Hoje a maioria das pessoas escuta músicas e assiste a vídeos na Internet através de um processo que não requer que se espere fazer o download de todo o conteúdo para depois assistir, sendo possível a exibição do áudio e do vídeo enquanto é feita a transferência dos dados. Além disso, o conteúdo é armazenado em um local e apagado após a conclusão da tarefa. Este processo só necessita, realmente, de um certo tipo de conexão com a Internet.
O texto faz referência a um processo e a um certo tipo de conexão com a Internet, que são, respectivamente,
- A) upload − wireless.
- B) streaming − dial modem.
- C) upload − cable modem.
- D) broadcasting − wireless.
- E) streaming − banda larga.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) streaming − banda larga.
Analisando as alternativas, temos que:
A - Errada: upload é a operação de enviar dados a outro computador da rede. Para escutar músicas e/ou assistir vídeos, o usuário recebe dados em sua máquina principalmente.
Wireless é o nome dado a qualquer tecnologia que dispense a utilização de cabos para que os dispositivos comuniquem-se entre si.
B - Errada: Streaming é uma forma de transmissão instantânea de áudio e vídeo através de redes, permitindo a usuários da Internet escutar músicas e assistir vídeos sem precisar fazer download, tornando o acesso a conteúdos online um procedimento bem rápido. De forma mais técnica, streaming é a técnica de particionar um arquivo em pedaços e enviá-los para o usuário em sequência e continuamente. O receptor é capaz de usar ou reproduzir os dados à medida que eles chegam. O software do receptor pode então começar a processar os pedaços tão logo os receba. Por exemplo, um sistema de streaming pode particionar um arquivo de áudio ou de vídeo em vários pacotes, com tamanhos ajustados para a largura de banda disponível entre o cliente e o servidor. Quando o cliente tiver recebido pacotes suficientes, o software pode simultaneamente reproduzir um pacote, descomprimir outro e receber um terceiro. Este modelo contrasta com o método mais tradicional (download), onde a reprodução é retardada até que todo o arquivo tenha sido recebido. Este é o processo citado no enunciado.
Dial-modem é um dispositivo, e não um serviço de conexão com a Internet. um dispositivo de hardware que permite a conversão de dados para que um computador ou rede conecte-se à Internet, utilizado em algumas na tecnologias de conexão via linha telefônica discada.
C - Errada: upload é a operação de enviar dados a outro computador da rede. Para escutar músicas e/ou assistir vídeos, o usuário recebe dados em sua máquina principalmente.
Cable modem é um dispositivo, e não um serviço de conexão com a Internet. um dispositivo de hardware que permite a conversão de dados para que um computador ou rede conecte-se à Internet, utilizado em algumas na tecnologias de conexão via cabo.
D - Errada: broadcasting, que em português significa difusão, é uma tecnologia usada em redes, na qual uma informação recebida pelo hub é retransmitida a todos os nós que a ele estiverem conectados.
Wireless é o nome dado a qualquer tecnologia que dispense a utilização de cabos para que os dispositivos comuniquem-se entre si.
E - Certa: Streaming é uma forma de transmissão instantânea de áudio e vídeo através de redes, permitindo a usuários da Internet escutar músicas e assistir vídeos sem precisar fazer download, tornando o acesso a conteúdos online um procedimento bem rápido. De forma mais técnica, streaming é a técnica de particionar um arquivo em pedaços e enviá-los para o usuário em sequência e continuamente. O receptor é capaz de usar ou reproduzir os dados à medida que eles chegam. O software do receptor pode então começar a processar os pedaços tão logo os receba. Por exemplo, um sistema de streaming pode particionar um arquivo de áudio ou de vídeo em vários pacotes, com tamanhos ajustados para a largura de banda disponível entre o cliente e o servidor. Quando o cliente tiver recebido pacotes suficientes, o software pode simultaneamente reproduzir um pacote, descomprimir outro e receber um terceiro. Este modelo contrasta com o método mais tradicional (download), onde a reprodução é retardada até que todo o arquivo tenha sido recebido. Este é o processo citado no enunciado.
Para que seja possível utilizar o serviço de streaming, o usuário deve ter uma conexão em banda larga: o termo banda se refere à velocidade permitida pela conexão à Internet. Por exemplo: banda larga é um termo que designa qualquer conexão à Internet cuja velocidade seja maior do que a velocidade padrão de conexões discadas, ou seja, 56 kbps. Atualmente várias tecnologias permitem o acesso em banda larga, como ADSL, Cabo, satélite, ISDN e outras. Quanto maior a velocidade contratada, mais rápidos serão downloads e uploads de arquivos como fotos, vídeos, músicas, etc, a navegação, o envio e o recebimento de e-mails, a utilização de jogos e todos os outros recursos disponíveis na Internet.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário