Até o fim do século XIX, não houve jamais túmulos individuais para os simples combatentes. Os corpos dos mortos eram abandonados sobre o campo de batalha ou rapidamente reunidos em grandes valas. Somente os oficiais tinham direito a uma sepultura. O individualismo e a democracia colocaram progressivamente fim a esta indiferença: em caso de morte, os soldados e suas famílias querem dispor de uma tumba e o comandante deve fazer de tudo para que as identidades dos corpos não se percam.Tradução livre de NAOUR, Jean-Yves Le. Le soldat inconnu. Paris: Gallimard, 2008, p. 20.A partir do texto acima, é possível pensar uma série de diferenças entre as guerras do século XX e as anteriores.Sobre esse tema, analise as colocações a seguir.I – As guerras napoleônicas que, somadas, duraram mais do que qualquer uma das guerras mundiais do século XX, tiveram um número significativamente menor de mortes, por causa, dentre outros fatores, da tecnologia bélica disponível.II – Até meados do século XIX, dava-se importância essencialmente aos oficiais, como ocorreu quando Napoleão, ao construir o Arco do Triunfo, mandou gravar nele o nome de todos os seus generais.III – Os fatores referidos no texto são os mesmos que ajudam a explicar as diversas homenagens que passaram a ser prestadas ao soldado desconhecido nas guerras do século XX, em diversos países dos diferentes continentes.IV – Muitas das guerras do século XIX não alteravam radicalmente o cotidiano da população dos países, algo impensável para os conflitos do século XX, com ampla participação de reservistas e de voluntários, além de ataques frequentes a áreas civis.São corretas as colocações:
Tradução livre de NAOUR, Jean-Yves Le. Le soldat inconnu. Paris: Gallimard, 2008, p. 20.
São corretas as colocações:
- A)I e II, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)I, III e IV, apenas.
- D)II, III e IV, apenas.
- E)I, II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado oferece uma reflexão sobre a evolução do tratamento dado aos soldados mortos em combate, destacando a mudança de paradigma entre os séculos XIX e XX. Essa transformação está diretamente relacionada ao surgimento de valores democráticos e individualistas, que passaram a reconhecer a importância de cada combatente, independentemente de sua patente. A partir dessa análise, é possível avaliar as colocações apresentadas.
A primeira afirmação (I) é correta, pois as guerras napoleônicas, apesar de longas, não alcançaram o mesmo nível de letalidade das guerras mundiais do século XX. Isso se deve, em grande parte, ao desenvolvimento tecnológico bélico, que tornou os conflitos posteriores muito mais mortíferos.
A segunda colocação (II) também está correta, pois reforça a ideia presente no texto de que, até o século XIX, apenas os oficiais recebiam honras individuais, como demonstra o exemplo do Arco do Triunfo, que homenageava apenas os generais de Napoleão.
A terceira afirmação (III) é igualmente válida, já que o texto explica como o individualismo e a democracia levaram à valorização do soldado comum, o que justifica as diversas homenagens ao soldado desconhecido no século XX, um símbolo dessa nova mentalidade.
Por fim, a quarta colocação (IV) está correta, pois as guerras do século XIX eram, em geral, conflitos limitados que não mobilizavam toda a sociedade, ao contrário das guerras totais do século XX, que envolviam civis de forma direta e transformavam radicalmente o cotidiano das nações.
Portanto, todas as afirmações (I, II, III e IV) estão corretas, pois refletem de maneira coerente as transformações históricas e culturais mencionadas no texto.
Deixe um comentário