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Questões Sobre Tempo, Memória e Cultura - História - concurso

Questão 11

É com o objetivo de fomentar o diálogo sobre a questão da alteridade que
Todorov sustenta a tese sobre o desconhecimento do outro pelos espanhóis ao
narrar a descoberta da América e sua conquista. A partir do ponto de vista
desse autor sobre a visão do outro no contexto do descobrimento da América,
analise as alternativas e assinale a resposta correta.
I. O autor, ao contextualizar temporalmente os personagens evidenciados
nas fontes, traça diversas conexões entre os discursos produzidos em
cada tempo e as relações de poder travadas na época da conquista.
II. A tese central de Todorov sobre a vitória espanhola contra os Astecas,
está centrada na incapacidade dos indígenas em entender e comunicar-se individualmente com o outro.
III. Todorov utiliza um aparato documental produzido pelos conquistadores
e missionários espanhóis, tais como cartas e diários. Sua leitura é a de
um semiótico, pois analisa as fontes de formas discursivas.
IV. Ao problematizar a questão do outro, Todorov se propôs a comprovar
que os espanhóis não conheciam os indígenas. O contato entre os
distintos povos não resultou na compreensão, mas na destruição e
massacre dos índios pelos conquistadores.

  • A)Somente I e III estão corretas.
  • B)Somente II e III estão corretas.
  • C)Somente I e II estão corretas.
  • D)Somente II e IV estão corretas.
  • E)Somente III e IV estão corretas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O ensaio a seguir discute a análise de Todorov sobre a visão do outro durante o descobrimento da América, com base nas alternativas apresentadas.

A obra de Todorov aborda a complexa relação entre os espanhóis e os povos indígenas durante a conquista da América, destacando o desconhecimento e a incompreensão do outro como fatores determinantes para os conflitos e massacres ocorridos. Sua tese central não se limita apenas à superioridade militar ou tecnológica dos espanhóis, mas também à incapacidade de comunicação e entendimento mútuo, o que resultou em violência e dominação.

A alternativa I afirma que Todorov traça conexões entre os discursos da época e as relações de poder. Embora ele analise documentos históricos, sua abordagem não se restringe apenas a essa perspectiva, mas também explora a dimensão semiótica e cultural. Portanto, essa afirmação não capta plenamente o escopo de sua análise.

A alternativa II menciona que a vitória espanhola se deveu à incapacidade indígena de entender e comunicar-se com o outro. Embora Todorov discuta as diferenças comunicativas, ele não atribui a derrota dos Astecas exclusivamente a essa questão, mas sim a um conjunto de fatores, incluindo a visão de mundo dos espanhóis e sua interpretação do outro como inferior. Logo, essa afirmação é reducionista.

A alternativa III está correta, pois Todorov de fato utiliza documentos como cartas e diários dos conquistadores e missionários, analisando-os sob uma perspectiva semiótica. Sua leitura vai além do conteúdo histórico, explorando as estruturas discursivas e os significados culturais presentes nesses textos.

Por fim, a alternativa IV também está correta, pois Todorov problematiza a falta de conhecimento e compreensão dos espanhóis em relação aos indígenas. Ele demonstra que o contato entre esses povos não levou ao diálogo, mas sim à destruição e ao extermínio, reforçando sua tese sobre a alteridade e a violência decorrente do desconhecimento do outro.

Dessa forma, as alternativas III e IV são as que melhor representam as ideias de Todorov, confirmando que o gabarito correto é a opção E.

Questão 12

Em 1924, o historiador Marc Bloch publicou o livro “Reis Taumaturgos: o
caráter sobrenatural do poder régio: França e Inglaterra” e deu um passo
importante para o desenvolvimento de uma nova história política, não mais
atenta apenas em descrever dinastias, batalhas e reinos, mas pondo em
evidência suas relações com o imaginário, com o mágico. A partir do que foi
apontado acima, analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa
que está correta.
( ) A nova história política permitiu historicizar o que antes era considerada
apenas como anedota.
( ) O fenômeno atribuído aos reis franceses e ingleses de curar escrófulas
(adenite tuberculosa), com o toque das mãos é característico do medievo,
os ritos de cura não poderíam ser difundidos na modernidade, visto que a
medicina e outras formas de conhecimento deslegitimariam tais práticas.
( ) O caráter sobrenatural do poder dos reis franceses e ingleses tem
elementos de legitimidade anteriores às dinastias Capetingia e
Plantageneta, de meados do século XIII. Pepino, o Breve, no século
VIII, e os reis posteriores a ele, já haviam legitimado o seu poder a partir
de uma cerimônia influenciada no Antigo Testamento: a unção régia
constituía-se, portanto em um rito de sacralização do monarca.

  • A)V-F-V.
  • B)F - V - F .
  • C)V - V - V.
  • D)F - V - V .
  • E)F - F - V .
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O trabalho de Marc Bloch, "Reis Taumaturgos", representou uma transformação significativa na historiografia ao introduzir uma abordagem que integrava o imaginário e o mágico ao estudo do poder político. A partir dessa perspectiva, analisemos as afirmativas apresentadas:

1. A nova história política permitiu historicizar o que antes era considerada apenas como anedota.

Verdadeiro. A contribuição de Bloch foi justamente tratar elementos antes vistos como lendários ou supersticiosos — como o poder de cura dos reis — como objetos dignos de análise histórica, inserindo-os em um contexto cultural e político mais amplo.

2. O fenômeno atribuído aos reis franceses e ingleses de curar escrófulas com o toque das mãos é característico do medievo, e tais ritos não poderiam ser difundidos na modernidade.

Falso. Embora a prática tenha raízes medievais, ela persistiu até o século XVIII, mesmo com o avanço da medicina. A crença no poder sobrenatural dos reis resistiu parcialmente às transformações do pensamento racionalista, mostrando a complexidade da relação entre poder e imaginário.

3. O caráter sobrenatural do poder dos reis franceses e ingleses tem elementos de legitimidade anteriores às dinastias Capetingia e Plantageneta.

Verdadeiro. A sacralização do poder monárquico remonta a figuras como Pepino, o Breve, no século VIII, que utilizou a unção régia, inspirada no Antigo Testamento, para consolidar sua autoridade. Esse ritual reforçava a ideia de um direito divino, antecedendo e influenciando as dinastias posteriores.

Portanto, a sequência correta é V-F-V, correspondente à alternativa A).

Questão 13

De acordo com o historiador Perry Anderson, apesar de “muitas das técnicas
do sistema absolutista terem sido criadas na Itália”, essa região não logrou
desenvolver um absolutismo nacional. Assinale a opção que contém a
explicação do autor a esse problema histórico.
(Percy Anderson, Linhagens do Estado absolutista).

  • A)A força reativa do papado foi o fator impeditivo fundamental para o não desenvolvimento do absolutismo em nível nacional.
  • B)Tendências absolutistas fragmentárias foram contidas pela dominante aristocracia rural ital iana, destacadamente a do sul da Península Itálica.
  • C)A debilidade da economia mercantil e o atraso do desenvolvimento de uma burguesia na Península Itálica na Baixa Idade Média foram os fatores determinantes para o não surgimento de um Estado absoluto nacional.
  • D)Sendo o Estado absolutista uma reestruturação do Estado feudal em nível nacional, o fator impeditivo do surgimento desse sistema na totalidade da Península foi o desenvolvimento do capital mercantil nas cidades do norte da Itália.
  • E)Mesmo sendo um anseio dos grupos dominantes agrários e mercantis, o absolutismo não logrou êxito em decorrência do domínio austríaco, francês e espanhol sobre partes do território italiano.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

De acordo com o historiador Perry Anderson, a Itália, apesar de ter sido pioneira na criação de muitas técnicas do sistema absolutista, não conseguiu consolidar um Estado absolutista em nível nacional. O autor explica esse fenômeno histórico destacando que o absolutismo era essencialmente uma reestruturação do Estado feudal em escala nacional. No caso italiano, o desenvolvimento precoce do capital mercantil nas cidades do norte atuou como um fator impeditivo, pois fragmentou o poder e impediu a centralização política necessária para o surgimento de um Estado absoluto unificado.

A opção correta, portanto, é a D), que aponta justamente essa contradição: enquanto em outras regiões da Europa o absolutismo surgiu como uma resposta à necessidade de unificação e fortalecimento do poder monárquico, na Itália o vigor do capital mercantil urbano e a fragmentação política impediram esse processo. As demais alternativas, embora apresentem elementos relevantes do contexto italiano, não capturam a explicação central de Anderson sobre a relação entre o desenvolvimento econômico das cidades do norte e a impossibilidade de um absolutismo nacional.

Questão 14

Parafraseando Lucien Febvre — para quem o conhecimento histórico deve ter
como referência “os homens, nunca o Homem” — toma-se inadequado falar
em uma “historia da mulher”. Diversas em sua condição social, étnica, raça,
crenças religiosas, enfim, na sua trajetória marcada por inúmeras diferenças,
cabe, portanto, abordar a “historia das mulheres”.
(SOIHET, Rachel. História das mulheres. In:____VAINFAS, Ronaldo. Domínios da Ilistória: ensaios de
leoriae metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p.399).
A história, com raras exceções, até a segunda metade do século XX silenciou e
negligenciou diversos indivíduos sociais, entre eles as mulheres. A história das
mulheres foi e é uma reação contra esses silêncios. Sobre a história das
mulheres observe as afirmativas abaixo, use “V” quando for verdadeiro e “F”
quando for falso, depois assinale a sequência correta.
( ) Os novos rumos e as novas abordagens assumidos pela história cultural
pluralizaram os objetos da história e, nessa perspectiva, as mulheres
assumiram na historiografia a condição de sujeitos históricos.
( ) As lutas sociais estão desassociadas da história das mulheres,
constituindo-se apenas uma disciplina acadêmica sem perspectivas
práticas.
( ) A história positivista, devido a sua exclusiva atenção pela política,
privilegiou as fontes oficiais, militares, diplomáticas, em que as
mulheres pouco aparecem, construindo uma história dos homens para os
homens.

  • A)V - V - V.
  • B)V -F-V .
  • C)F - V - V.
  • D)F - F - V.
  • E)F - V - F.
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A alternativa correta é B)

A história das mulheres surge como um campo de estudo essencial para desconstruir as narrativas tradicionais que, durante séculos, invisibilizaram a participação feminina na sociedade. Como aponta Rachel Soihet, inspirada na perspectiva de Lucien Febvre, não se pode falar de uma única "história da mulher", mas sim de "histórias das mulheres", dada a diversidade de experiências marcadas por diferenças sociais, étnicas, religiosas e culturais. Essa abordagem plural reflete a necessidade de reconhecer as mulheres como sujeitos históricos ativos, cujas trajetórias foram sistematicamente negligenciadas pela historiografia tradicional.

A primeira afirmação é verdadeira (V), pois a história cultural, ao ampliar seus objetos de estudo, permitiu que as mulheres fossem incluídas como protagonistas de suas próprias narrativas. A segunda afirmação é falsa (F), já que as lutas sociais estão intrinsecamente ligadas à história das mulheres, seja através do feminismo, dos movimentos por direitos trabalhistas ou da resistência contra opressões estruturais. Por fim, a terceira afirmação é verdadeira (V), uma vez que a história positivista, centrada em documentos oficiais e figuras masculinas, reforçou uma visão excludente que marginalizou as mulheres.

Portanto, a sequência correta é V - F - V, conforme a alternativa B. Esse exercício evidencia como a historiografia contemporânea busca reparar lacunas do passado, destacando a importância de olhares críticos que contestam hierarquias e silêncios históricos.

Questão 15

Princípios são leis ou fundamentos gerais de uma determinada
racionalidade, dos quais derivam leis ou questões mais
específicas. No caso do trabalho como princípio educativo, a
afirmação remete à relação entre o trabalho e a educação, no
qual se afirma o caráter formativo do trabalho e da educação
como ação humanizadora por meio do desenvolvimento de
todas as potencialidades do ser humano. Portanto, identifique a
alternativa correta que trata do seu campo específico de
discussão teórica em que se parte do trabalho como produtor
dos meios de vida, tanto nos aspectos materiais como culturais,
ou seja, de conhecimento, de criação material e simbólica, e de
formas de sociabilidade.

  • A)Construtivismo
  • B)Existencialismo
  • C)Materialismo histórico
  • D)Neoliberalismo
  • E)Comunismo
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado aborda a relação entre trabalho e educação, destacando o caráter formativo do trabalho como princípio educativo e sua função humanizadora. Essa perspectiva está alinhada com a visão do materialismo histórico, que compreende o trabalho como a base da produção da vida material e cultural da humanidade.

O materialismo histórico, desenvolvido por Marx e Engels, analisa a sociedade a partir das condições materiais de existência, onde o trabalho é entendido como atividade fundamental que transforma a natureza e, ao mesmo tempo, transforma o próprio ser humano. Nessa abordagem, o trabalho não se limita à esfera econômica, mas engloba a produção de conhecimentos, valores culturais e relações sociais.

As demais alternativas não correspondem adequadamente ao enfoque teórico apresentado no texto. O construtivismo (A) focaliza processos de aprendizagem individual, o existencialismo (B) prioriza a experiência subjetiva, o neoliberalismo (D) trata de políticas econômicas, e o comunismo (E), embora relacionado, refere-se mais a um sistema político-econômico do que a uma teoria sobre o trabalho como princípio educativo.

Portanto, a alternativa correta é efetivamente a C) Materialismo histórico, por ser a corrente teórica que melhor explica o trabalho como atividade produtora da vida material e cultural, conforme descrito no texto.

Questão 16

“No âmbito dos historiadores profissionais julgamos
que o movimento de ideias mais influentes no
sentido da construção da História como ciência foi
chamado grupo dos Annales, principalmente entre
1929 e 1969. Durante estas quatro décadas, mesmo
sendo os membros de tal grupo bastante heterogêneos,
é possível perceber entre eles certas concepções
fundamentais comuns, desenvolvidas em debate
com os historiadores mais tradicionais”.

[CARDOSO, Ciro F. Uma Introdução à História. 9ª ed. São
Paulo: Brasiliense, 1992, p.42]

Entre essas concepções comuns, destaca-se a:

  • A)alteração do uso do tempo múltiplo para o tempo simples
  • B)preponderância das fontes orais sobre as escritas
  • C)prevalência dos aspectos políticos sobre os econômicos
  • D)passagem da história narração para a história problema
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A alternativa correta é D)

O movimento dos Annales, como destacado por Ciro Cardoso, representou uma revolução na historiografia ao propor uma nova abordagem metodológica para o estudo da história. Entre as concepções fundamentais compartilhadas por esse grupo, a mais significativa foi a transição da "história-narração" para a "história-problema". Essa mudança implicou abandonar a mera descrição cronológica de eventos em favor de uma análise crítica, baseada na formulação de questões e na investigação das estruturas sociais, econômicas e culturais que moldam os processos históricos.

A alternativa correta, portanto, é a D), pois reflete justamente essa inovação metodológica introduzida pelos Annales. Ao contrário das narrativas tradicionais, que priorizavam eventos políticos e individuais, a "história-problema" buscou compreender as dinâmicas profundas e as interconexões entre diferentes dimensões da vida social. Essa abordagem permitiu uma visão mais complexa e científica do passado, consolidando a história como disciplina autônoma e crítica.

Questão 17

“A história do garfo, da lavagem da roupa, das formas
de fazer amor (que podem dar origem a belos estudos)
pode ser tão comezinha e tão pouco história –
embora enfeite com ouropéis que dão uma certa
cor local – como a história das batalhas, dos congressos diplomáticos e dos debates parlamentares,
tal como a descreveu uma certa historiografia, que
desejaríamos completamente ultrapassada”.

[Le GOFF, J. A História do Cotidiano. In: DUBY, G, et alii. História
e Nova História. Porto: Teorema, s/d., 92]

Reconhecendo a existência de diferentes formas
de se produzir e escrever o conhecimento histórico,
é possível afirmar que o autor faz crítica e gostaria
de ver ultrapassada a concepção:

  • A)mitológica
  • B)materialista
  • C)positivista
  • D)cotidiana
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A alternativa correta é C)

No trecho apresentado, Jacques Le Goff critica uma abordagem historiográfica tradicional que privilegia eventos políticos e militares, como batalhas, congressos diplomáticos e debates parlamentares, em detrimento de aspectos do cotidiano e da vida comum. O autor defende que temas aparentemente banais, como o uso do garfo, os hábitos de higiene ou as práticas amorosas, também possuem relevância histórica e merecem ser estudados com a mesma seriedade.

A crítica de Le Goff está direcionada especificamente à concepção positivista (alternativa C) da história, que predominou no século XIX e enfatizava fatos políticos, grandes personalidades e documentos oficiais como únicos objetos válidos do conhecimento histórico. Essa visão, que o autor deseja ver ultrapassada, menosprezava a análise de práticas sociais, cultura material e comportamentos do dia a dia.

Ao contrário do que poderia sugerir uma leitura superficial, Le Goff não critica a abordagem do cotidiano (alternativa D) - pelo contrário, ele a valoriza. Também não se refere a concepções mitológicas (A) ou materialistas (B), mas sim a uma historiografia positivista que reduzia a história ao estudo formal de eventos políticos e institucionais.

Questão 18

O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico 
Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a 
concepção de “história como problema”, em oposição a uma 
historiografia  positivista  que  se  apoiava  em  fatos,  datas, 
grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos 
criadores da moderna historiografia conhecida como Escola 
dos Anais
 (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue o item seguinte.


O historiador britânico Eric Hobsbawm, que
encontrou no materialismo histórico o suporte
teórico‐metodológico para a elaboração de sua obra,
notabilizou‐se pela publicação de livros referenciais para
a compreensão da contemporaneidade (séculos XIX
e XX).

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

O historiador britânico Eric Hobsbawm é uma das figuras mais influentes no campo da historiografia contemporânea. Sua obra, fundamentada no materialismo histórico, oferece uma análise profunda e crítica dos séculos XIX e XX, marcados por transformações sociais, políticas e econômicas radicais. Hobsbawm destacou-se por sua capacidade de interpretar esses períodos através de uma perspectiva que integrava teoria e prática, tornando seus trabalhos referenciais para a compreensão da modernidade.

Entre suas contribuições mais notáveis estão a tetralogia sobre a era das revoluções, que abrange desde a Revolução Francesa até a queda do socialismo no século XX. Essa abordagem ampla e interdisciplinar permitiu que ele explorasse não apenas os eventos em si, mas também suas causas estruturais e consequências de longo prazo. Dessa forma, Hobsbawm consolidou-se como um pensador essencial para quem deseja entender as dinâmicas do mundo contemporâneo.

Portanto, a afirmação de que Eric Hobsbawm encontrou no materialismo histórico o suporte teórico-metodológico para sua obra e que se notabilizou por livros fundamentais sobre os séculos XIX e XX está correta. Seu legado permanece como um pilar para os estudos históricos, confirmando a alternativa C) CERTO como a resposta adequada.

Questão 19

O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico 
Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a 
concepção de “história como problema”, em oposição a uma 
historiografia  positivista  que  se  apoiava  em  fatos,  datas, 
grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos 
criadores da moderna historiografia conhecida como Escola 
dos Anais
 (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue o item seguinte.


É provável que as circunstâncias que envolvem a
civilização contemporânea expliquem o fato de que, na
atualidade, historiadores sejam chamados,
crescentemente, a atuar nos mais diversos meios de
comunicação social, como rádio, televisão, jornais e
revistas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a concepção de "história como problema", em oposição a uma historiografia positivista que se apoiava em fatos, datas, grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos criadores da moderna historiografia conhecida como Escola dos Anais (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue o item seguinte.

É provável que as circunstâncias que envolvem a civilização contemporânea expliquem o fato de que, na atualidade, historiadores sejam chamados, crescentemente, a atuar nos mais diversos meios de comunicação social, como rádio, televisão, jornais e revistas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

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Questão 20

O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico 
Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a 
concepção de “história como problema”, em oposição a uma 
historiografia  positivista  que  se  apoiava  em  fatos,  datas, 
grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos 
criadores da moderna historiografia conhecida como Escola 
dos Anais
 (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue o item seguinte.


Uma característica marcante da nova história, na esteira
das inovações trazidas pela Escola dos Anais, foi o radical
afastamento da história em relação às demais ciências
humanas e sociais.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O item em questão afirma que uma característica marcante da nova história, influenciada pela Escola dos Anais, foi o radical afastamento da história em relação às demais ciências humanas e sociais. Essa afirmação está incorreta, conforme indicado pelo gabarito (E) ERRADO. A Escola dos Anais, liderada por Marc Bloch e Lucien Febvre, promoveu exatamente o oposto: uma abordagem interdisciplinar, integrando a história com outras áreas do conhecimento, como geografia, sociologia, antropologia e economia. A proposta era superar o isolamento da história tradicional, ampliando seu diálogo com as ciências humanas e sociais para enriquecer a análise dos fenômenos históricos.

A nova história, inspirada nos Annales, valorizou temas como mentalidades, cotidiano e estruturas de longa duração, exigindo ferramentas teóricas e metodológicas de outras disciplinas. Portanto, longe de se afastar, a historiografia moderna aproximou-se das ciências humanas, rejeitando o positivismo e abraçando a complexidade da experiência humana no tempo. A resposta correta é, de fato, ERRADO.

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