Analise a figura a seguir:
Fonte: AVG – Diferenças entre malware e vírus (adaptada)
Considerando as informações apresentadas na figura e seu conhecimento sobre ameaças cibernéticas, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Malware é uma ameaça, que consiste em um software malicioso que pode prejudicar um alvo de várias maneiras. Um vírus é um tipo de malware que se replica e se espalha.
II. Vírus e Malwares são ameaças, mas nem todo malware é um vírus.
III. Malware refere-se a qualquer tipo de software malicioso desenvolvido para obter acesso não autorizado a uma rede, computador ou sistema.
IV. O malware é frequentemente equiparado a vírus de computador, mas os malwares são apenas uma das muitas subcategorias de vírus.
- A) Apenas I e II estão corretas.
- B) Apenas II e IV estão corretas.
- C) Apenas I, II e III estão corretas.
- D) Apenas II, III e IV estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Apenas I, II e III estão corretas.
Malware é uma palavra resulta da união dos termos em inglês malicious e software, e quer dizer software malicioso. Ele designa qualquer programa que cause problemas ao usuário e/ou ao computador no qual for executado, ou seja, é uma categoria de programas maliciosos. Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.
Vírus é um programa ou parte de um programa malicioso que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Sua atuação é modificar ou excluir arquivos da máquina infectada. Não é uma característica de virus "se disfarçar de um software legítmo" já que, conforme comentado, ele se infiltra em outros programas. Além disto, eles fazem cópias de si mesmos, e se anexam a a outros arquivos.
Analisando as afirmativas, temos que:
Certa: de fato, conforme comentado acima, qualquer programa malicioso é definido como malware, e um deles é vírus, o qual se replica e espalha se infiltrando em outros arquivos e se tornando parte deles.
Certa: de fato, todo vírus é um malware, mas há muito outros malwares além do vírus, como worm, trojan, ransomware, backdoor, bot e muitos outros.
Certa: de fato, qualquer programa que consiga acesso a uma rede sem autorização para tal é considerado um programa malicioso, ou seja, um malware.
Errada: conforme comentado acima, ocorre o oposto do que foi mencionado, ou seja, vírus é que é uma categoria de malware.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário