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Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.       Com base numa ideia central de Lucien Goldmann, o crítico e historiador Alfredo Bosi propõe, para a moderna ficção brasileira, enquadramentos como estes: I. romances de tensão mínima: as personagens não se destacam visceralmente da estrutura social e da paisagem que as condicionam. Exemplos, as histórias populistas de Jorge Amado. II. romances de tensão crítica: o herói opõe-se e resiste agonicamente às pressões da natureza e da exploração social. Exemplos, os romances de Graciliano Ramos. III. romances de tensão transfigurada: o herói procura ultrapassar o conflito que o constitui existencialmente pela transmutação mítica ou metafísica da realidade: Exemplos, Guimarães Rosa e Clarice Lispector.                          (Apud História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1970) Durante o processo de industrialização na Europa, a exploração social foi intensa devido às duras condições de trabalho impostas, contra as quais emergiram movimentos operários significativos no século XIX, caso do

Atenção: Para responder à questão,
considere o texto abaixo.

      Com base numa ideia central de Lucien Goldmann, o crítico e historiador Alfredo Bosi propõe, para a moderna ficção
brasileira, enquadramentos como estes:

I. romances de tensão mínima: as personagens não
se destacam visceralmente da estrutura social e da
paisagem que as condicionam. Exemplos, as histórias populistas de Jorge Amado.

II. romances de tensão crítica: o herói opõe-se e
resiste agonicamente às pressões da natureza e da
exploração social. Exemplos, os romances de
Graciliano Ramos.

III. romances de tensão transfigurada: o herói procura
ultrapassar o conflito que o constitui existencialmente
pela transmutação mítica ou metafísica da
realidade: Exemplos, Guimarães Rosa e Clarice
Lispector.

                         (Apud História concisa da literatura brasileira. São Paulo:
Cultrix, 1970) 

Durante o processo de industrialização na Europa, a
exploração social foi intensa devido às duras condições de
trabalho impostas, contra as quais emergiram movimentos
operários significativos no século XIX, caso do

Resposta:

A alternativa correta é B)

A classificação proposta por Alfredo Bosi, inspirada nas ideias de Lucien Goldmann, oferece uma perspectiva valiosa para analisar a ficção brasileira moderna. Ao categorizar os romances em três tipos de tensão – mínima, crítica e transfigurada –, Bosi não apenas organiza a produção literária nacional, mas também revela diferentes formas de engajamento com a realidade social.

Os romances de tensão mínima, exemplificados por Jorge Amado, apresentam personagens que não contestam radicalmente seu meio. Essa conformidade reflete uma visão populista, onde os indivíduos estão organicamente ligados ao seu contexto social, sem rupturas significativas.

Já os romances de tensão crítica, como os de Graciliano Ramos, mostram protagonistas em conflito aberto com as estruturas opressoras. Essa categoria dialoga diretamente com o contexto histórico mencionado no texto complementar sobre a industrialização europeia, onde movimentos como o Cartismo (alternativa correta B) emergiram como resposta à exploração social.

Por fim, os romances de tensão transfigurada de Guimarães Rosa e Clarice Lispector transcendem o conflito social imediato, buscando soluções existenciais e metafísicas. Essa abordagem contrasta com as respostas políticas concretas dos movimentos operários europeus, mostrando como a literatura pode oferecer diferentes níveis de enfrentamento da realidade.

A análise de Bosi, portanto, não apenas classifica obras literárias, mas também estabelece um diálogo implícito com os processos históricos de resistência à exploração social, seja através da ação política direta (como no Cartismo) ou da transformação artística da realidade.

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