O sistema operacional que possui código aberto é:
- A) Windows 7.
- B) Windows Server.
- C) Vmware.
- D) Linux.
- E) Z/OS
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Linux.
O sistema operacional que possui código aberto é:
a) Windows 7.
b) Windows Server.
c) Vmware.
d) Linux.
e) Z/OS
Software proprietário é aquele que pertence a uma empresa e só pode ser usado mediante o pagamento de uma licença. Além disso, seu código fonte não está disponível e, por isto, não é um software de código aberto.
Software livre caracteriza-se por ter o código é aberto, ou seja, qualquer pessoa tem acesso ao código fonte do sistema, e é de livre distribuição, o que significa que qualquer pessoa pode obter o software gratuitamente, copiá-lo e distribuí-lo.
Código aberto é a mesma coisa que open source: trata-se de um software que permite o acesso ao código fonte do programa; este acesso permite que o código seja estudado e modificado, para se adequar às necessidades de um usuário. Esta é uma característica dos programas denominados software livre, ou seja, se um programa for software livre, o seu código fonte estará disponível, como é o caso do Linux, por exemplo.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Windows 7.
Errada: o Windows 7 é um software proprietário, ou seja, pertence a uma empresa e só pode ser usado mediante o pagamento de uma licença. Além disso, seu código fonte não está disponível e, por isto, não é um software de código aberto.
B – Windows Server.
Errada: Windows Server é uma versão do sistema operacional Windows para redes. Logo, assim como ocorre com o Windows 7, trata-se de um software proprietário.
C – Vmware.
Errada: VmWare é uma plataforma de virtualização, e não é um sistema operacional.
D – Linux.
Certa: Linux é um sistema operacional distribuído como Software Livre, que é uma modalidade de distribuição que reúne, como principais características:
- Livre distribuição: o software pode ser adquirido de forma gratuita; pode ser usado para qualquer propósito (em ambientes domésticos ou comerciais); pode ser distribuído livremente, ou seja, qualquer usuário pode fazer cópias do software e distribuí-las a quem quiser.
- Código aberto (open source): qualquer usuário tem acesso ao código fonte do software. O código fonte é o arquivo escrito em uma linguagem de alto nível, ou seja, uma linguagem de programação que pode ser facilmente compreendida por um programador. Como se tem acesso a este arquivo, é possível alterar o funcionamento do programa, para adequá-lo às necessidades do usuário ou da empresa.
E – Z/OS
Errada: z/OS é um sistema operacional de 64 bits para mainframes, criado pela IBM. É o sucessor do OS/390, o qual, por sua vez, combinou o MVS e o UNIX System Services - uma implementação UNIX POSIX-aderente para mainframes, anteriormente conhecida como MVS Open Edition ou OpenMVS). Trata-se de um software proprietário.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Deixe um comentário