Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um homem teve seu computador infectado por um código malicioso que tornou seus dados inacessíveis. Logo após esse acontecimento, ele recebeu um e-mail solicitando que fizesse um depósito no valor de R$ 5.000,00 para obter o código de acesso, que desbloquearia seus dados para edição e utilização.

O tipo de código malicioso que infectou o computador desse homem, conforme o cert.br, é chamado de

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Ransomware.

 

O tipo de código malicioso que infectou o computador desse homem, conforme o cert.br, é chamado de
a)  Cavalo de Troia.
b)  Backdoor.
c)  Ransomware.
d)  Keylogger.

 

Analisando as alternativas, temos que:

A – Cavalo de Troia.

ErradaTrojan  ou Cavalo de Troia é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. Exemplos de trojans são programas que o usuário recebe ou obtém de sites na Internet e que parecem ser apenas cartões virtuais animados, álbuns de fotos, jogos e protetores de tela, entre outros. Estes programas, geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador. Trojans também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um computador, alteram programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também executem ações maliciosas. 

B – Backdoor.

Errada

Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim. Pode ser incluído pela   ão de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes, que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador para invadi-lo. Após incluído, o backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado. Há casos de backdoors incluídos propositalmente por fabricantes de programas, sob alegação de necessidades administrativas. Esses casos constituem uma séria ameaça à segurança de um computador que contenha um destes programas instalados pois, além de comprometerem a privacidade do usuário, também podem ser usados por invasores para acessarem remotamente o computador.

C – Ransomware.

CertaRansomware é um programa malicioso que sequestra os arquivos e programas de um computador, através da criptografia: os arquivos são compactados com senha, e o usuário não consegue mais abri-los. A vítima é então pressionada a fazer um pagamento (resgate) para que a senha lhe seja enviada e permita a abertura dos seus arquivos e programas. Se propaga, normalmente, através de redes sociais como Facebook e Twitter e aplicativos de mensagens instantâneas, como Whatsapp e Skype, e sites falsos.

D – Keylogger.

ErradaKeylogger é um tipo de spyware: é  um programa malicioso capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Programas deste tipo normalmente são obtidos por meio de arquivos baixados de sites suspeitos ou de arquivos anexados a e-mails.

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *