Como o objeto da história (entendida como um constructo teórico) é o que aconteceu, abstraído tanto do presente quanto do futuro, então o tempo torna-se um dos elementos determinantes do conceito de história. Parece-me, no entanto, que nem a relação que o tempo mantém com outros elementos nem o sentido específico do seu efeito na história foram identificados até hoje com a clareza desejável, tampouco com a clareza possível. Georg Simmel. O problema do tempo histórico [1916]. In: Simmel. Ensaios sobre teoria da história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011, p. 9 (com adaptações). Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos à relação entre tempo e história.O conceito de regimes de historicidade foi cunhado e mobilizado pelo filósofo e historiador francês Michel Foucault, para o estudo de formas modernas de interação entre sociedade e tempo.
Como o objeto da história (entendida como um constructo
teórico) é o que aconteceu, abstraído tanto do presente quanto do
futuro, então o tempo torna-se um dos elementos determinantes
do conceito de história. Parece-me, no entanto, que nem a relação
que o tempo mantém com outros elementos nem o sentido
específico do seu efeito na história foram identificados até hoje
com a clareza desejável, tampouco com a clareza possível.
Georg Simmel. O problema do tempo histórico [1916]. In: Simmel. Ensaios
sobre teoria da história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011, p. 9 (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos à relação entre tempo e história.
O conceito de regimes de historicidade foi cunhado e
mobilizado pelo filósofo e historiador francês Michel
Foucault, para o estudo de formas modernas de interação
entre sociedade e tempo.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O conceito de regimes de historicidade não foi cunhado por Michel Foucault, mas sim pelo historiador francês François Hartog. Essa noção refere-se às diferentes formas pelas quais as sociedades organizam e compreendem a relação entre passado, presente e futuro ao longo da história. Hartog propõe, por exemplo, que o regime moderno de historicidade é marcado por um olhar voltado para o futuro, enquanto outras épocas privilegiavam o passado como referência.
Embora Foucault tenha trabalhado com questões relacionadas ao tempo e à história em suas análises sobre as estruturas de poder e saber, sua contribuição não inclui a elaboração desse conceito específico. Portanto, a afirmação apresentada está incorreta, já que atribui a Foucault uma ideia desenvolvida por outro pensador.
Deixe um comentário