Considerando os diferentes tipos de software e suas aplicações, assinale a alternativa CORRETA.
- A) As denominações software livre e open source são equivalentes.
- B) Se um software é open source, isso significa, necessariamente, que o software executável é gratuito.
- C) O software proprietário é qualquer software que tem direitos exclusivos para a pessoa ou empresa que o produziu. Exemplos: Windows e Adobe Photoshop.
- D) O software proprietário é disponibilizado aos usuários finais como código-fonte. Os softwares livres e open source não podem ser disponibilizados como códigos-fonte.
- E) São exemplos de tecnologias open source: o sistema operacional mobile Android, o navegador web Mozilla Firefox e o sistema operacional Mac OS.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O software proprietário é qualquer software que tem direitos exclusivos para a pessoa ou empresa que o produziu. Exemplos: Windows e Adobe Photoshop.
Considerando os diferentes tipos de software e suas aplicações, assinale a alternativa CORRETA.
a) As denominações software livre e open source são equivalentes.
b) Se um software é open source, isso significa, necessariamente, que o software executável é gratuito.
c) O software proprietário é qualquer software que tem direitos exclusivos para a pessoa ou empresa que o produziu. Exemplos: Windows e Adobe Photoshop.
d) O software proprietário é disponibilizado aos usuários finais como código-fonte. Os softwares livres e open source não podem ser disponibilizados como códigos-fonte.
e) São exemplos de tecnologias open source: o sistema operacional mobile Android, o navegador web Mozilla Firefox e o sistema operacional Mac OS.
Analisando as alternativas, temos que:
A – As denominações software livre e open source são equivalentes.
Errada: As denominações software livre e open source são diferentes:
Software livre é de livre distribuição, o que significa que qualquer pessoa pode obter o software gratuitamente, copiá-lo e distribuí-lo. Não necessariamente tem o código fonte aberto.
Open source: trata-se de um software que permite o acesso ao código fonte do programa; este acesso permite que o código seja estudado e modificado, para se adequar às necessidades de um usuário (Código fonte é o programa escrito em linguagem de alto nível, ou seja, uma linguagem que trabalha com palavras em inglês, que são compreendidas por um programador).
B – Se um software é open source, isso significa, necessariamente, que o software executável é gratuito.
Errada: conforme comentado acima, open source significa que o código fonte do software está disponível, mas não necessariamente é gratuito, e tampouco executável, já que a linguagem do software executável é binária, ou seja, não se entende nada do código. O que interessa ser acessível é o código fonte, já que através do seu conhecimento é possível entender a lógica do programa e alterá-lo.
C – O software proprietário é qualquer software que tem direitos exclusivos para a pessoa ou empresa que o produziu. Exemplos: Windows e Adobe Photoshop.
Certa: de fato, Software proprietário é aquele que pertence a uma empresa e só pode ser usado mediante o pagamento de uma licença. Além disso, seu código fonte não está disponível e, por isto, não é um software de código aberto. O Windows e o Adobe Photoshot são, de fato, softwares proprietários.
D – O software proprietário é disponibilizado aos usuários finais como código-fonte. Os softwares livres e open source não podem ser disponibilizados como códigos-fonte.
Errada: conforme comentado acima, o software proprietário não disponibiliza o código fonte aos usuários. Já no caso do software open source, o código fonte é disponibilizado aos usuários.
E – São exemplos de tecnologias open source: o sistema operacional mobile Android, o navegador web Mozilla Firefox e o sistema operacional Mac OS.
Errada: o Android é open source, assim como o Mozilla Firefox, mas o Mac OS é um software proprietário, ou seja, seu código fonte não está disponível para os usuários.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário