Existe um tipo de programa de computador que é distribuído gratuitamente, contudo, com algum tipo de limitação, como o uso por um tempo limitado ou recursos indisponíveis. Para uso integral do programa, é solicitado pagamento por parte do usuário. Esse tipo de programa é denominado:
- A) Freeware.
- B) Rootkit.
- C) Copyleft.
- D) Shareware.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Existe um tipo de programa de computador que é distribuído gratuitamente, contudo, com algum tipo de limitação, como o uso por um tempo limitado ou recursos indisponíveis. Para uso integral do programa, é solicitado pagamento por parte do usuário. Esse tipo de programa é denominado:
a) Freeware.
b) Rootkit.
c) Copyleft.
d) Shareware.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Freeware.
Certa: Freeware é o software que é gratuito apenas, ou seja, embora não se pague nada para usá-lo, não se tem acesso ao código-fonte, logo não pode ser alterado. Alguns aplicativos distribuídos desta forma disponibilizam opções pagas que normalmente são denominadas de "premium" ou "upgrades pagos" do freeware. Ao efetuar o pagamento, é possível desbloquear recursos adicionais.
B – Rootkit.
Errada: este termo não se refere a uma modalidade de distribuição de sortware, mas a uma ameaça: é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido. O conjunto de programas e técnicas fornecido pelos rootkits pode ser usado para:
- remover evidências em arquivos de logs de segurança;
- instalar outros códigos maliciosos, como backdoors, para assegurar o acesso futuro ao computador infectado;
- esconder atividades e informações, como arquivos, diretórios, processos, chaves de registro, conexões de rede, etc;
- mapear potenciais vulnerabilidades em outros computadores, por meio de varreduras na rede;capturar informações da rede onde o computador comprometido está localizado, pela interceptação de tráfego.
C – Copyleft.
Errada: Copyleft - a forma mais simples de fazer com que um programa seja livre é colocá-lo em domínio público, sem direitos reservados. Isso permite compartilhar o programa e suas melhorias com as pessoas, se assim o desejarem. Mas também permite que pessoas não-cooperativas convertam o programa em software privado. Elas podem fazer mudanças, muitas ou poucas, e distribuir o resultado como um produto proprietário (isto é, que não pode ser modificado a não ser por quem o distribuiu). As pessoas que recebem o programa com essas modificações não têm a liberdade que o autor original lhes deu, retirada pelo intermediário. De qualquer forma, seta modalidade não se enquadra na solicitação do enunciado.
D – Shareware.
Certa: Shareware é uma modalidade de distribuição e comercialização na qual o software pode ser livremente copiado – no entanto, “demonstração” por determinado período. O usuário deve então, após esse período de testes, comprar a licença do software, caso seja de seu interesse. Nesse caso, o usuário receberá um número serial (chamado de chave), que desbloqueará recursos não disponíveis no modo de demonstração.
Assim sendo, como há duas respostas certas, A QUESTÃO FOI ANULADA, com a seguinte justificativa fornecida pela banca:
O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é procedente, visto que houve um equívoco na elaboração do enunciado da questão, programas em licença freeware possui sua funcionalidade principal de uso gratuito, mas existem aplicações que possuem recursos extras acessíveis via pagamento, portanto não sendo integralmente acessível, portanto, tanto a alternativa “A” e “D” podem ser consideradas corretas. Diante do exposto, com o intuito de manter a legalidade do concurso e a isonomia entre os candidatos, optamos, pois pela anulação da questão. QUESTÃO ANULADA.
Deixe um comentário