Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O desenvolvimento do raciocínio histórico, em oposição a um ensino que visa apenas à memorização, implica várias mudanças nas concepções e práticas do ensino da História. De acordo com a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa correta.

O desenvolvimento do raciocínio histórico, em oposição
a um ensino que visa apenas à memorização, implica
várias mudanças nas concepções e práticas do ensino
da História. De acordo com a Proposta Curricular do
Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa
correta.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O ensino da História, quando focado no desenvolvimento do raciocínio histórico, vai além da simples memorização de fatos e datas. Essa abordagem exige uma transformação nas concepções e práticas pedagógicas, como destacado na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC).

Entre as alternativas apresentadas, a correta é a B), que afirma: "Devemos considerar que cada forma de registro tem uma 'linguagem própria'". Essa ideia reforça a importância de analisar as fontes históricas em sua pluralidade, reconhecendo que documentos, imagens, relatos orais e outros registros carregam particularidades que devem ser interpretadas criticamente.

As demais alternativas apresentam equívocos:

  • A) Incorreta, pois a História não busca apenas reproduzir "o passado tal como aconteceu", mas sim interpretá-lo a partir de múltiplas perspectivas.
  • C) Incorreta, porque a investigação histórica não se limita à verificação de fatos, mas envolve análise, contextualização e problematização.
  • D) Incorreta, já que as mudanças e permanências históricas não podem ser reduzidas a uma relação linear de causa e efeito com o período anterior.

Portanto, a alternativa B) é a que melhor reflete uma visão contemporânea do ensino de História, valorizando a diversidade de registros e a construção de um pensamento crítico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *