Questões Sobre Tempo, Memória e Cultura - História - concurso
Questão 91
Desde que a História consolidou-se como uma área do conhecimento específica, no século XIX, a concepção de tempo se alterou inúmeras vezes. Hoje, os historiadores compreendem o tempo histórico como
- A)semelhante ao tempo físico e astronômico, medido pelos calendários lunares e solares, que englobam as noções de ciclo, evolução e futuro.
- B)conjunto de elementos naturais que devem ser organizados para afastar os historiadores de categorias como ruptura, continuidade e simultaneidade.
- C)equivalente ao tempo vivido pelos seres humanos e delimitado entre dois polos, o nascimento e a morte, acrescido da ideia de futuro.
- D)construção social, organizada e sistematizada pelas diferentes sociedades e responsável por ordenar aspectos como os ritmos de trabalho e lazer.
A alternativa correta é D)
Desde que a História consolidou-se como uma área do conhecimento específica, no século XIX, a concepção de tempo se alterou inúmeras vezes. Hoje, os historiadores compreendem o tempo histórico como uma construção social, organizada e sistematizada pelas diferentes sociedades e responsável por ordenar aspectos como os ritmos de trabalho e lazer.
A alternativa correta é a D), pois reflete a visão contemporânea da História, que entende o tempo não como uma medida fixa ou natural, mas como uma categoria moldada pelas experiências e necessidades humanas. Diferentes culturas e períodos históricos organizam o tempo de maneiras distintas, influenciando desde a divisão do trabalho até as celebrações e rituais sociais.
As outras alternativas apresentam visões limitadas ou equivocadas sobre o tempo histórico. A alternativa A) reduz o tempo a uma medida física, ignorando sua dimensão cultural. A B) afasta os historiadores justamente das categorias essenciais para a análise histórica, como ruptura e continuidade. Já a C) restringe o tempo à experiência individual, sem considerar sua natureza coletiva e social.
Portanto, a compreensão do tempo como uma construção social permite aos historiadores analisar como as sociedades interpretam e organizam sua existência, revelando as dinâmicas que definem cada período histórico.
Questão 92
Leia o texto abaixo.
A Escola dos Annales, inaugurada por Marc Bloch e Lucien Febvre, centrou-se na produção da história-problema para fornecer respostas às demandas surgidas no tempo presente. Esse grupo de historiadores insurgiu-se contra a história política, centrada em ações individuais e o poder bélico como motor da história.
(Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 145)
A história-problema caracteriza-se por
- A)buscar a compreensão das relações entre presente e passado, conferindo maior sentido ao conhecimento histórico, ao analisar as questões contemporâneas considerando diferentes momentos históricos.
- B)reconstituir os acontecimentos históricos em uma perspectiva cronológica, sempre no sentido do passado para o presente, aproximando-se da realidade vivenciada pelos alunos
- C)preocupar-se com a narrativa dos acontecimentos históricos, voltados para a busca de uma verdade absoluta, por meio da adoção de um rigoroso método científico.
- D)valorizar a neutralidade do historiador, que deve evitar o posicionamento político em nome de uma coletividade estável e marcada pela ausência de conflitos.
A alternativa correta é A)
A história-problema, conforme proposta pela Escola dos Annales, representa uma ruptura com as tradicionais abordagens historiográficas que priorizavam narrativas políticas e eventos isolados. Marc Bloch e Lucien Febvre, seus fundadores, defendiam uma história engajada com as questões do presente, estabelecendo diálogos entre passado e atualidade para compreender as complexidades sociais.
A alternativa correta, A), sintetiza essa perspectiva ao destacar a busca pela compreensão das relações entre presente e passado. Essa abordagem não se limita à reconstituição cronológica de fatos (como sugerido em B)), nem busca verdades absolutas ou neutralidade (contrapondo-se a C) e D)). Em vez disso, propõe uma análise crítica que confere sentido ao conhecimento histórico através de problemas contemporâneos, articulando diferentes temporalidades para revelar contradições e transformações sociais.
Assim, a história-problema rejeita tanto o positivismo quanto a suposta imparcialidade, privilegiando a interrogação do passado a partir de demandas do tempo presente – método que revolucionou a historiografia ao incorporar dimensões econômicas, culturais e coletivas na interpretação histórica.
Questão 93
“Foi dessa forma que escolhi um lugar banal e uma história comum. Santena é uma pequena aldeia e Giovan Batista Chiesa é um tosco padre exorcista. Entretanto, é exatamente esta cotidianidade de uma situação vivida por um grupo de pessoas envolvidas em acontecimentos locais mas, ao mesmo tempo, interligadas a fatos políticos e econômicos que fogem a seu controle direto, a nos colocar problemas bem interessantes no que concerne às motivações e estratégias da ação política. O que espero tenha me permitido mostrar, onde aparentemente nada há, não é uma revolta aberta, nem uma crise definitiva, uma heresia profunda, ou uma inovação extraordinária, e sim a vida política, as reações sociais, as regras econômicas e as reações psicológicas de uma cidadezinha comum. São, enfim, as estratégias cotidianas de um fragmento do mundo camponês (…)”
(LEVI, G. A herança imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. pp 46-47)
O trecho acima foi extraído do livro de Giovanni Levi. Tal obra está inserida num determinado contexto de produção do conhecimento histórico. Portanto, representa uma abordagem historiográfica específica, qual?
- A)Historicismo.
- B)História dos Annales.
- C)Nova História Cultural.
- D)Materialismo Histórico.
- E)Micro-história.
A alternativa correta é E)
O trecho apresentado de Giovanni Levi, extraído de A herança imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII, exemplifica claramente a abordagem historiográfica conhecida como Micro-história. Essa corrente, que ganhou força na segunda metade do século XX, busca analisar eventos e indivíduos aparentemente insignificantes ou cotidianos para revelar estruturas sociais, políticas e culturais mais amplas. Levi, ao focar na pequena aldeia de Santena e na figura do padre exorcista Giovan Batista Chiesa, demonstra como as ações locais estão entrelaçadas com dinâmicas maiores, como políticas e econômicas, que transcendem o controle direto dos indivíduos envolvidos.
A Micro-história se distingue de outras abordagens, como o Historicismo (A), que prioriza narrativas de grandes eventos e figuras, ou o Materialismo Histórico (D), que enfatiza as lutas de classes e estruturas econômicas. Também difere da História dos Annales (B), que, apesar de valorizar contextos sociais e mentais, muitas vezes trabalha em escalas mais amplas. A Nova História Cultural (C), por sua vez, embora compartilhe o interesse pelo simbólico e pelo cotidiano, não necessariamente se concentra na minúcia investigativa característica da Micro-história.
Portanto, a resposta correta é E) Micro-história, pois o texto de Levi encapsula a essência dessa abordagem: revelar o extraordinário no ordinário, desvendando as complexidades da vida política, social e econômica a partir de fragmentos aparentemente simples da realidade histórica.
Questão 94
Assinale a opção que caracteriza corretamente o papel das fontes na construção do conhecimento histórico.
- A)Fontes históricas são apenas os vestígios voluntários do passado.
- B)O historiador considera fontes críveis apenas os documentos oficiais.
- C)A crítica das fontes garante a verdade do relato histórico.
- D)As fontes históricas informam sobre como uma sociedade via a si mesma.
- E)O uso de fontes literárias torna o conhecimento histórico menos objetivo.
A alternativa correta é D)
Assinale a opção que caracteriza corretamente o papel das fontes na construção do conhecimento histórico.
- A) Fontes históricas são apenas os vestígios voluntários do passado.
- B) O historiador considera fontes críveis apenas os documentos oficiais.
- C) A crítica das fontes garante a verdade do relato histórico.
- D) As fontes históricas informam sobre como uma sociedade via a si mesma.
- E) O uso de fontes literárias torna o conhecimento histórico menos objetivo.
O gabarito correto é D).
Questão 95
As ruínas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos.
Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de
- A)objetos arqueológicos e paisagísticos.
- B)acervos museológicos e bibliográficos.
- C)núcleos urbanos e etnográficos.
- D)práticas e representações de uma sociedade.
- E)expressões e técnicas de uma sociedade extinta.
A alternativa correta é A)
As ruínas do povoado de Canudos, localizadas no sertão norte da Bahia, representam um marco histórico e cultural não apenas para a região, mas para todo o Brasil. Elas são fundamentais para compreender a Guerra de Canudos (1896-1897), um dos conflitos mais emblemáticos da história brasileira, e também revelam aspectos do cotidiano e da resistência dos sertanejos liderados por Antônio Conselheiro.
O reconhecimento dessas ruínas como patrimônio cultural material pelo Iphan se deve ao fato de elas abrigarem um conjunto significativo de objetos arqueológicos e paisagísticos. Esses elementos tangíveis permitem reconstituir a organização espacial do arraial, as técnicas construtivas da época e até mesmo os vestígios da vida comunitária dos revoltosos. Além disso, a paisagem ao redor das ruínas também carrega memórias do conflito, reforçando seu valor histórico e simbólico.
Embora outras alternativas mencionem aspectos relevantes da cultura – como acervos museológicos, núcleos urbanos ou expressões sociais –, a justificativa para o tombamento pelo Iphan está diretamente ligada à materialidade das ruínas e aos artefatos arqueológicos encontrados no local. Esses vestígios físicos são essenciais para pesquisas que buscam desvendar tanto a guerra quanto o modo de vida daquela sociedade extinta, confirmando a opção A como a correta.
Questão 96
Segundo João Eurípedes Franklin Leal, a Paleografia é o estudo técnico de textos antigos, na sua forma exterior, que compreende o conhecimento dos materiais e instrumentos para escrever a história da escrita e a evolução das letras, objetivando sua leitura e transcrição. Ao transcrever um documento manuscrito, qual dos procedimentos abaixo NÃO deve ser seguido?
- A)Transcrever de forma separada as palavras unidas indevidamente no texto original.
- B)Onde existirem enganos, omissões, repetições e truncamentos que comprometem a compreensão do texto, usar a palavra latina [sic], entre colchetes e grifada.
- C)Atualizar a ortografia para permitir a melhor compreensão do conteúdo, sendo realizadas correções gramaticais quando necessárias.
- D)Imprimir entre colchetes as palavras que se apresentam total ou parcialmente ilegíveis, mas cujo sentido textual permita a sua reconstituição.
- E)Manter as notas marginais em seus lugares ou em sequência ao texto principal com a indicação de localização no documento original.
A alternativa correta é C)
Segundo João Eurípedes Franklin Leal, a Paleografia é o estudo técnico de textos antigos, na sua forma exterior, que compreende o conhecimento dos materiais e instrumentos para escrever a história da escrita e a evolução das letras, objetivando sua leitura e transcrição. Ao transcrever um documento manuscrito, qual dos procedimentos abaixo NÃO deve ser seguido?
- A) Transcrever de forma separada as palavras unidas indevidamente no texto original.
- B) Onde existirem enganos, omissões, repetições e truncamentos que comprometem a compreensão do texto, usar a palavra latina [sic], entre colchetes e grifada.
- C) Atualizar a ortografia para permitir a melhor compreensão do conteúdo, sendo realizadas correções gramaticais quando necessárias.
- D) Imprimir entre colchetes as palavras que se apresentam total ou parcialmente ilegíveis, mas cujo sentido textual permita a sua reconstituição.
- E) Manter as notas marginais em seus lugares ou em sequência ao texto principal com a indicação de localização no documento original.
O gabarito correto é C).
Questão 97
Analise o excerto a seguir:
RAGO, M.L. “Estudo reavalia rumo da escola dos Annales”. In: O Estado de São Paulo, São Paulo, 11-06-2000, D2.
Segundo a autora, a História é
- A)metódica e cíclica, com início, meio e fim.
- B)unilateral, indica o futuro em relação ao passado.
- C)única e voltada para a descrição do que propriamente aconteceu.
- D)rica e plural com valorização dos sujeitos.
A alternativa correta é D)
Analise o excerto a seguir:
“Há múltiplas histórias a serem contadas já que os grupos sociais, étnicos, sexuais, generacionais, de baixo ou de cima, se constituem de maneiras diversas, mas têm diferentes modos de narrá-las. A História pode mostrar formas diferentes de pensar, de organizar a vida, de problematizar, vivenciadas por outras sociedades, em outros momentos históricos”.
RAGO, M.L. “Estudo reavalia rumo da escola dos Annales”. In: O Estado de São Paulo, São Paulo, 11-06-2000, D2.
Segundo a autora, a História é:
- A) metódica e cíclica, com início, meio e fim.
- B) unilateral, indica o futuro em relação ao passado.
- C) única e voltada para a descrição do que propriamente aconteceu.
- D) rica e plural com valorização dos sujeitos.
O gabarito correto é D.
Questão 98
A propósito do conceito de longa duração e de
interdisciplinaridade da história, julgue os itens a seguir.
A aptidão experimental do trabalho histórico exige, muitas vezes, conhecimento de técnicas e ciências correlatas e outras disciplinas que possam colaborar para a elucidação das explicações na história.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A interdisciplinaridade e o conceito de longa duração na história são fundamentais para uma compreensão mais ampla e precisa dos processos históricos. O trabalho do historiador não se limita apenas à análise de documentos ou à narrativa de eventos passados, mas também exige a integração de conhecimentos de diversas áreas do saber.
A afirmação de que "a aptidão experimental do trabalho histórico exige, muitas vezes, conhecimento de técnicas e ciências correlatas e outras disciplinas que possam colaborar para a elucidação das explicações na história" está correta. A história, como disciplina, dialoga constantemente com outras ciências, como a antropologia, a sociologia, a arqueologia, a economia e até mesmo as ciências naturais, dependendo do objeto de estudo.
Essa abordagem interdisciplinar permite ao historiador reconstruir contextos mais complexos, interpretar fontes de maneira mais crítica e oferecer explicações mais robustas sobre os fenômenos históricos. Por exemplo, o estudo de uma sociedade antiga pode exigir conhecimentos de arqueologia para analisar artefatos, de antropologia para compreender suas estruturas sociais e de climatologia para entender como mudanças ambientais influenciaram seu desenvolvimento.
Portanto, o item está CERTO, pois a interdisciplinaridade é uma característica essencial do trabalho histórico, enriquecendo suas análises e interpretações.
Questão 99
Constituem o patrimônio cultural brasileiro
I obras, objetos, documentos e edificações destinados a manifestações artísticas e culturais.
II criações artísticas, científicas e tecnológicas.
III modos de criar, fazer e viver.
IV sítios de valor paisagístico.
V formas de expressão.
A quantidade de itens certos é igual a
- A)1.
- B)2.
- C)3.
- D)4.
- E)5.
A alternativa correta é E)
Constituem o patrimônio cultural brasileiro:
- obras, objetos, documentos e edificações destinados a manifestações artísticas e culturais.
- criações artísticas, científicas e tecnológicas.
- modos de criar, fazer e viver.
- sítios de valor paisagístico.
- formas de expressão.
A quantidade de itens certos é igual a:
- A) 1.
- B) 2.
- C) 3.
- D) 4.
- E) 5.
O gabarito correto é E) 5.