Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Existem alguns motivos que induzem à prática do roubo e são peculiares ao seu país, afirmou Hitlodeu, em diálogo. E quais são eles?, perguntou o cardeal. Os carneiros, respondi-lhe. Essas plácidas criaturas que antes exigiam tão pouco alimento, mas que agora, aparentemente, desenvolveram um apetite tão feroz que se transformaram em devoradores de homens. Campos, casas, cidades, tudo lhes desce pelas gargantas. Naquelas partes do reino onde se produz a mais bela e mais cara lã, os nobres e os fidalgos (para não mencionarmos vários veneráveis abades – homens de Deus) deixaram de contentar-se com os rendimentos que seus antepassados extraíam de suas propriedades”. MORE, Thomas. Utopia. São Paulo: Martins Fontes, 2009.Nesse diálogo escrito no século XVI, é referenciado um fenômeno social indispensável à Revolução Industrial, chamado de:

“Existem alguns motivos que induzem à prática do roubo e são
peculiares ao seu país, afirmou Hitlodeu, em diálogo.
E quais são eles?, perguntou o cardeal.
Os carneiros, respondi-lhe. Essas plácidas criaturas que antes
exigiam tão pouco alimento, mas que agora, aparentemente,
desenvolveram um apetite tão feroz que se transformaram em
devoradores de homens. Campos, casas, cidades, tudo lhes
desce pelas gargantas. Naquelas partes do reino onde se produz a mais bela e mais cara lã, os nobres e os fidalgos (para não
mencionarmos vários veneráveis abades – homens de Deus)
deixaram de contentar-se com os rendimentos que seus antepassados extraíam de suas propriedades”.
MORE, Thomas. Utopia. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Nesse diálogo escrito no século XVI, é referenciado um fenômeno social indispensável à Revolução Industrial, chamado de:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O trecho apresentado, retirado da obra Utopia de Thomas More, escrito no século XVI, faz uma crítica social ao deslocamento de camponeses de suas terras devido à expansão da criação de ovelhas para a produção de lã. Esse processo histórico, conhecido como cercamentos (alternativa B), foi fundamental para a posterior Revolução Industrial, pois transformou terras comunais em propriedades privadas, expulsando pequenos agricultores e concentrando a posse de terras nas mãos da nobreza e da burguesia emergente.

O fenômeno descrito por More ilustra como a demanda por lã, impulsionada pelo crescimento do comércio têxtil, levou os proprietários de terras a cercar áreas antes usadas coletivamente, convertendo-as em pastagens. Essa prática não só alterou a estrutura agrária, mas também forçou uma migração em massa de camponeses para as cidades, criando uma mão de obra barata que seria essencial para o desenvolvimento industrial nos séculos seguintes.

Assim, o diálogo evidencia as raízes do capitalismo agrário e sua relação com a acumulação primitiva de capital, processo que antecedeu e viabilizou a industrialização. A crítica de More aos "carneiros devoradores de homens" simboliza a transformação violenta das relações sociais e econômicas na transição do feudalismo para o capitalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *