Trojans, worms e ransomwares são malwares, programas maliciosos criados para prejudicar os donos dos computadores onde tais pragas se instalam, roubando informações bancárias e senhas, ou sequestrando arquivos. A fim de evitar uma infecção por malware, todas as ações abaixo são aconselháveis, EXCETO:
- A) Usar senhas complexas.
- B) Desativar o firewall quando realizar downloads.
- C) Manter os aplicativos atualizados.
- D) Realizar diagnósticos constantes do sistema.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Desativar o firewall quando realizar downloads.
Trojans, worms e ransomwares são malwares, programas maliciosos criados para prejudicar os donos dos computadores onde tais pragas se instalam, roubando informações bancárias e senhas, ou sequestrando arquivos. A fim de evitar uma infecção por malware, todas as ações abaixo são aconselháveis, EXCETO:
a) Usar senhas complexas.
b) Desativar o firewall quando realizar downloads.
c) Manter os aplicativos atualizados.
d) Realizar diagnósticos constantes do sistema.
Malware é uma palavra resulta da união dos termos em inglês malicious e software, e quer dizer software malicioso. Ele designa qualquer programa que cause problemas ao usuário e/ou ao computador no qual for executado, ou seja, é uma categoria de programas maliciosos. Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Usar senhas complexas.
Errada: é aconselhável usar senhas complexas por que elas são mais difíceis de sere adivinhadas, pelo método de tentativa e erro, ou por um ataque de força bruta, o qual consiste em adivinhar, por tentativa e erro, um nome de usuário e senha e, assim, executar processos e acessar sites, computadores e serviços em nome e com os mesmos privilégios deste usuário.
B – Desativar o firewall quando realizar downloads.
Certa: Firewall é uma solução de hardware ou software (o mais usado pela maioria dos usuários domésticos) que monitora o tráfego de dados e libera acesso apenas aos sítios de interesse do usuário, ou seja, ele só aceita receber e enviar dados de e para sítios considerados seguros, evitando a ação de invasores. De forma mais técnica, pode-se dizer que firewall é um ponto entre duas ou mais redes, que pode ser um componente ou um conjunto de componentes, por onde passa todo o tráfego, permitindo que o controle, autenticação e os registros de todo o tráfego sejam realizados. Muito embora não atue diretamente no combate a programas maliciosos, ele ajuda a evitar este tipo de problema, pois pode bloquear o tráfego malicioso e o acesso a sites maliciosos já descobertos, além de bloquear o acesso de aplicativos considerados perigosos à rede, o que pode ajudar a impedir a execução de aplicativos maliciosos. Assim sendo, trata-se de um dos recursos mais importantes de segurança do computador, e desativar tal recurso é totalmente desaconselhável.
C – Manter os aplicativos atualizados.
Errada: de fato, esta é uma recomendação importante e muito aconselhável, segundo a cartilha do CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), como vemos a seguir:
Fabricantes costumam lançar novas versões quando há recursos a serem adicionados e vulnerabilidades a serem corrigidas. Sempre que uma nova versão for lançada, ela deve ser prontamente instalada, pois isto pode ajudar a proteger seu computador da ação de atacantes e códigos maliciosos. Além disto, alguns fabricantes deixam de dar suporte e de desenvolver atualizações para versões antigas, o que significa que vulnerabilidades que possam vir a ser descobertas não serão corrigidas.
Quando vulnerabilidades são descobertas, certos fabricantes costumam lançar atualizações específicas, chamadas de patches, hot fixesou service packs. Portanto, para manter os programas instalados livres de vulnerabilidades, além de manter as versões mais recentes, é importante que sejam aplicadas todas as atualizações disponíveis.
D – Realizar diagnósticos constantes do sistema.
Errada: a realização constante de diagnósticos também é uma prática aconselhável, pois eles permitem encontrar vários tipos de problemas relacionados à segurança, como algum software desatualizado, configurações inadequadas ou atividades suspeitas.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário