Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Existem diversos tipos de malware e de pragas virtuais.

Aquele tipo cuja definição principal é exibir publicidade indesejada e às vezes maliciosa na tela de um computador ou de um dispositivo móvel, redirecionar os resultados da pesquisa para sites de publicidade e capturar os dados do usuário que podem ser vendidos para anunciantes sem o seu consentimento é o

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Adware.

Analisando as alternativas, temos que:

A – Backdoor.

Erradabackdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim. Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes, que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador para invadi-lo. Após incluído, o backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.

B – Ransonware.

Erradaransomware é um programa malicioso que sequestra os arquivos e programas de um computador, através da criptografia: os arquivos são compactados com senha, e o usuário não consegue mais abri-los. A vítima é então pressionada a fazer um pagamento (resgate) para que a senha lhe seja enviada e permita a abertura dos seus arquivos e programas.

C – Roookit.

Errada: rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido. O conjunto de programas e técnicas fornecido pelos rootkits pode ser usado para:

  • remover evidências em arquivos de logs de segurança;
     
  • instalar outros  códigos maliciosos, como backdoors, para assegurar o acesso futuro ao computador infectado;
     
  • esconder atividades e informações, como arquivos, diretórios, processos, chaves de registro, conexões de rede, etc;
     
  • mapear potenciais vulnerabilidades em outros computadores, por meio de varreduras na rede;capturar informações da rede onde o computador comprometido está localizado, pela interceptação de tráfego.

D – Honeypot.

Erradaeste termo não se refere a qualquer tipo de malwarehoneypot é um recurso computacional de segurança dedicado a ser sondado, atacado ou comprometido. Existem dois tipos de honeypots:

  • baixa interatividade: são instaladas ferramentas para emular sistemas operacionais e serviços com os quais os atacantes irão interagir. Desta forma, o sistema operacional real deste tipo de honeypot deve ser instalado e configurado de modo seguro, para minimizar o risco de comprometimento.
     
  • alta interatividade: os atacantes interagem com sistemas operacionais, aplicações e serviços reais.

Como o honeypot é monitoradotodas as ações de atacantes são catalogadas para análises e estudos que permitam tornar sistemas computacionais mais seguros.

 

E – Adware.

Certa: de fato, adware é um malware projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito. 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *