Assinale a opção que indica o tipo de malware que é projetado para permanecer oculto no sistema, permitindo acesso não autorizado para roubo de informações.
- A) Spyware
- B) Adware
- C) Ransomware
- D) Worm
- E) Scareware
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Spyware
Analisando as alternativas, temos que:
A – Spyware
Certa: segundo a IBM:
O spyware se esconde em um computador infectado, coletando secretamente informações confidenciais e transmitindo-as de volta ao invasor. Um tipo comum de spyware, chamado keylogger, registra todas as teclas digitadas pelo usuário, permitindo que hackers coletem nomes de usuário, senhas, números de contas bancárias e de cartão de crédito, números de seguro social e outros dados confidenciais.
B – Adware
Errada: segundo a IBM:
O adware envia spam a um dispositivo com anúncios pop-up indesejados. O adware geralmente é incluído no software gratuito, sem que o usuário saiba. Quando o usuário instala o programa, ele também instala o adware sem querer. A maioria dos adwares é pouco mais do que um aborrecimento, mas alguns coletam dados pessoais, redirecionam os navegadores da Web para sites mal-intencionados ou até mesmo fazem download de mais malware no dispositivo do usuário se ele clicar em um dos pop-ups.
C – Ransomware
Errada: segundo a IBM:
O ransomware bloqueia os dispositivos ou dados de uma vítima e exige um pagamento de resgate, geralmente na forma de criptomoeda, para desbloqueá-los. De acordo com o X-Force Threat Intelligence Index da IBM, o ransomware é o segundo tipo mais comum de ataque cibernético, representando 17% dos ataques.
Os ataques mais básicos de ransomware tornam os ativos inutilizáveis até que o resgate seja pago, mas os cibercriminosos podem usar táticas adicionais para aumentar a pressão sobre as vítimas.
D – Worm
Errada: segundo a IBM:
Worms são programas maliciosos autorreplicáveis que podem se espalhar entre aplicativos e dispositivos sem interação humana. (Compare com um vírus, que só pode se espalhar se um usuário executar um programa comprometido.) Embora alguns "worms" não façam nada mais do que se espalhar, muitos têm consequências mais graves. Por exemplo, o ransomware WannaCry, que causou uma estimativa de US$ 4 bilhões em danos, era um worm que maximizou seu impacto, espalhando-se automaticamente entre os dispositivos conectados.
E – Scareware
Errada: segundo a IBM:
O scareware assusta os usuários, fazendo-os baixar malware ou passar informações confidenciais a um fraudador. O scareware geralmente aparece como um pop-up repentino com uma mensagem urgente, geralmente avisando o usuário de que ele violou a lei ou que seu dispositivo está infectado. O pop-up orienta o usuário a pagar uma “multa” ou baixar um software de segurança falso que acaba sendo um malware real.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
Deixe um comentário