A classificação dos sistemas operacionais em relação ao seu projeto (arquitetura), que fornece uma abstração do hardware para vários sistemas operacionais se refere a:
- A) Sistema em camadas.
- B) Monitor de máquinas virtuais.
- C) Núcleo monolítico ou monobloco.
- D) Micronúcleo ou modelo cliente-servidor.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Monitor de máquinas virtuais.
A classificação dos sistemas operacionais em relação ao seu projeto (arquitetura), que fornece uma abstração do hardware para vários sistemas operacionais se refere a:
a) Sistema em camadas.
b) Monitor de máquinas virtuais.
c) Núcleo monolítico ou monobloco.
d) Micronúcleo ou modelo cliente-servidor.
Gabarito: Letra B.
O hypervisor, ou Monitor de Máquina Virtual (VMM) é um termo importante dentro do tema virtualização. É uma camada de software entre o hardware e o sistema operacional, ou seja, fornece uma abstração/uma segmentação entre hardware e sistema operacional. O VMM é responsável por fornecer ao sistema operacional visitante a abstração da máquina virtual. É o hypervisor que controla o acesso dos sistemas operacionais visitantes aos dispositivos de hardware. É interessante ressaltar que o VMM não executa em modo usuário, pois é ele que deve executar, ou simular a execução, das instruções privilegiadas requisitadas pelo sistema operacional visitante.
Sobre o Núcleo Monolítico:
Pode ser chamado de Kernel estático também. é o modelo que a maioria dos seus recursos são executados pelo próprio kernel (internamente). Uma das principais vantagens de ter um kernel monolítico é que ele fornece agendamento de CPU, gerenciamento de memória, gerenciamento de arquivos e outras funções do sistema operacional por meio de chamadas de sistema (System Calls). A outra é que se trata de um único grande processo executado inteiramente em um único espaço de endereço.
MicroKernel ou Micronúcleo (também é recorrente em prova):
Ao invés de ter um núcleo grande e espaçoso para que todas as instruções aconteçam dentro dele, o microkernel implementa o mínimo possível de núcleo, e por isso, Esse modelo procura dividir as diferentes atividades do sistema operacional em serviços, os quais são desenvolvidos fora do núcleo.
Sobre os sistemas em camadas:
O Sistema Operacional em Camadas é um termo oriundo dos estudos referentes a sistemas operacionais, que designa os modelos de sistemas operacionais montados sobre uma hierarquia de camadas.
Gabarito: Letra B.
Deixe um comentário