Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere os dois trechos abaixoEm  11  de  janeiro  de  1948,  um  editorial  do  Le monde,  intitulado  “Os sobreviventes dos Campos de Extermínio,” conseguiu aludir de modo tocante  a  “280  mil  deportados,  25  mil  sobreviventes,”  mas  sem mencionar uma única vez a palavra “judeu.” (…) Em 15 de março de 2005, no Museu do Holocausto, em Jerusalém, o primeiro ministro francês Jean-Pierre Raffarin declarou solenemente: “A França foi, por vezes, cúmplice dessa infâmia. Ela contraiu uma dívida imprescindível que a mantém sob obrigação”. Adaptado  de  JUDT, Tony. Pós-guerra. Uma  história  da Europa  desde  1945. Rio  de  Janeiro: Editora Objetiva, 2008.A reavaliação do passado feita por Jean-Pierre Raffarin é perceptível ao contrapormos os dois trechos. Com base nessa reavaliação é CORRETO afirmar que existiu

Considere os dois trechos abaixo

Em  11  de  janeiro  de  1948,  um  editorial  do  Le monde,  intitulado  “Os sobreviventes dos Campos de Extermínio,” conseguiu aludir de modo tocante  a  “280  mil  deportados,  25  mil  sobreviventes,”  mas  sem mencionar uma única vez a palavra “judeu.”
(…)
Em 15 de março de 2005, no Museu do Holocausto, em Jerusalém, o primeiro ministro francês Jean-Pierre Raffarin declarou solenemente: “A França foi, por vezes, cúmplice dessa infâmia. Ela contraiu uma dívida imprescindível que a mantém sob obrigação”. 

Adaptado  de  JUDT, Tony. Pós-guerra. Uma  história  da Europa  desde  1945. Rio  de  Janeiro: Editora Objetiva, 2008.

A reavaliação do passado feita por Jean-Pierre Raffarin é perceptível ao contrapormos os dois trechos. Com base nessa reavaliação é CORRETO afirmar que existiu

Resposta:

A alternativa correta é A)

Considere os dois trechos abaixo:

Em 11 de janeiro de 1948, um editorial do Le Monde, intitulado "Os sobreviventes dos Campos de Extermínio," conseguiu aludir de modo tocante a "280 mil deportados, 25 mil sobreviventes," mas sem mencionar uma única vez a palavra "judeu."

Em 15 de março de 2005, no Museu do Holocausto, em Jerusalém, o primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin declarou solenemente: "A França foi, por vezes, cúmplice dessa infâmia. Ela contraiu uma dívida imprescritível que a mantém sob obrigação."

Adaptado de JUDT, Tony. Pós-guerra. Uma história da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2008.

A reavaliação do passado feita por Jean-Pierre Raffarin é perceptível ao contrapormos os dois trechos. Com base nessa reavaliação, é CORRETO afirmar que existiu:

  • A) a colaboração de cidadãos franceses com os alemães na captura e envio de judeus para os campos de concentração.
  • B) a colaboração francesa com o exército alemão durante a invasão da Bélgica em 1939.
  • C) um acordo militar secreto de não agressão entre o governo francês e a Itália fascista no começo de 1938, o que impediu que os exércitos franceses entrassem prontamente na guerra.
  • D) apoio militar e logístico francês ao exército alemão durante a invasão da União Soviética em 1943.
  • E) participação francesa no extermínio de judeus nos campos de concentração localizados na Espanha.

O gabarito correto é A).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *