Considere:
Para que um computador comece a operar quando é ligado ou reiniciado, por exemplo, precisa dispor de um programa para executar sua inicialização, denominado …I… . Este programa normalmente é armazenado em memória do tipo …II… dentro do hardware do computador, conhecida pelo termo …III… . Este programa deve alocar e carregar na memória …IV… do computador, o …V… do sistema operacional.
Preenchem correta e respectivamente as lacunas I , II , III e I V e V:
- A) firmware − cache − BIOS − volátil − core.
- B) bootstrap − ROM − firmware − RAM − kernel.
- C) kernel − volátil − cache − principal − núcleo.
- D) boot.ini − estática − ROM − VRAM − boot.
- E) POST − dinâmica − EEPROM − não volátil − BIOS.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) bootstrap − ROM − firmware − RAM − kernel.
Os computadores nem sempre possuíram memória somente leitura, ou ROM, e no início o processo de inicialização da máquina demandava a inserção de um disco de boot, que continha o software responsável por carregar o sistema operacional. Com a inclusão da memória ROM, as máquinas podiam armazenar um programa inicial, sem que ele pudesse ser apagado, de forma que ao ligar a energia da CPU, a execução poderia partir sempre de um ponto fixo de memória e daí evoluir gradativamente na ativação de todos os componentes necessários para que a máquina entre em operação.
O armazenamento de um programa, incluídos os dados necessários para sua execução, em uma memória ROM é o que se chama de firmware. Assim, o programa inicial podia ser armazenado em firmware na própria máquina, sem a necessidade de um dispositivo externo para carregar o SO. Cada arquitetura e modelo de computador pode ter um sistema de inicialização que varia em relação aos demais. Os computadores IBM PC e compatíveis armazenam a Basic Input/Output System (BIOS) em firmware. Ao serem energizados, os IBM PC executam a BIOS, que é responsável por realizar o Power-On Self Test (POST). O POST é uma sequência de testes básicos para garantir que o hardware esteja funcionando corretamente. Após esse momento, o sistema pode seguir na sequência de inicialização.
O próximo passo é, em geral, carregar um programa, chamado de boot loader ou bootstrap, que possa inicializar o sistema operacional. A BIOS usualmente vai verificar uma lista de dispositivos que podem armazenar esse programa e carregar o primeiro encontrado. Assim, o caso típico é que a BIOS carregue o programa que está armazenado em uma posição específica no disco rígido principal. O boot loader é então carregado na RAM e a execução é transferida para ele.
Comento as alternativas a seguir:
a) Item errado. Firmware é a combinação de código executável e dados armazenados em uma memória ROM, assim esse conceito não cabe na lacuna I. A memória cache é contida dentro dos processadores atuais, ela é volátil e, logo, não se encaixa na lacuna II. BIOS é um programa, logo não se adequa à lacuna III. As lacunas IV e V até poderiam ser preenchidas pelos termos apresentados no item, apesar de não serem os mais adequados.
b) Item correto. Na verdade esse item é a melhor resposta. O processo de inicialização da máquina é chamado de bootstrap, mas também podemos chamar o boot loader de bootstrap, então, a lacuna I está correta. Na arquitetura IBM PC, é a BIOS que fica armazenada na ROM e não o boot loader. Mesmo assim, existem arquiteturas menos flexíveis que podem armazenar o boot loader diretamente na ROM. Isso agiliza o processo de inicialização mas normalmente vai permitir que apenas um único SO possa ser carregado. Assim, apesar das ressalvas, a lacuna II pode ser ROM. Como já comentado, a ROM, carregada por um programa e os dados necessários para sua execução, é um firmware, logo, a lacuna III está correta. Por fim, o boot loader é responsável por carregar na memória principal do computador o kernel ou núcleo do SO.
c) Item errado. Kernel é o núcleo do SO, logo, não preenche a lacuna I. Não pode ser usada uma memória volátil para armazenar o programa de inicialização da máquina, logo, a lacuna II é incorreta. Cache é uma memória volátil presente nos processadores, de forma que não é a resposta da lacuna III. As lacunsa IV e V estão corretamente preenchidas.
d) Item errado. Boot.ini é um arquivo com parâmetros de inicialização dos sistemas Windows, logo, não preenche a lacuna I. Memória estática se refere a um tipo de tecnologia usada em memórias RAM, logo, não preenche a lacuna II. ROM poderia preencher a lacuna III. Não existe essa memória VRAM trazida pelo item e boot não é uma parte do sistema que deva ser carregada na memória.
e) Item errado. O POST não é a inicialização do sistema, é apenas uma sequência de testes de hardware, logo, não preenche a lacuna I. Memória dinâmica é um tipo de tecnologia usada nas memórias RAM, voláteis, logo, não preenche a lacuna II. EEPROM é uma tecnologia de memória somente leitura, mas não o termo usado para designar a memória a que a questão se refere, logo, a lacuna III está incorreta. As lacunas IV e V poderiam ser volátil e kernel ou núcleo.
Deixe um comentário