A respeito dos riscos à segurança dos computadores, analise as afirmativas a seguir:
I. O Vírus Time Bomb é um malware de contagem regressiva. Normalmente vem por anexos em e-mail. Ele é instalado, mas só será acionado na data previamente definida pelo seu desenvolvedor.
II. Depois de carregados na memória (RAM), os vírus de boot alteram o setor de boot de todos os discos do computador, ou seja, ele infecta o sistema quando o computador é iniciado.
III. O cavalo de Troia é bem mais perigoso do que um vírus, por ser um programa autônomo, ou seja, não necessita de ser acionado pelo usuário para ser ativado.
Assinale
- A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
- B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
- C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
- D) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
Assinale
a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Analisando as afirmativas, temos que:
Certa: de fato, Bomba relógio (time bomb) é um vírus que age num momento previamente agendado (como Natal ou dia dos namorados, por exemplo), danificando geralmente o sistema operacional. Costuma se propagar através de arquivos anexados a emails e são instalados quando o usuário determina a execução de programas. Eles permanecem "escondidos", efetuando seus procedimentos maléficos nas datas definidas por seus criadores. Alguns destes programas ficaram famosos, como o Sexta-Feira 13, Michelangelo, Eros e 1o. de abril.
Certa: boot é um procedimento através do qual programas de uso frequente do sistema operacional são copiados da memória auxiliar (onde o sistema operacional fica armazenado) para a memória RAM. Este procedimento tem como principal finalidade melhorar o desempenho na execução de programas importantes do sistema operacional: como todo programa executado pela CPU tem que estar na memória RAM, Assim sendo, se o programa já estiver na RAM, o tempo que seria gasto para copiar o programa da memória auxiliar para RAM é poupado.
O setor de boot é um local de um disco que contém um programa que é executado automaticamente para iniciar o boot.
Vírus de boot afetam o procedimento descrito acima, e podem impedir que o sistema seja executado de forma adequada, pois afetam o setor de boot. O boot ocorre toda vez que o computador é incializado, seja quando é desligado ou quando é reiniciado e, a cada boot, o sistema é infectado.
Errada: segundo a Kaspersky:
Cavalo de Troia é um tipo de malware que, frequentemente, está disfarçado de software legítimo. Eles podem ser empregados por criminosos virtuais e hackers para tentar obter acesso aos sistemas dos usuários. Em geral, os usuários são enganados por alguma forma de engenharia social para carregar e executar cavalos de Troia em seus sistemas. Uma vez ativados, os cavalos de Troia permitem que os criminosos o espionem, roubaem seus dados confidenciais e obtenham acesso ao seu sistema pela porta de fundo. Essas ações podem incluir:
- Excluir dadosv
- Bloquear dados
- Modificar dados
- Copiar dados
- Atrapalhar o desempenho de computadores e redes de computadores
Diferentemente dos vírus e worms, os cavalos de Troia não conseguem se autorreplicar.
Como vemos, Trojan não pode ser considerado autônomo, já que não é capaz de se autorreplicar, e necessita interação humana para ser ativado.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
Deixe um comentário