A praga virtual WannaCry se espalhou em maio de 2017 e afetou milhares de computadores ao redor do mundo. Foram exploradas vulnerabilidades no sistema operacional; e, após criptografar os arquivos, sua ação foi exigir o resgate em Bitcoin para desbloqueá-los. Com base nos danos causados pelo WannaCry, a praga virtual pode ser categorizada como:
- A) Worm.
- B) Adware.
- C) Spyware.
- D) Ransomware.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Ransomware.
Segundo a (Kaspersky), um dos principais fabricantes de software de proteção da atualidade:
Ransomware é um tipo de malware que impede você de usar o seu computador ou acessar arquivos específicos no seu computador se um resgate não for pago. Geralmente, ele é distribuído como um cavalo de Troia, ou seja, malware disfarçado de software legítimo. Após instalado, ele bloqueia a tela do seu sistema ou alguns arquivos até que você pague.
Devido ao seu aparente anonimato, os operadores de ransomware normalmente especificam o pagamento em criptomoedas como Bitcoin. Os peços dos resgates variam, dependendo da variante de ransomware e do preço ou da taxa de câmbio das moedas digitais. Nem sempre os criminosos liberam os arquivos criptografados depois que você paga.
Os ataques de ransomware estão crescendo, e novas variantes de ransomware continuam a surgir. As variantes mais conhecidas de ransomware são: Maze, Conti, GoldenEye, Bad Rabbit, Jigsaw, Locky e WannaCry.
Como vemos, WannaCry é um tipo específico de ransomware (também conhecido como WannaCrypt , WanaCrypt0r, WCrypt ou WCRY) geralmente se aproveitam de engenharia social ou do e-mail como o vetor de ataque principal, confiando em que os usuários baixarão e executarão uma carga mal-intencionada.
Worm: é um malware capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.
Adware é um tipo de spyware: é um malware projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.
Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Deixe um comentário