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Questões Sobre Tempo, Memória e Cultura - História - concurso

Questão 21

O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico 
Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a 
concepção de “história como problema”, em oposição a uma 
historiografia  positivista  que  se  apoiava  em  fatos,  datas, 
grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos 
criadores da moderna historiografia conhecida como Escola 
dos Anais
 (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a
produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das
primeiras décadas do século XX, julgue o item seguinte.
A conhecida expressão “toda história é contemporânea”
sepulta a ideia de ser o passado objeto de investigação
por parte do historiador.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico Apologia da História ou o ofício do historiador, revolucionou a historiografia ao propor a ideia de "história como problema", rompendo com a tradição positivista que se limitava a fatos, datas e figuras heroicas. Junto de Lucien Febvre, Bloch foi um dos fundadores da Escola dos Anais (Annales), marco fundamental para a escrita da história no século XX.

No contexto das transformações ocorridas na produção do conhecimento histórico, a expressão "toda história é contemporânea" não nega a investigação do passado, mas sim reforça que o historiador interpreta os eventos à luz de suas próprias questões e do seu tempo. Portanto, a afirmação de que essa expressão "sepulta a ideia de ser o passado objeto de investigação" está errada, pois o passado continua sendo o campo de estudo do historiador, ainda que mediado por uma perspectiva atual.

O gabarito correto é E) ERRADO.

Questão 22

Leia atentamente o seguinte excerto e
responda à questão.

“Pois parece que os colcos são egípcios. Digo isso
porque eu mesmo compreendi isso primeiro ou
porque ouvi isso de outros; quando tive isso no meu
pensamento, perguntei a ambos os povos, e os
colcos recordavam mais dos egípcios do que os egípcios dos colcos; e os egípcios disseram que
consideravam que os colcos eram os homens do
exército de Sesóstris. E eu mesmo comparei as
seguintes coisas: também porque eles têm suas
peles negras, cabelos crespos (e isso não leva a lugar
nenhum; pois são semelhantes aos outros povos),
mas há o seguinte, que é o mais importante, porque
somente os colcos, os egípcios e os etíopes dentre
todos os homens são os que praticam, desde a sua
origem, a circuncisão de suas partes pudendas. E
ainda os fenícios e os sírios, os que são da Palestina,
também estes concordam que aprenderam esse
costume com os egípcios, e os sírios, dos que
habitam o território em torno do Rio Termodonte e
Partênio, também os macrônios, que são vizinhos
desses povos, dizem que, recentemente, aprenderam
esse costume com os colcos. Pois esses são os únicos
dentre os homens que praticam a circuncisão,
também estes tornam evidente que praticam isso
conforme as práticas dos egípcios. E, dentre os
egípcios e os etíopes, não posso dizer que
aprenderam esta prática um com o outro; pois de
fato, é um costume que parece ser antigo. E
compreendi a partir disso que essa prática existe por
causa das relações mantidas entre eles, uma grande
prova disso para mim está no seguinte: nenhum dos
fenícios, que tiveram contato com os helenos, imitam
os egípcios quanto à circuncisão das partes
pudendas, mas também dentre os seus
descendentes, eles não praticam a circuncisão das
suas partes pudendas.”


Heródoto. Histórias. Livro II – Euterpe
.
Tradução Maria Aparecida de Oliveira Silva, São Paulo:
Edipro, 2016, p. 80-81
.

Tendo o texto acima como referência inicial, é
correto afirmar que Heródoto, como historiador,
procura analisar e

  • A)resgatar a origem do Egito.
  • B)investigar diferentes informações.
  • C)valorizar a questão racial.
  • D)determinar as identidades de vários povos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

No excerto apresentado, Heródoto demonstra sua metodologia como historiador ao investigar e comparar diferentes informações sobre os costumes de diversos povos, em especial a prática da circuncisão. Ele não se limita a uma única fonte, mas busca confirmar suas hipóteses por meio de diálogos com os próprios envolvidos (colcos e egípcios) e por observações pessoais. Essa abordagem revela sua preocupação em cruzar dados e analisar semelhanças culturais para entender possíveis relações históricas entre as civilizações.

A alternativa correta é B) investigar diferentes informações, pois o texto evidencia o esforço de Heródoto em coletar relatos, contrastar versões e identificar padrões que sustentem suas conclusões. Ele não está interessado em resgatar a origem de um único povo (A), nem em discutir questões raciais (C) — já que descarta a cor da pele como fator determinante — ou em definir identidades nacionais de modo absoluto (D). Seu foco está no processo de investigação, característico de sua obra como pioneiro da historiografia crítica.

Questão 23

As relações entre o ensino de história e a
educação em direitos humanos acontecem não
apenas na rotina diária da atividade educativa; elas
ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são
reflexos de diferentes formas de representação
existentes

  • A)nos preconceitos e nas inúmeras ameaças aos direitos humanos e disputas de poder.
  • B)nos espaços escolares onde se considera o(a) professor(a) incapaz de ensinar corretamente.
  • C)nas concepções de história e educação presentes na prática pedagógica dos docentes.
  • D)nas interações entre alunos e alunas e as formas de relacionamentos com a escola.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O ensino de história e a educação em direitos humanos possuem uma relação intrínseca que vai além da simples transmissão de conteúdos em sala de aula. Essa conexão se manifesta de maneira mais profunda nas concepções de história e educação que orientam a prática pedagógica dos docentes, como aponta a alternativa correta (C).

Os professores, ao lecionarem história, não apenas narram fatos do passado, mas também transmitem visões de mundo, valores e interpretações que refletem sua compreensão sobre a sociedade e os direitos humanos. Dessa forma, a maneira como eles concebem a história e o processo educativo influencia diretamente a formação crítica dos alunos, incentivando ou não uma postura reflexiva sobre questões como justiça, igualdade e cidadania.

As outras alternativas apresentam aspectos relevantes, mas não capturam a essência dessa relação. Os preconceitos e ameaças aos direitos humanos (A), a desconfiança na capacidade docente (B) e as interações entre alunos e escola (D) são fatores que podem influenciar o ambiente educacional, mas não representam o cerne da conexão entre o ensino de história e a educação em direitos humanos.

Portanto, é nas concepções teóricas e metodológicas que orientam a prática dos professores que se encontra a chave para compreender como a história pode ser uma ferramenta poderosa na promoção dos direitos humanos, formando cidadãos conscientes e críticos em relação ao mundo em que vivem.

Questão 24

Atente para as seguintes afirmações a respeito
das novas tecnologias de comunicação e informação
no ensino de história:

I. Essas tecnologias contribuem para a busca
de informações prévias sobre o tema de
estudo, utilizando os mesmos critérios
metodológicos da pesquisa histórica quais
sejam: seleção temática, interpretação e
argumentação.

II. Possibilitam a produção de informação como
os hipertextos, a viabilização de laboratórios
e a formação integrada por meio de
metodologias colaborativas.

III. Para a melhoria da qualidade do ensino de
História, faz-se necessária somente a
inserção do computador e multimeios.

É correto o que se afirma em

  • A)I e II apenas.
  • B)II e III apenas.
  • C)I, II e III.
  • D)I e III apenas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

As novas tecnologias de comunicação e informação têm transformado significativamente o ensino de História, oferecendo novas possibilidades pedagógicas e metodológicas. Ao analisar as afirmações apresentadas, é possível identificar os impactos positivos dessas ferramentas, bem como os limites de sua aplicação.

A primeira afirmação (I) destaca a contribuição dessas tecnologias para a busca de informações prévias, utilizando critérios metodológicos da pesquisa histórica, como seleção temática, interpretação e argumentação. Isso está correto, pois a internet e os bancos de dados digitais facilitam o acesso a fontes diversificadas, permitindo que alunos e professores apliquem os mesmos princípios críticos da historiografia tradicional.

A segunda afirmação (II) ressalta a possibilidade de produção de informação por meio de hipertextos, laboratórios virtuais e metodologias colaborativas. Essa abordagem é válida, pois as tecnologias digitais permitem a criação de materiais interativos e a construção coletiva do conhecimento, enriquecendo o processo de aprendizagem.

Já a terceira afirmação (III) apresenta uma visão reducionista, ao sugerir que a simples inserção do computador e multimeios garante a melhoria da qualidade do ensino. Na realidade, a tecnologia é uma ferramenta que deve ser integrada a uma proposta pedagógica consistente, com formação adequada dos professores e planejamento crítico de suas aplicações.

Portanto, apenas as afirmações I e II estão corretas, conforme indicado no gabarito (A). A tecnologia, quando bem utilizada, pode potencializar o ensino de História, mas sua eficácia depende de uma abordagem metodológica reflexiva e contextualizada.

Questão 25

No que diz respeito aos fins educativos da
História, não basta apenas que se saiba sobre os
fatos ocorridos no passado; é necessário situá-los em
seu contexto, perceber que, no estudo do passado, há diferenciados pontos de vista, alguns até
discordantes entre si; além disso, é preciso que se
estabeleça a reflexão de que há múltiplas maneiras
de obter e avaliar as informações sobre o pretérito.
Assim sendo, é correto dizer que os objetivos
didáticos do ensino de História são os seguintes:

  • A)desconstruir completamente o passado e reconstrui-lo com base no presente.
  • B)analisar, estabelecer relações, compreender e transmitir o passado.
  • C)verificar o passado e o presente com vistas a projetar um futuro próximo.
  • D)proporcionar uma cultura humanista que concebe o passado encerrado em si.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O ensino de História vai além da simples memorização de fatos passados, exigindo uma abordagem crítica e contextualizada. Como apresentado no texto, os objetivos didáticos dessa disciplina envolvem a análise, a compreensão e a transmissão do passado, estabelecendo relações que permitam uma visão mais ampla e reflexiva sobre os eventos históricos. A alternativa B) corretamente sintetiza essa perspectiva, destacando a importância de não apenas verificar os acontecimentos, mas também interpretá-los de maneira relacional.

As demais alternativas apresentam visões equivocadas ou limitadas sobre o papel do ensino de História. A opção A) sugere uma desconstrução radical do passado, o que poderia levar a uma interpretação anacrônica, desconsiderando o contexto histórico. Já a alternativa C) reduz a História a um instrumento de projeção futura, ignorando seu valor intrínseco como campo de conhecimento. Por fim, a opção D) propõe uma visão estática do passado, como se ele fosse um conjunto fechado de verdades, contrariando a noção de múltiplas perspectivas e interpretações.

Portanto, a resposta correta é de fato a B), pois reflete a essência do ensino de História como um processo dinâmico de análise, compreensão e transmissão do passado, sempre considerando seu contexto e as diferentes vozes que o constituem.

Questão 26

O trabalho do historiador requer métodos
específicos, como levantar informações sobre o
objeto de estudo, estabelecer hipóteses explicativas,
analisar e classificar as fontes históricas, estabelecer
relações de causalidade, elaborar a explicação
histórica do fenômeno estudado. Esta última é a fase
da interpretação, possivelmente a mais árdua, uma
vez que requer

  • A)a aplicação de uma teoria explicativa de caráter geral.
  • B)uma verificação empírica dos fatos estudados.
  • C)o estabelecimento de uma rede de informações compreensíveis.
  • D)a comprovação de todos os passos anteriores da pesquisa.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O trabalho do historiador é uma atividade complexa que exige rigor metodológico e uma abordagem sistemática para compreender os fenômenos do passado. Como mencionado no texto, esse processo envolve diversas etapas, desde o levantamento de informações até a elaboração de uma explicação histórica coerente. No entanto, a fase final — a interpretação — destaca-se como a mais desafiadora, pois demanda a aplicação de uma teoria explicativa de caráter geral.

A alternativa correta, conforme indicado, é a letra A, pois a interpretação histórica não se limita apenas à coleta de dados ou à verificação empírica, mas sim à construção de um quadro teórico que permita contextualizar e dar sentido aos eventos estudados. Enquanto as outras opções (B, C e D) representam etapas importantes da pesquisa histórica, elas não são suficientes para a interpretação em si, que exige uma estrutura conceitual mais ampla.

Dessa forma, a história não se resume a um simples relato de fatos, mas a uma reconstrução crítica que busca explicar as causas, os significados e as consequências dos eventos humanos ao longo do tempo. A teoria, portanto, é essencial para transformar dados isolados em uma narrativa histórica consistente e significativa.

Questão 27

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou
falso o que se afirma a seguir sobre História Oral.

( ) Desde sua implementação seus métodos e
objetivos de pesquisa têm sido
regularmente mantidos.

( ) Por meio de narrativas populares,
aproxima-se de comunidades não
hegemônicas explorando a sua
subjetividade.

( ) Entrelaça-se com a literatura, a linguística,
a antropologia, as religiões, a música, a
cultura de massa e a política.

( ) Parte de eventos pontuais e determinados
lugares e refere-se mais aos
acontecimentos do que aos significados.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:

  • A)V, V, F, F.
  • B)F, F, F, V.
  • C)V, F, V, V.
  • D)F, V, V, F.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O gabarito correto para as afirmações sobre História Oral é a alternativa D) F, V, V, F. A seguir, uma breve análise que justifica essa sequência:

(F) A afirmação de que os métodos e objetivos da História Oral têm sido regularmente mantidos desde sua implementação é falsa. A História Oral é um campo dinâmico que evoluiu ao longo do tempo, adaptando-se a novos contextos teóricos e metodológicos, como a incorporação de tecnologias e abordagens interdisciplinares.

(V) É verdadeiro que a História Oral aproxima-se de comunidades não hegemônicas por meio de narrativas populares, valorizando suas subjetividades e experiências. Essa abordagem permite recuperar vozes marginalizadas e ampliar a compreensão histórica para além dos discursos dominantes.

(V) A História Oral entrelaça-se com diversas áreas do conhecimento, como literatura, linguística, antropologia, religiões, música, cultura de massa e política. Essa interdisciplinaridade enriquece suas análises e métodos, tornando-a um campo plural e aberto a diálogos.

(F) A última afirmação é falsa, pois a História Oral não se limita a eventos pontuais ou lugares específicos, nem prioriza acontecimentos em detrimento dos significados. Pelo contrário, seu foco está nas interpretações, memórias e sentidos atribuídos pelos sujeitos às suas experiências históricas.

Questão 28

Considere a seguinte proposição: “Para superar
a escola vazia de conhecimentos significativos, é
necessário que os docentes alcancem um domínio
complexo daqueles conteúdos que têm de ensinar,
sob pena de se limitarem ao domínio da forma sem
conteúdo”.

CAIMI, Flávi. O que precisa saber um professor de história?
História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, jul./dez. 2015,
p.112-3. Disponível em:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/
view/23853

O que se espera do professor de história em relação
ao domínio complexo do conteúdo é que ele

  • A)reconheça todos os componentes do conteúdo, datas, nomes e eventos, para que possa transpô-los ao aluno de forma que este conheça como foi o passado.
  • B)promova o conhecimento do conteúdo pelo aluno, no plano abstrato, já que a associação do conteúdo histórico com a realidade em que vivemos não é possível.
  • C)conheça o conteúdo em aspectos como a sua historicidade, a natureza dos conceitos nele presentes e reconheça sua relevância como fundamental para torná-lo significativo para o aluno.
  • D)desenvolva a capacidade mnemônica através do estudo da história de forma a conseguir realizar esta tarefa em seus alunos, tornando-os exímios conhecedores do passado.
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A alternativa correta é C)

A proposição apresentada por Flávi Caimi destaca a importância do domínio complexo dos conteúdos por parte dos professores de história, como condição essencial para superar uma educação vazia de significados. Entre as alternativas oferecidas, a opção C) é a que melhor reflete essa expectativa, pois vai além da mera memorização de fatos ou da transmissão abstrata de conhecimentos.

A alternativa C) aponta para três dimensões fundamentais que o professor deve dominar: a historicidade do conteúdo, a natureza dos conceitos envolvidos e a relevância desse conhecimento para o aluno. Esses aspectos são cruciais para transformar o ensino de história em algo significativo, conectando o passado com as questões do presente e estimulando o pensamento crítico.

As demais alternativas apresentam visões reducionistas do ensino de história. A opção A) limita-se à memorização de fatos, enquanto a B) nega a possibilidade de relacionar o conteúdo histórico com a realidade atual. Já a alternativa D) enfatiza excessivamente a capacidade mnemônica, ignorando a necessidade de compreensão crítica dos processos históricos.

Portanto, a resposta correta é de fato a C), pois reflete a compreensão de que o verdadeiro domínio do conteúdo histórico vai além da superfície, exigindo do professor a capacidade de contextualizar, conceitualizar e tornar relevante o conhecimento para seus alunos.

Questão 29

No ano de 1472, o filósofo italiano Marsílio
Ficino, em uma carta, apresenta sua opinião sobre a
imprensa: segundo ele, esta invenção resulta de uma
característica própria de uma época de ouro. Trata-se
de uma época em que as antigas artes liberais se
uniram a uma invenção que caracteriza a fase

  • A)contemporânea da história.
  • B)industrial da história.
  • C)moderna da história.
  • D)clássica da história.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

No ano de 1472, o filósofo italiano Marsílio Ficino, em uma carta, expressou sua visão sobre a imprensa, considerando-a como fruto de uma época de ouro. Para ele, essa invenção representava a convergência das artes liberais tradicionais com um avanço tecnológico que marcaria um novo período histórico. A análise de Ficino situa a imprensa como um marco fundamental na transição para a modernidade, destacando seu papel na disseminação do conhecimento e na transformação cultural.

A alternativa correta para a questão apresentada é a letra C) moderna da história, pois a invenção da imprensa por Johannes Gutenberg em meados do século XV é amplamente reconhecida como um dos pilares da era moderna. Esse avanço tecnológico permitiu a reprodução em massa de textos, facilitando a circulação de ideias e contribuindo para movimentos como o Renascimento, a Reforma Protestante e a Revolução Científica, que redefiniram a sociedade europeia e, posteriormente, o mundo.

A imprensa não apenas acelerou a transmissão do saber, mas também democratizou o acesso à informação, rompendo com o monopólio do conhecimento mantido por instituições como a Igreja e as elites letradas. Dessa forma, a reflexão de Ficino sobre a imprensa como símbolo de uma "época de ouro" revela uma percepção aguda do potencial transformador dessa invenção, que efetivamente inaugurou uma nova fase na história humana: a modernidade.

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Questão 30

A história do século XIX foi marcada pela tensão entre tradições
políticas e intelectuais que apelava, ora para a força do
nacionalismo, ora para o vigor das ideias internacionalistas.
Indique a alternativa que traduz uma destas tradições.

  • A)A formulação de alianças militares, a união de forças monárquicas e abolição das fronteiras políticas contribuíram para minar o poder dos Estados‐Nacionais.
  • B)O 1º de Maio e os rituais trabalhistas manifestavam a ascensão de partidos e de movimentos de massa, expressão do nacionalismo da classe trabalhadora.
  • C)As guerras de caráter religioso que eclodiram na Europa demonstram um enfraquecimento do poder universal da Igreja Católica e a ascensão de tradiçõesreligiosas nacionais
  • D)O apelo ao direito de autodeterminação dos povos questionou o poder das casas dinásticas e contribuiu para a posterior fragmentação dos grandes impérios europeus.
  • E)O culto do progresso e da liberdade despertou os ideais republicanos e democráticos que contribuíram para o estabelecimento de federações supranacionais.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O século XIX foi um período de profundas transformações políticas e ideológicas, marcado pelo embate entre correntes nacionalistas e internacionalistas. Entre as alternativas apresentadas, a opção D) destaca-se como a que melhor representa uma dessas tradições, especificamente o princípio de autodeterminação dos povos. Esse conceito, fortemente influenciado pelo pensamento liberal e revolucionário, desafiou a legitimidade das monarquias hereditárias e dos impérios multinacionais, como o Austro-Húngaro e o Otomano.

A defesa da autodeterminação não apenas questionou as estruturas dinásticas, mas também alimentou movimentos de independência e unificação, como no caso da Itália e da Alemanha. Essa ideia reforçou a noção de que os Estados deveriam ser organizados com base na identidade nacional, levando à fragmentação de impérios e ao surgimento de novos países. Dessa forma, a alternativa D) corretamente identifica uma das forças centrais do século XIX: o nacionalismo como motor de reconfiguração do mapa político europeu.

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