Leia o texto abaixo.A Escola dos Annales, inaugurada por Marc Bloch e Lucien Febvre, centrou-se na produção da história-problema para fornecer respostas às demandas surgidas no tempo presente. Esse grupo de historiadores insurgiu-se contra a história política, centrada em ações individuais e o poder bélico como motor da história. (Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 145) A história-problema caracteriza-se por
Leia o texto abaixo.
A Escola dos Annales, inaugurada por Marc Bloch e Lucien Febvre, centrou-se na produção da história-problema para fornecer respostas às demandas surgidas no tempo presente. Esse grupo de historiadores insurgiu-se contra a história política, centrada em ações individuais e o poder bélico como motor da história.
(Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 145)
A história-problema caracteriza-se por
- A)buscar a compreensão das relações entre presente e passado, conferindo maior sentido ao conhecimento histórico, ao analisar as questões contemporâneas considerando diferentes momentos históricos.
- B)reconstituir os acontecimentos históricos em uma perspectiva cronológica, sempre no sentido do passado para o presente, aproximando-se da realidade vivenciada pelos alunos
- C)preocupar-se com a narrativa dos acontecimentos históricos, voltados para a busca de uma verdade absoluta, por meio da adoção de um rigoroso método científico.
- D)valorizar a neutralidade do historiador, que deve evitar o posicionamento político em nome de uma coletividade estável e marcada pela ausência de conflitos.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A história-problema, conforme proposta pela Escola dos Annales, representa uma ruptura com as tradicionais abordagens historiográficas que priorizavam narrativas políticas e eventos isolados. Marc Bloch e Lucien Febvre, seus fundadores, defendiam uma história engajada com as questões do presente, estabelecendo diálogos entre passado e atualidade para compreender as complexidades sociais.
A alternativa correta, A), sintetiza essa perspectiva ao destacar a busca pela compreensão das relações entre presente e passado. Essa abordagem não se limita à reconstituição cronológica de fatos (como sugerido em B)), nem busca verdades absolutas ou neutralidade (contrapondo-se a C) e D)). Em vez disso, propõe uma análise crítica que confere sentido ao conhecimento histórico através de problemas contemporâneos, articulando diferentes temporalidades para revelar contradições e transformações sociais.
Assim, a história-problema rejeita tanto o positivismo quanto a suposta imparcialidade, privilegiando a interrogação do passado a partir de demandas do tempo presente – método que revolucionou a historiografia ao incorporar dimensões econômicas, culturais e coletivas na interpretação histórica.
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