Leia os excertos a seguir: Excerto I – Segundo Jacques Le Goff, a memória é a propriedade de conservar certas informações, propriedade que se refere a um conjunto de funções psíquicas que permite ao indivíduo atualizar impressões ou informações passadas, ou reinterpretadas como passadas. O estudo da memória passa da Psicologia à Neurofisiologia, com cada aspecto seu interessando a uma ciência diferente, sendo a memória social um dos meios fundamentais para se abordar os problemas do tempo e da História. Excerto II – A memória está nos próprios alicerces da História, confundindo-se com o documento, com o monumento e com a oralidade. Mas só muito recentemente se tornou objeto de reflexão da historiografia. Só no fim da década de 1970 que os historiadores da Nova História começaram a trabalhar com a memória. Excerto III – Quando os historiadores começaram a se apossar da memória como objeto da História, o principal campo a trabalhá-la foi a História Oral. Nessa área, muitos estudiosos têm-se preocupado em perceber as formas da memória e como esta age sobre nossa compreensão do passado e do presente. Excerto IV – a memória não é apenas individual. Na verdade, a forma de maior interesse para o historiador é a memória coletiva, composta pelas lembranças vividas pelo indivíduo ou que lhe foram repassadas, mas que não lhe pertencem somente, e são entendidas como propriedade de uma comunidade, um grupo. Após análise dos itens, assinale a alternativa correta:
a propriedade de conservar certas informações,
propriedade que se refere a um conjunto de funções
psíquicas que permite ao indivíduo atualizar
impressões ou informações passadas, ou
reinterpretadas como passadas. O estudo da
memória passa da Psicologia à Neurofisiologia,
com cada aspecto seu interessando a uma ciência
diferente, sendo a memória social um dos meios
fundamentais para se abordar os problemas do
tempo e da História.
da História, confundindo-se com o documento, com
o monumento e com a oralidade. Mas só muito
recentemente se tornou objeto de reflexão da
historiografia. Só no fim da década de 1970 que os
historiadores da Nova História começaram a
trabalhar com a memória.
a se apossar da memória como objeto da História, o
principal campo a trabalhá-la foi a História Oral.
Nessa área, muitos estudiosos têm-se preocupado
em perceber as formas da memória e como esta age
sobre nossa compreensão do passado e do presente.
Na verdade, a forma de maior interesse para o
historiador é a memória coletiva, composta pelas
lembranças vividas pelo indivíduo ou que lhe foram
repassadas, mas que não lhe pertencem somente, e
são entendidas como propriedade de uma
comunidade, um grupo.
correta:
- A)Os quatro excertos são alternativos à concepção que a historiografia contemporânea tem sobre memória, devendo haver uma 5ª via para compreender este conceito.
- B)Os excertos I e II são complementares ao passo que os excertos III e IV são concorrentes quanto à conceituação da memória como fonte histórica.
- C)Os excertos I, II e III estão interligados conceitualmente ao passo que o excerto IV destoa do restante, assumindo uma abordagem equivocada sobre o trabalho do historiador sobre o que vem a ser memória.
- D)Os quatro excertos dizem respeito ao conceito de memória sendo complementares e mantendo entre si coerência conceitual.
- E)Os excertos II e III são paradoxais aos excertos I e IV na medida em que estes últimos buscam um conceito mais amplo em detrimento dos outros dois, chegando ao ponto de que estes não poderiam compor a mesma categoria conceitual.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Os excertos apresentados abordam o conceito de memória sob diferentes perspectivas, mas mantêm uma coerência conceitual que os torna complementares. No Excerto I, Jacques Le Goff define a memória como uma propriedade psicológica e neurofisiológica, destacando sua importância para a História como um meio de interpretar o passado. Já o Excerto II reforça a relação intrínseca entre memória e História, mencionando sua tardia incorporação como objeto de estudo pela historiografia, especialmente a partir da Nova História nos anos 1970.
O Excerto III complementa essa ideia ao destacar o papel da História Oral como campo pioneiro no estudo da memória, analisando como ela influencia nossa compreensão do tempo. Por fim, o Excerto IV amplia o debate ao introduzir a noção de memória coletiva, que transcende o indivíduo e passa a ser entendida como um patrimônio compartilhado por grupos ou comunidades.
Assim, longe de serem contraditórios ou alternativos, os quatro excertos se articulam em torno de uma mesma concepção de memória, cada um contribuindo com um aspecto diferente: desde sua natureza psicológica e histórica até sua dimensão coletiva. Portanto, a alternativa correta é D), pois os textos são complementares e coerentes entre si.
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