Em relação aos tipos de licenciamento ou de distribuição de um software oferecido ao usuário final, analise as assertivas.
I) Trial: o software funciona, mas não de maneira completa. Para utilizar todo o potencial, o usuário deverá comprá-lo.
II) Freeware: softwares gratuitos geralmente para pessoas físicas. Em alguns casos, pode existir uma versão paga para uso corporativo.
III) Shareware: softwares que apenas funcionam por um determinado período de tempo e depois o usuário deve decidir se adquire ou não o produto.
IV) Open-source: software de distribuição livre, de código-fonte aberto e disponível gratuitamente para download.
Estão corretas apenas as assertivas:
- A) I e IV.
- B) I, II, III e IV.
- C) I, II e III.
- D) II e III.
- E) II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I, II, III e IV.
Analisando as afirmativas, temos que:
Certa: trial é um meio de distribuição semelhante ao demo e ao shareware, porém com limitação de tempo - após o prazo estipulado, o programa tem seus recursos bloqueados; caso o usuário deseje continuar usufruindo do programa, deve entrar em contato com a empresa que o comercializa para efetuar a compra da licença, quando receberá uma chave que desbloqueará o uso do programa.
O trecho da alternativa parece ter sido copiado da Wikipedia, segundo a qual:
Versões trial: os programas funcionam mas não de maneira completa, geralmente não salvando ou exportando os trabalhos realizados por completo, para utilizar todo o seu potencial o usuário deve comprar o software completo ou apenas a sua licença.
Certa: freeware é o software que é gratuito apenas, ou seja, embora não se pague nada para usá-lo, não se tem acesso ao código-fonte, logo não pode ser alterado.
O trecho da alternativa parece ter sido copiado da Wikipedia, segundo a qual:
Freeware: Freewares são softwares gratuitos, geralmente para pessoas físicas, havendo uma versão paga para uso corporativo. Geralmente propagandas ou patrocinadores mantém o projeto vivo.
Certa: shareware é uma modalidade de distribuição e comercialização na qual o software pode ser livremente copiado – no entanto, ele funciona em um modo de “demonstração” por determinado período. O usuário deve então, após esse período de testes, adquirir a licença do software, caso seja de seu interesse. Nesse caso, o usuário receberá um número serial (chamado de chave), que desbloqueará recursos não disponíveis no modo de demonstração.
O trecho da alternativa parece ter sido copiado da Wikipedia, segundo a qual:
Shareware: São softwares que apenas funcionam por um determinado período de tempo (chamado período de avaliação) e depois o usuário deve decidir se adquire ou não o produto.
Certa: open source é a mesma coisa que código aberto: trata-se de um software que permite o acesso ao código fonte do programa; este acesso permite que o código seja estudado e modificado, para se adequar às necessidades de um usuário. Esta é uma característica dos programas denominados software livre, ou seja, se um programa for software livre, o seu código fonte estará disponível, como é o caso do Linux, por exemplo.
O trecho da alternativa parece ter sido copiado da Wikipedia, segundo a qual:
Opensource, GPL e GNU: É uma distribuição livre, de código-fonte aberto e disponível gratuitamente para download. O usuário tem total liberdade para fazer suas próprias alterações e posteriormente os desenvolvedores poderão utilizar esse código no projeto seguindo o mesmo padrão GPL (GNU Public License) que é o formato padrão Open-source.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário