Navegadores web, tais como Mozilla Firefox e Google Chrome, permitem acessar páginas na internet de maneira prática e fácil. Acerca do uso de navegadores web, considere as afirmativas a seguir.
I. As URLs “http://www.google.com” e “https://www.google.com” indicam páginas da web que usam o protocolo HTTP e HTTP seguro, respectivamente.
II. A URL “http://www.google.com” é equivalente à URL “http://www.google.com:80”, pois o número 80 indica a porta padrão para endereços HTTP e pode ser omitido.
III. Páginas que utilizam HTTPS são preferíveis, uma vez que, por criptografarem todas as mensagens entre o navegador e o servidor, são sempre livres de vírus.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativa(s) correta(s).
- A) I e II.
- B) I.
- C) II e III.
- D) III.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) I e II.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativa(s) correta(s).
a) I e II.
b) I.
c) II e III.
d) III.
Analisando as afirmativas, temos que:
Certa: de fato, HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é conhecido como o protocolo da navegação já que, através dele, é possível navegar pelas páginas da Internet, ou, num linguajar mais técnico, ele permite a transferência de arquivos em hipermídia.
SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo usado em conjunto com outros (como o FTP e o HTTP, por exemplo) para implementar a criptografia nas informações que trafegam entre as máquinas que estão se comunicando, aumentando a segurança.
HTTPS é um protocolo que resulta do uso do HTTP em conjunto com o SSL, para que as informações transferidas entre as máquinas sejam criptografadas, e quando isto ocorre, é exibido o ícone de um cadeado fechado. Por este motivo, é considerado como o protocolo HTTP seguro.
Certa: porta de protocolo é um recurso que permite que mais de uma aplicação seja utilizada trabalhando-se com um único endereço IP, ou seja, cada porta pode ser usada por um programa ou serviço diferente. As portas "mais conhecidas" são numeradas de 0 a 1023, destinadas a serviços mais comuns, como servidores web, FTP, e-mail, arquivos, etc, mas uma porta pode chegar ao número 65535.
URL (Uniform Resource Locator) é um endereço "por extenso", como www.tecconcursos,com.br, é muito mais fácil de ser memorizada. Os navegadores aceitam, em suas barras de endereços, ambas as formas de endereçamento, IP e URL, sendo que o responsável pela conversão de URL em endereço IP é um servidor chamado DNS que, usando um grande banco dados, recebe a URL, verifica a qual IP ela corresponde, e informa o endereço IP ao navegador.
Segundo o livro "Protocolo TCP/IP", de Behrouz A. Forouzan, Sophia Chung Fegan, a URL informa protocolo, host, porta e caminho:
De fato, o número 80 indica a porta através da qual o protocolo deve atuar e tal parâmetro não é obrigatório, ou seja, pode ser omitido na definição de URL.
Errada: vírus é um programa ou parte de um programa de computador que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado. De fato, páginas que utilizam o protocolo HTTPS são preferíveis, por serem mais seguras, mas não se pode afirmar que tais páginas sejam "sempre livres de vírus". Ainda que o protocolo usado seja o HTTPS, há o risco de Vírus de script, que é um malware escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
Deixe um comentário