Em relação à História Contemporânea, à História do pós-Segunda Guerra Mundial e ao bloco soviético e sua dissolução, analise as assertivas abaixo. I. O movimento conhecido como “Primavera de Praga” foi o primeiro movimento por parte de um Estado- satélite contra o comunismo soviético, desencadeando o processo que culminaria no fim do comunismo no início da década de 1990. II. Com o fim do comunismo e a realização das primeiras eleições multipartidárias desde a Segunda Guerra Mundial nos países do ex-Bloco Soviético, ainda que fosse permitida sua candidatura, nenhum representante comunista saiu vencedor. III. Países como a República Tcheca (parte da ex- Tchecoslováquia), Polônia e Hungria, outrora integrantes do Pacto de Varsóvia, passaram a integrar a OTAN ao fim da década de 1990. É correto o que se afirma em
Em relação à História Contemporânea, à História do pós-Segunda Guerra Mundial e ao bloco soviético e sua dissolução, analise as assertivas abaixo.
I. O movimento conhecido como “Primavera de Praga” foi o primeiro movimento por parte de um Estado- satélite contra o comunismo soviético, desencadeando o processo que culminaria no fim do comunismo no início da década de 1990.
II. Com o fim do comunismo e a realização das primeiras eleições multipartidárias desde a Segunda Guerra Mundial nos países do ex-Bloco Soviético, ainda que fosse permitida sua candidatura, nenhum representante comunista saiu vencedor.
III. Países como a República Tcheca (parte da ex- Tchecoslováquia), Polônia e Hungria, outrora integrantes do Pacto de Varsóvia, passaram a integrar a OTAN ao fim da década de 1990.
É correto o que se afirma em
- A)I, II e III.
- B)I e II, apenas.
- C)II e III, apenas.
- D)I e III, apenas.
- E)III, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Em relação à História Contemporânea, especificamente ao período pós-Segunda Guerra Mundial e à dissolução do bloco soviético, é importante analisar as assertivas apresentadas para compreender os eventos que marcaram essa fase de transformações geopolíticas.
A primeira afirmação menciona a "Primavera de Praga" como um movimento inicial de resistência contra o comunismo soviético, que teria desencadeado o processo de colapso do sistema no início dos anos 1990. Embora a Primavera de Praga (1968) tenha sido um importante movimento reformista na Tchecoslováquia, buscando um "socialismo com face humana", ele foi duramente reprimido pela União Soviética e não pode ser considerado o ponto de partida direto para o fim do comunismo. Portanto, a assertiva I está incorreta.
A segunda afirmação sugere que, após o fim do comunismo, nenhum representante comunista venceu eleições multipartidárias nos países do ex-bloco soviético. Isso não é verdade, pois em vários desses países, partidos reformados ou herdeiros do antigo regime comunista alcançaram vitórias eleitorais nas décadas seguintes. Logo, a assertiva II também está incorreta.
A terceira afirmação, porém, está correta: países como República Tcheca, Polônia e Hungria, que faziam parte do Pacto de Varsóvia, ingressaram na OTAN no final dos anos 1990, marcando uma realinhamento estratégico dessas nações com o Ocidente após o fim da Guerra Fria.
Dessa forma, apenas a assertiva III está correta, tornando a alternativa E) o gabarito correto para esta questão.
Deixe um comentário