Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Suponha que um Assistente Administrativo da SANASA pretenda criar uma home page  para atender a algumas necessidades internas de uso geral da empresa. Utilizando tecnologia Web, dentre outras coisas, precisará:


I.  definir o âmbito de hospedagem da página.


II.  de uma linguagem de marcação de hipertexto.


III.  de um localizador de página.


IV.  de um protocolo de transmissão de hipertexto.


Essas necessidades estão, correta e respectivamente, relacionadas a

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Intranet  −  HTML  −  URL  e  HTTP.

Suponha que um Assistente Administrativo da SANASA pretenda criar uma home page  para atender a algumas necessidades internas de uso geral da empresa. Utilizando tecnologia Web, dentre outras coisas, precisará:


I.  definir o âmbito de hospedagem da página.


II.  de uma linguagem de marcação de hipertexto.


III.  de um localizador de página.


IV.  de um protocolo de transmissão de hipertexto.


Essas necessidades estão, correta e respectivamente, relacionadas a
a)  Rede Wan  −  HTTP  −  URL  e  HTML.
b)  LAN  −  WWW  −  URL  e  HTML.
c)  Intranet  −  URL  −  WWW  e  HTTP.
d)  Intranet  −  HTML  −  URL  e  HTTP.
e)  Internet  −  HTML  −  URL  e  WWW.

 

Analisando as necessidades mencionadas, temos que:

 

I.  definir o âmbito de hospedagem da página.

 

Rede Wan (alternativa A): WAN (Wide Area Network) é uma rede que abrange computadores que podem estar muito distantes uns dos outros, como milhares de quilômetros. Apesar do enunciado mencionar "necessidades internas", o "âmbito de hospedagem" de uma "home page" pode ser uma rede de longo alcance, como é o caso de uma rede WAN.

 

LAN (alternativa B): LAN (Local Area Network) é uma rede que abrange uma pequena área geográfica, como uma residência ou um escritório, por exemplo. Trata-se de uma rede rápida e limitada em matéria de extensão, que não usa serviços de empresas de telecomunicações na qual todos os pontos são conhecidos, e que pelo seu reduzido tamanho permite que todos os pontos sejam conhecidos. Como o enunciado menciona "necessidades internas", o "âmbito de hospedagem" de uma "home page" pode ser uma rede LAN.

 

Intranet (alternativa C, D e E): é uma rede privada, pertencente a uma empresa (ou a uma residência), de acesso restrito a seus membros, que utiliza os mesmos padrões e protocolos da Internet, tais como http, tcp, ip, smtp, pop3, etc. Assim, os mesmos programas utilizados na Internet podem também ser aplicados à Intranet. Mesmo que não haja acesso à Internet, é perfeitamente possível utilizar todos os recursos disponíveis em uma intranet. Como e enunciado refere-se a "necessidades internas", está se referindo a uma Intranet, que é o tipo de rede usada em corporações, como é o caso da SANASA


II.  de uma linguagem de marcação de hipertexto.

 

HTTP (alternativa A): HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é conhecido como o protocolo da navegação já que, através dele, é possível navegar pelas páginas da Internet, ou, num linguajar mais técnico, ele permite a transferência de arquivos em hipermídiaAssim sendo, HTTP é um protocolo e não uma "linguagem de marcação de hipertexto", o que nos permite descartar a alternativa A. 

 

WWW (alternativa B): WWW (World Wide Web) é definido como uma ferramenta através da qual o usuário pode navegar pelas páginas da Internet. Numa definição mais técnica, trata-se do conjunto de usuários de recursos da Internet que utilizam o protocolo HTTP. Assim sendo,  WWW é uma ferramenta e não uma "linguagem de marcação de hipertexto", o que nos permite descartar a alternativa B. 

 

URL (alternativa C): URL (Uniform Resource Locator): é um endereço "por extenso" (ou seja, um recurso que permite localizar páginas),  como www.tecconcursos,com.br; é muito mais fácil de ser memorizado do que um endereço IP, que contém apenas números e pontos (como 198.179.0.0, por exemplo). Assim sendo,  URL é um localizador de páginas e não uma "linguagem de marcação de hipertexto", o que nos permite descartar a alternativa C. 

 

HTML (alternativas D e E):  HTML (Hyper Text Markup Languageé uma linguagem de programação utilizada na criação das páginas da Internet. As páginas criadas através desta linguagem correspondem a arquivos, que podem ser interpretados por todos os navegadores, já que a navegação consiste na consulta e interação com as informações constantes nas páginas da Internet. Esta é, portanto,  a linguagem de marcação de hipertexto à qual o enunciado se refere
 

III.  de um localizador de página.

 

Como só restam as alternativas D e E, e em ambas constam a sigla URL, ambas estão certas, pois comentei acima que, de fato, URL pode ser considerado um "localizador de páginas"


IV.  de um protocolo de transmissão de hipertexto.

 

Aqui encontramos a RESPOSTA DA QUESTÃO, que é a LETRA D, já que, conforme comentei acima, o HTTP é, de fato, um protocolo de transmissão de hipertexto.

 

A alternativa E deve ser descartada pois, conforme comentei acima, WWW não é um protocolo, mas uma ferramenta da Internet. 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *