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Leia as reflexões a seguir sobre a Historiografia: Excerto I Vale ressaltar o quanto é imprescindível distinguir a matéria-prima do trabalho dos historiadores (a fonte primária) do produto acabado ou semiacabado (fonte secundária e fonte terciária). Neste viés, importa notar a diferença entre a fonte e o documento e o estudo das fontes documentais: a sua classificação, prioridade e tipologia (escritas, orais, arqueológicas); o seu tratamento (reunião, crítica, contraste), e manter o devido respeito a essas fontes, principalmente com a sua citação fiel. A subjetividade é uma singularidade da ciência histórica. Excerto II A Historiografia é o equivalente a qualquer parte da produção historiográfica, ou seja: ao conjunto dos escritos dos historiadores acerca de um tema ou período histórico específico. Por exemplo, a frase: “é muito escassa a historiografia sobre a vida cotidiana no Japão na Era Meiji” quer dizer que existem poucos livros escritos sobre esta questão, uma vez que até ao momento ela não recebeu atenção por parte dos historiadores, e não porque esse objeto de estudo seja pouco relevante ou porque haja poucas fontes documentais que proporcionem documentação histórica para fazê-lo. Após a leitura dos dois excertos, analise as afirmativas a seguir, assinale a que complementa estes excertos iniciais com argumentos corretos sobre a reflexão do historiador frente à reflexão deste, em detrimento da objetividade, subjetividade e sua inter-relação com o mundo científico e com a sociedade:

Leia as reflexões a seguir sobre a Historiografia:
Excerto I

Vale ressaltar o quanto é imprescindível distinguir
a matéria-prima do trabalho dos historiadores (a
fonte primária) do produto acabado ou
semiacabado (fonte secundária e fonte terciária).
Neste viés, importa notar a diferença entre a fonte e
o documento e o estudo das fontes documentais: a
sua classificação, prioridade e tipologia (escritas,
orais, arqueológicas); o seu tratamento (reunião,
crítica, contraste), e manter o devido respeito a
essas fontes, principalmente com a sua citação fiel.
A subjetividade é uma singularidade da ciência
histórica.
Excerto II

A Historiografia é o equivalente a qualquer parte da
produção historiográfica, ou seja: ao conjunto dos
escritos dos historiadores acerca de um tema ou
período histórico específico. Por exemplo, a frase:
“é muito escassa a historiografia sobre a vida
cotidiana no Japão na Era Meiji” quer dizer que
existem poucos livros escritos sobre esta questão,
uma vez que até ao momento ela não recebeu
atenção por parte dos historiadores, e não porque
esse objeto de estudo seja pouco relevante ou
porque haja poucas fontes documentais que
proporcionem documentação histórica para fazê-lo.
Após a leitura dos dois excertos, analise as
afirmativas a seguir, assinale a que complementa
estes excertos iniciais com argumentos corretos
sobre a reflexão do historiador frente à reflexão
deste, em detrimento da objetividade, subjetividade
e sua inter-relação com o mundo científico e com a
sociedade:

Resposta:

A alternativa correta é A)

A análise dos excertos sobre historiografia revela a complexidade do trabalho do historiador, que lida com fontes primárias, secundárias e terciárias, além de enfrentar o desafio da subjetividade inerente à ciência histórica. O Excerto I destaca a importância do tratamento rigoroso das fontes e do respeito à sua fidedignidade, enquanto o Excerto II define a historiografia como o conjunto de produções sobre um tema ou período específico, muitas vezes influenciado pela disponibilidade de estudos e não necessariamente pela relevância do objeto.

A alternativa correta, A), complementa essas reflexões ao abordar a intersubjetividade como um conceito-chave para superar a falsa dicotomia entre objetividade e subjetividade. Ela reconhece que o historiador, assim como outros cientistas, é um produtor social inserido em um contexto cultural e em constante diálogo com outros pesquisadores e com a sociedade. Essa perspectiva evita tanto a ilusão de uma ciência "pura" e neutra quanto o relativismo extremo, posicionando o conhecimento histórico como uma construção coletiva e crítica.

As demais alternativas apresentam distorções conceituais ou hierarquizações equivocadas. A alternativa B) inverte os termos "objetividade" e "subjetividade", enquanto C) introduz elementos metafísicos alheios à discussão. D) e E) incorrem em equívocos ao sugerir superioridade ou equiparação absoluta entre historiadores e outros cientistas, desviando-se do cerne da questão: a natureza dialógica e social da produção historiográfica. Portanto, a resposta A) é a que melhor sintetiza a relação entre reflexão histórica, subjetividade e engajamento científico-social.

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