Tendo em vista que, na primeira metade do século XX, houve importantes inovações nos padrões culturais e estéticos, julgue (C ou E) o seguinte item.A Revolução Russa de 1917 pôs fim ao conservadorismo cultural e, nos anos 20, com o apoio do Partido Comunista, artistas e intelectuais de vanguarda desenvolveram o construtivismo, em consonância com a edificação da sociedade socialista.
Tendo em vista que, na primeira metade do século XX, houve importantes inovações nos padrões culturais e estéticos, julgue (C ou E) o seguinte item.
A Revolução Russa de 1917 pôs fim ao conservadorismo
cultural e, nos anos 20, com o apoio do Partido Comunista,
artistas e intelectuais de vanguarda desenvolveram o
construtivismo, em consonância com a edificação da sociedade
socialista.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
A afirmação de que a Revolução Russa de 1917 pôs fim ao conservadorismo cultural e que, nos anos 1920, o Partido Comunista apoiou plenamente as vanguardas artísticas como o construtivismo em harmonia com a construção do socialismo é, em parte, uma simplificação histórica. Embora o período pós-revolucionário tenha sido marcado por uma efervescência criativa e experimentações estéticas, a relação entre o Estado soviético e os artistas de vanguarda foi mais complexa e contraditória do que sugere o enunciado.
Inicialmente, o construtivismo e outras correntes modernistas de fato ganharam espaço, alinhando-se à retórica revolucionária de ruptura com o passado. Artistas como Vladimir Tatlin e Aleksandr Rodchenko buscaram integrar arte e produção industrial, refletindo os ideais socialistas. No entanto, já na década de 1920, o regime começou a impor crescentes restrições à liberdade artística, culminando, nos anos 1930, com a adoção do realismo socialista como doutrina oficial – um estilo conservador que rejeitava as vanguardas. Portanto, a ideia de um apoio duradouro e incondicional do Partido Comunista às experimentações radicais é incorreta.
Assim, o gabarito E) ERRADO está correto, pois a narrativa apresentada ignora as tensões e o posterior cerceamento da liberdade artística pelo regime soviético, que não pode ser caracterizado como uma continuidade de apoio às vanguardas.
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