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Leia o texto abaixo.A Escola dos Annales, inaugurada por Marc Bloch e Lucien Febvre, centrou-se na produção da história-problema para fornecer respostas às demandas surgidas no tempo presente. Esse grupo de historiadores insurgiu-se contra a história política, centrada em ações individuais e o poder bélico como motor da história. (Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 145) A história-problema caracteriza-se por

Leia o texto abaixo.

A Escola dos Annales, inaugurada por Marc Bloch e Lucien Febvre, centrou-se na produção da história-problema para fornecer respostas às demandas surgidas no tempo presente. Esse grupo de historiadores insurgiu-se contra a história política, centrada em ações individuais e o poder bélico como motor da história.

(Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 145)

A história-problema caracteriza-se por

Resposta:

A alternativa correta é A)

A história-problema, conforme proposta pela Escola dos Annales, representa uma ruptura com as tradicionais abordagens historiográficas que priorizavam narrativas políticas e eventos isolados. Marc Bloch e Lucien Febvre, seus fundadores, defendiam uma história engajada com as questões do presente, estabelecendo diálogos entre passado e atualidade para compreender as complexidades sociais.

A alternativa correta, A), sintetiza essa perspectiva ao destacar a busca pela compreensão das relações entre presente e passado. Essa abordagem não se limita à reconstituição cronológica de fatos (como sugerido em B)), nem busca verdades absolutas ou neutralidade (contrapondo-se a C) e D)). Em vez disso, propõe uma análise crítica que confere sentido ao conhecimento histórico através de problemas contemporâneos, articulando diferentes temporalidades para revelar contradições e transformações sociais.

Assim, a história-problema rejeita tanto o positivismo quanto a suposta imparcialidade, privilegiando a interrogação do passado a partir de demandas do tempo presente – método que revolucionou a historiografia ao incorporar dimensões econômicas, culturais e coletivas na interpretação histórica.

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