Com relação aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, assinale a opção correta.
- A) No Linux, a nomeação de arquivos e diretórios é irrestrita, não havendo limitação de comprimento ou caracteres não permitidos.
- B) No Windows 7, ao contrário das versões anteriores, é possível examinar o conteúdo de várias pastas em uma única janela do Windows Explorer, desde que as subpastas estejam compartilhadas.
- C) Todo arquivo ou diretório tem propriedades associadas. Independentemente do sistema operacional, quaisquer dessas propriedades podem ser alteradas diretamente pelo proprietário do arquivo.
- D) No Linux, um diretório pode conter referências a arquivos e a outros diretórios, que podem também conter outras referências a arquivos e diretórios. Todavia, nesse sistema, os arquivos contidos em um diretório devem ser do mesmo tipo.
- E) Muitos sistemas operacionais suportam vários tipos de arquivos. Linux e Windows, por exemplo, apresentam os arquivos de texto, os arquivos de dados, os arquivos executáveis e as bibliotecas compartilhadas como arquivos do tipo regular.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Muitos sistemas operacionais suportam vários tipos de arquivos. Linux e Windows, por exemplo, apresentam os arquivos de texto, os arquivos de dados, os arquivos executáveis e as bibliotecas compartilhadas como arquivos do tipo regular.
Com relação aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, assinale a opção correta.
Analisando as alternativas, temos que:
A - No Linux, a nomeação de arquivos e diretórios é irrestrita, não havendo limitação de comprimento ou caracteres não permitidos.
Errada: cada entidade física e lógica no Linux é representada como um arquivo no sistema de arquivos do Linux. Um nome de arquivo consiste de uma série de letras contínuas, números e alguns sinais de pontuação. Existem algumas restrições para os nomes dos arquivos:
-
Não podem conter espaços e quaisquer caracteres que representam um separador de campo;
- Não pode conter quaisquer caracteres que têm significados especiais para o shell. Os caracteres “proibidos” são ! @ # $ % ^ & * ( ) [ ] { } ‘ “ / | ; < >
O tamanho dos nomes dos arquivos depende do sistema de arquivo em uso. No ext2fs, ext3fs, ext4fs, ReiserFS, XFS e outros o limite é de 255 caracteres.
B - No Windows 7, ao contrário das versões anteriores, é possível examinar o conteúdo de várias pastas em uma única janela do Windows Explorer, desde que as subpastas estejam compartilhadas.
Errada: na janela do Windows Explorer do Windows 7 são exibidas todas as pastas contidas em uma unidade. Para verificar o conteúdo de uma das pastas, basta abrir a referida e pasta, e seu conteúdo será exibido, sem necessidade de que tal pasta esteja compartilhada.
C - Todo arquivo ou diretório tem propriedades associadas. Independentemente do sistema operacional, quaisquer dessas propriedades podem ser alteradas diretamente pelo proprietário do arquivo.
Errada: é correto afirmar que todo arquivo ou diretório (que é a mesma coisa que pasta) tem propriedades específicas. No entanto, o administrador do sistema (que é chamado de "root" no Linux e de "administrador" no Windows) pode configurar arquivos de forma que eles não possam ter suas propriedades alteradas por outros usuários (mesmo que sejam os donos dos arquivos) que não sejam administradores.
D - No Linux, um diretório pode conter referências a arquivos e a outros diretórios, que podem também conter outras referências a arquivos e diretórios. Todavia, nesse sistema, os arquivos contidos em um diretório devem ser do mesmo tipo.
Errada: é correto afirmar que no Linux, um diretório pode conter referências a outros diretórios, que também podem conter outras referências a arquivos diretórios. No entanto, não há nenhuma exigência de os arquivos de um diretório devam ser do mesmo tipo.
E - Muitos sistemas operacionais suportam vários tipos de arquivos. Linux e Windows, por exemplo, apresentam os arquivos de texto, os arquivos de dados, os arquivos executáveis e as bibliotecas compartilhadas como arquivos do tipo regular.
Certa: Linux e Windows suportam, de fato, vários tipos diferentes de arquivos. No entanto, no Linux, por exemplo, não há extensões compulsórias como .COM e .EXE para programas e outras extensões conhecidas nos sistemas operacionais Microsoft. No contexto da afirmativa, podemos inferir que a palavra "regular" significa "comum" e, assim sendo, o que se afirma é verdadeiro, já que ambos os sistemas operacionais mencionados suportam também arquivos de texto, de dados, executáveis e as bibliotecas compartilhadas.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário