“Um tipo de spyware que tira prints (fotos) da tela do computador, informando onde o cursor do mouse é clicado, repassando informações sigilosas do usuário, como senhas, entre outros danos.”
O trecho acima faz referência a(o):
- A) Adware.
- B) Screenlogger.
- C) Backdoor.
- D) Rootkit.
- E) Hijacker.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Screenlogger.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Adware.
Errada: adware é um tipo de spyware: é um malware projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito. Este programa malicioso não tira prints (fotos) da tela do computador.
B – Screenlogger.
Certa: de fato, screenlogger é um programa malicioso capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking, através das quais são fornecidas as senhas dos serviços bancários.
C – Backdoor.
Errada: Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim. Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes, que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador para invadi-lo. Após incluído, o backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado. Há casos de backdoors incluídos propositalmente por fabricantes de programas, sob alegação de necessidades administrativas. Esses casos constituem uma séria ameaça à segurança de um computador que contenha um destes programas instalados pois, além de comprometerem a privacidade do usuário, também podem ser usados por invasores para acessarem remotamente o computador. Este programa malicioso não tira prints (fotos) da tela do computador.
D – Rootkit.
Errada: Rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido. Este programa malicioso não tira prints (fotos) da tela do computador.
E - Hijacker.
Errada: Hijacker é um programa invasor que modifica o registro do Windows. Ele modifica a página inicial do navegador do usuário, fazendo com que novas barras e ferramentas surjam na janela do navegador; também faz com que páginas sejam abertas automaticamente, praticamente inviabilizando a navegação de forma normal. Este programa malicioso não tira prints (fotos) da tela do computador.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário