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Questões Sobre Tempo, Memória e Cultura - História - concurso

Questão 91

Desde que a História consolidou-se como uma área do conhecimento específica, no século XIX, a concepção de tempo se alterou inúmeras vezes. Hoje, os historiadores compreendem o tempo histórico como

  • A)semelhante ao tempo físico e astronômico, medido pelos calendários lunares e solares, que englobam as noções de ciclo, evolução e futuro.
  • B)conjunto de elementos naturais que devem ser organizados para afastar os historiadores de categorias como ruptura, continuidade e simultaneidade.
  • C)equivalente ao tempo vivido pelos seres humanos e delimitado entre dois polos, o nascimento e a morte, acrescido da ideia de futuro.
  • D)construção social, organizada e sistematizada pelas diferentes sociedades e responsável por ordenar aspectos como os ritmos de trabalho e lazer.
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A alternativa correta é D)

Desde que a História consolidou-se como uma área do conhecimento específica, no século XIX, a concepção de tempo se alterou inúmeras vezes. Hoje, os historiadores compreendem o tempo histórico como uma construção social, organizada e sistematizada pelas diferentes sociedades e responsável por ordenar aspectos como os ritmos de trabalho e lazer.

A alternativa correta é a D), pois reflete a visão contemporânea da História, que entende o tempo não como uma medida fixa ou natural, mas como uma categoria moldada pelas experiências e necessidades humanas. Diferentes culturas e períodos históricos organizam o tempo de maneiras distintas, influenciando desde a divisão do trabalho até as celebrações e rituais sociais.

As outras alternativas apresentam visões limitadas ou equivocadas sobre o tempo histórico. A alternativa A) reduz o tempo a uma medida física, ignorando sua dimensão cultural. A B) afasta os historiadores justamente das categorias essenciais para a análise histórica, como ruptura e continuidade. Já a C) restringe o tempo à experiência individual, sem considerar sua natureza coletiva e social.

Portanto, a compreensão do tempo como uma construção social permite aos historiadores analisar como as sociedades interpretam e organizam sua existência, revelando as dinâmicas que definem cada período histórico.

Questão 92

Leia o texto abaixo.

A Escola dos Annales, inaugurada por Marc Bloch e Lucien Febvre, centrou-se na produção da história-problema para fornecer respostas às demandas surgidas no tempo presente. Esse grupo de historiadores insurgiu-se contra a história política, centrada em ações individuais e o poder bélico como motor da história.

(Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 145)

A história-problema caracteriza-se por

  • A)buscar a compreensão das relações entre presente e passado, conferindo maior sentido ao conhecimento histórico, ao analisar as questões contemporâneas considerando diferentes momentos históricos.
  • B)reconstituir os acontecimentos históricos em uma perspectiva cronológica, sempre no sentido do passado para o presente, aproximando-se da realidade vivenciada pelos alunos
  • C)preocupar-se com a narrativa dos acontecimentos históricos, voltados para a busca de uma verdade absoluta, por meio da adoção de um rigoroso método científico.
  • D)valorizar a neutralidade do historiador, que deve evitar o posicionamento político em nome de uma coletividade estável e marcada pela ausência de conflitos.
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A alternativa correta é A)

A história-problema, conforme proposta pela Escola dos Annales, representa uma ruptura com as tradicionais abordagens historiográficas que priorizavam narrativas políticas e eventos isolados. Marc Bloch e Lucien Febvre, seus fundadores, defendiam uma história engajada com as questões do presente, estabelecendo diálogos entre passado e atualidade para compreender as complexidades sociais.

A alternativa correta, A), sintetiza essa perspectiva ao destacar a busca pela compreensão das relações entre presente e passado. Essa abordagem não se limita à reconstituição cronológica de fatos (como sugerido em B)), nem busca verdades absolutas ou neutralidade (contrapondo-se a C) e D)). Em vez disso, propõe uma análise crítica que confere sentido ao conhecimento histórico através de problemas contemporâneos, articulando diferentes temporalidades para revelar contradições e transformações sociais.

Assim, a história-problema rejeita tanto o positivismo quanto a suposta imparcialidade, privilegiando a interrogação do passado a partir de demandas do tempo presente – método que revolucionou a historiografia ao incorporar dimensões econômicas, culturais e coletivas na interpretação histórica.

Questão 93

“Foi dessa forma que escolhi um lugar banal e uma história comum. Santena é uma pequena aldeia e Giovan Batista Chiesa é um tosco padre exorcista. Entretanto, é exatamente esta cotidianidade de uma situação vivida por um grupo de pessoas envolvidas em acontecimentos locais mas, ao mesmo tempo, interligadas a fatos políticos e econômicos que fogem a seu controle direto, a nos colocar problemas bem interessantes no que concerne às motivações e estratégias da ação política. O que espero tenha me permitido mostrar, onde aparentemente nada há, não é uma revolta aberta, nem uma crise definitiva, uma heresia profunda, ou uma inovação extraordinária, e sim a vida política, as reações sociais, as regras econômicas e as reações psicológicas de uma cidadezinha comum. São, enfim, as estratégias cotidianas de um fragmento do mundo camponês (…)”
                                                                        (LEVI, G. A herança imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII.
                                                                                                                        Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. pp 46-47)

O trecho acima foi extraído do livro de Giovanni Levi. Tal obra está inserida num determinado contexto de produção do conhecimento histórico. Portanto, representa uma abordagem historiográfica específica, qual?

  • A)Historicismo.
  • B)História dos Annales.
  • C)Nova História Cultural.
  • D)Materialismo Histórico.
  • E)Micro-história.
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A alternativa correta é E)

O trecho apresentado de Giovanni Levi, extraído de A herança imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII, exemplifica claramente a abordagem historiográfica conhecida como Micro-história. Essa corrente, que ganhou força na segunda metade do século XX, busca analisar eventos e indivíduos aparentemente insignificantes ou cotidianos para revelar estruturas sociais, políticas e culturais mais amplas. Levi, ao focar na pequena aldeia de Santena e na figura do padre exorcista Giovan Batista Chiesa, demonstra como as ações locais estão entrelaçadas com dinâmicas maiores, como políticas e econômicas, que transcendem o controle direto dos indivíduos envolvidos.

A Micro-história se distingue de outras abordagens, como o Historicismo (A), que prioriza narrativas de grandes eventos e figuras, ou o Materialismo Histórico (D), que enfatiza as lutas de classes e estruturas econômicas. Também difere da História dos Annales (B), que, apesar de valorizar contextos sociais e mentais, muitas vezes trabalha em escalas mais amplas. A Nova História Cultural (C), por sua vez, embora compartilhe o interesse pelo simbólico e pelo cotidiano, não necessariamente se concentra na minúcia investigativa característica da Micro-história.

Portanto, a resposta correta é E) Micro-história, pois o texto de Levi encapsula a essência dessa abordagem: revelar o extraordinário no ordinário, desvendando as complexidades da vida política, social e econômica a partir de fragmentos aparentemente simples da realidade histórica.

Questão 94

Assinale a opção que caracteriza corretamente o papel das fontes na construção do conhecimento histórico.

  • A)Fontes históricas são apenas os vestígios voluntários do passado.
  • B)O historiador considera fontes críveis apenas os documentos oficiais.
  • C)A crítica das fontes garante a verdade do relato histórico.
  • D)As fontes históricas informam sobre como uma sociedade via a si mesma.
  • E)O uso de fontes literárias torna o conhecimento histórico menos objetivo.
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A alternativa correta é D)

Assinale a opção que caracteriza corretamente o papel das fontes na construção do conhecimento histórico.

  • A) Fontes históricas são apenas os vestígios voluntários do passado.
  • B) O historiador considera fontes críveis apenas os documentos oficiais.
  • C) A crítica das fontes garante a verdade do relato histórico.
  • D) As fontes históricas informam sobre como uma sociedade via a si mesma.
  • E) O uso de fontes literárias torna o conhecimento histórico menos objetivo.

O gabarito correto é D).

Questão 95

As ruínas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos.

Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de

  • A)objetos arqueológicos e paisagísticos.
  • B)acervos museológicos e bibliográficos.
  • C)núcleos urbanos e etnográficos.
  • D)práticas e representações de uma sociedade.
  • E)expressões e técnicas de uma sociedade extinta.
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A alternativa correta é A)

As ruínas do povoado de Canudos, localizadas no sertão norte da Bahia, representam um marco histórico e cultural não apenas para a região, mas para todo o Brasil. Elas são fundamentais para compreender a Guerra de Canudos (1896-1897), um dos conflitos mais emblemáticos da história brasileira, e também revelam aspectos do cotidiano e da resistência dos sertanejos liderados por Antônio Conselheiro.

O reconhecimento dessas ruínas como patrimônio cultural material pelo Iphan se deve ao fato de elas abrigarem um conjunto significativo de objetos arqueológicos e paisagísticos. Esses elementos tangíveis permitem reconstituir a organização espacial do arraial, as técnicas construtivas da época e até mesmo os vestígios da vida comunitária dos revoltosos. Além disso, a paisagem ao redor das ruínas também carrega memórias do conflito, reforçando seu valor histórico e simbólico.

Embora outras alternativas mencionem aspectos relevantes da cultura – como acervos museológicos, núcleos urbanos ou expressões sociais –, a justificativa para o tombamento pelo Iphan está diretamente ligada à materialidade das ruínas e aos artefatos arqueológicos encontrados no local. Esses vestígios físicos são essenciais para pesquisas que buscam desvendar tanto a guerra quanto o modo de vida daquela sociedade extinta, confirmando a opção A como a correta.

Questão 96

Segundo João Eurípedes Franklin Leal, a Paleografia é o estudo técnico de textos antigos, na sua forma exterior, que compreende o conhecimento dos materiais e instrumentos para escrever a história da escrita e a evolução das letras, objetivando sua leitura e transcrição. Ao transcrever um documento manuscrito, qual dos procedimentos abaixo NÃO deve ser seguido?

  • A)Transcrever de forma separada as palavras unidas indevidamente no texto original.
  • B)Onde existirem enganos, omissões, repetições e truncamentos que comprometem a compreensão do texto, usar a palavra latina [sic], entre colchetes e grifada.
  • C)Atualizar a ortografia para permitir a melhor compreensão do conteúdo, sendo realizadas correções gramaticais quando necessárias.
  • D)Imprimir entre colchetes as palavras que se apresentam total ou parcialmente ilegíveis, mas cujo sentido textual permita a sua reconstituição.
  • E)Manter as notas marginais em seus lugares ou em sequência ao texto principal com a indicação de localização no documento original.
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A alternativa correta é C)

Segundo João Eurípedes Franklin Leal, a Paleografia é o estudo técnico de textos antigos, na sua forma exterior, que compreende o conhecimento dos materiais e instrumentos para escrever a história da escrita e a evolução das letras, objetivando sua leitura e transcrição. Ao transcrever um documento manuscrito, qual dos procedimentos abaixo NÃO deve ser seguido?

  • A) Transcrever de forma separada as palavras unidas indevidamente no texto original.
  • B) Onde existirem enganos, omissões, repetições e truncamentos que comprometem a compreensão do texto, usar a palavra latina [sic], entre colchetes e grifada.
  • C) Atualizar a ortografia para permitir a melhor compreensão do conteúdo, sendo realizadas correções gramaticais quando necessárias.
  • D) Imprimir entre colchetes as palavras que se apresentam total ou parcialmente ilegíveis, mas cujo sentido textual permita a sua reconstituição.
  • E) Manter as notas marginais em seus lugares ou em sequência ao texto principal com a indicação de localização no documento original.

O gabarito correto é C).

Questão 97

Analise o excerto a seguir:

“Há múltiplas histórias a serem contadas já que os grupos sociais, étnicos, sexuais, generacionais, de baixo ou de cima, se constituem de maneiras diversas, mas têm diferentes modos de narrá-las. A História pode mostrar formas diferentes de pensar, de organizar a vida, de problematizar, vivenciadas por outras sociedades, em outros momentos históricos”. 

RAGO, M.L. “Estudo reavalia rumo da escola dos Annales”. In: O Estado de São Paulo, São Paulo, 11-06-2000, D2.

Segundo a autora, a História é

  • A)metódica e cíclica, com início, meio e fim.
  • B)unilateral, indica o futuro em relação ao passado.
  • C)única e voltada para a descrição do que propriamente aconteceu.
  • D)rica e plural com valorização dos sujeitos.
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A alternativa correta é D)

Analise o excerto a seguir:

“Há múltiplas histórias a serem contadas já que os grupos sociais, étnicos, sexuais, generacionais, de baixo ou de cima, se constituem de maneiras diversas, mas têm diferentes modos de narrá-las. A História pode mostrar formas diferentes de pensar, de organizar a vida, de problematizar, vivenciadas por outras sociedades, em outros momentos históricos”.

RAGO, M.L. “Estudo reavalia rumo da escola dos Annales”. In: O Estado de São Paulo, São Paulo, 11-06-2000, D2.

Segundo a autora, a História é:

  • A) metódica e cíclica, com início, meio e fim.
  • B) unilateral, indica o futuro em relação ao passado.
  • C) única e voltada para a descrição do que propriamente aconteceu.
  • D) rica e plural com valorização dos sujeitos.

O gabarito correto é D.

Questão 98

A propósito do conceito de longa duração e de
interdisciplinaridade da história, julgue os itens a seguir.



A aptidão experimental do trabalho histórico exige, muitas vezes, conhecimento de técnicas e ciências correlatas e outras disciplinas que possam colaborar para a elucidação das explicações na história.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

A interdisciplinaridade e o conceito de longa duração na história são fundamentais para uma compreensão mais ampla e precisa dos processos históricos. O trabalho do historiador não se limita apenas à análise de documentos ou à narrativa de eventos passados, mas também exige a integração de conhecimentos de diversas áreas do saber.

A afirmação de que "a aptidão experimental do trabalho histórico exige, muitas vezes, conhecimento de técnicas e ciências correlatas e outras disciplinas que possam colaborar para a elucidação das explicações na história" está correta. A história, como disciplina, dialoga constantemente com outras ciências, como a antropologia, a sociologia, a arqueologia, a economia e até mesmo as ciências naturais, dependendo do objeto de estudo.

Essa abordagem interdisciplinar permite ao historiador reconstruir contextos mais complexos, interpretar fontes de maneira mais crítica e oferecer explicações mais robustas sobre os fenômenos históricos. Por exemplo, o estudo de uma sociedade antiga pode exigir conhecimentos de arqueologia para analisar artefatos, de antropologia para compreender suas estruturas sociais e de climatologia para entender como mudanças ambientais influenciaram seu desenvolvimento.

Portanto, o item está CERTO, pois a interdisciplinaridade é uma característica essencial do trabalho histórico, enriquecendo suas análises e interpretações.

Questão 99

Constituem o patrimônio cultural brasileiro

I obras, objetos, documentos e edificações destinados a manifestações artísticas e culturais.
II criações artísticas, científicas e tecnológicas.
III modos de criar, fazer e viver.
IV sítios de valor paisagístico.
V formas de expressão.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A)1.
  • B)2.
  • C)3.
  • D)4.
  • E)5.
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A alternativa correta é E)

Constituem o patrimônio cultural brasileiro:

  1. obras, objetos, documentos e edificações destinados a manifestações artísticas e culturais.
  2. criações artísticas, científicas e tecnológicas.
  3. modos de criar, fazer e viver.
  4. sítios de valor paisagístico.
  5. formas de expressão.

A quantidade de itens certos é igual a:

  • A) 1.
  • B) 2.
  • C) 3.
  • D) 4.
  • E) 5.

O gabarito correto é E) 5.

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