a ideia de que o governo deve ser conduzido pelos proprietários, posicionando os não proprietários em um estado de desordem, ou "estado de natureza". Essa perspectiva está intimamente ligada ao contexto pós-Revolução, quando a burguesia buscava consolidar seu poder político, afastando as camadas populares que haviam participado ativamente dos processos revolucionários.
A defesa apresentada por d'Anglas está corretamente sintetizada na alternativa E) do voto censitário. O voto censitário, ou seja, o direito ao voto baseado na renda ou propriedade, era uma forma de garantir que apenas aqueles com interesses materiais no país — os proprietários — tivessem voz nas decisões políticas. Essa visão excluía grande parte da população, como trabalhadores urbanos e camponeses, reforçando uma estrutura de poder elitista. A justificativa era que os proprietários, por terem bens a proteger, seriam mais responsáveis e comprometidos com a ordem social, evitando a instabilidade.
As outras alternativas não se alinham ao argumento central do texto. A reforma agrária (A) e a igualdade civil (B) contrariariam a lógica de exclusão defendida por d'Anglas. O sufrágio universal (C) representaria exatamente o oposto do voto censitário, enquanto a educação secular (D) não tem relação direta com a discussão sobre propriedade e governo. Portanto, o gabarito corretamente aponta para a alternativa E, que sintetiza a defesa de um sistema político restrito aos proprietários, característico do período do Diretório na Revolução Francesa.