Os sistemas operacionais possuem várias funções, dependendo do tipo de sistema operacional. Em uma das funções, o sistema operacional atua como sendo um intermediário entre os usuários, o software e o hardware. Trata-se da função do Sistema Operacional:
- A) Gerenciamento de processos.
- B) Gerenciamento de memória principal.
- C) Gerenciamento de armazenamento secundário.
- D) Gerenciamento do sistema de entrada e saída de dados (I/O).
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Gerenciamento do sistema de entrada e saída de dados (I/O).
Os sistemas operacionais possuem várias funções, dependendo do tipo de sistema operacional. Em uma das funções, o sistema operacional atua como sendo um intermediário entre os usuários, o software e o hardware. Trata-se da função do Sistema Operacional:
a) Gerenciamento de processos.
b) Gerenciamento de memória principal.
c) Gerenciamento de armazenamento secundário.
d) Gerenciamento do sistema de entrada e saída de dados (I/O).
Sistema operacional pode ser definido como um conjunto de arquivos (dados e programas) que prepara o ambiente para que o usuário possa utilizar qualquer programa no computador. Efetivamente, ele torna o computador “operacional”, pois assume o controle integral da máquina quando é carregado, gerenciando os dispositivos mais importantes do computador, como a CPU, unidades de entrada e saída e as memórias.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Gerenciamento de processos.
Errada: segundo o livro "Informática: conceitos e aplicações" de Marcelo Marcula:
Gerenciamento de processos
Para compreender o funcionamento dos sistemas operacionais, é importante distinguir entre um programa e a atividade de executá-la (conhecida como Processo). O Programa é um conjunto finito e estático de instruções, já o processo é dinâmico, alterando conforme a execução. Um processo pode ser definido como o estado do programa em um determinado momento do processamento. Todo processo necessita de recursos para que seja executado e uma das funções dos sistemas operacionais é gerenciar a execução dos processos. Para isso o sistema operacional realiza algumas atividades, como criar, excluir ou suspender processos e controlar a comunicação entre eles.
B – Gerenciamento de memória principal.
Errada: segundo o livro "Informática: conceitos e aplicações" de Marcelo Marcula:
Gerenciamento da memória principal
As instruções de um programa que será executado devem estar na memória principal do sistema de computação para que a CPU as execute. Os endereços onde essas instruções serão armazenadas são alocados (reservados) no início da execução e liberados no final. É possível ter vários programas na memória do sistema.
Devido a isso o sistema operacional deve realizar algumas atividades de gerenciamento de memória, como manter registros de quais instruções estão utilizando a memória, quais partes da memória estão sendo utilizadas, qual a ordem da carga dos processos na memória e realizar a alocação e liberação de espaço da memória. Além dessas atividades ele é responsável pelas operações de swap (troca entre discos e memória ou vice-versa.
C – Gerenciamento de armazenamento secundário.
Errada: segundo o livro "Informática: conceitos e aplicações" de Marcelo Marcula:
Gerenciamento de armazenamento secundário
Os programas, antes de serem levados à memória principal e executados, são armazenados nos dispositivos de armazenamento secundário (armazenamento de massa).As atividades relacionadas ao gerenciamento desses dispositivos realizados pelo sistema operacional incluem o gerenciamento de espaço livre no dispositivo, alocação de espaço para armazenamento e escalonamento do disco (os arquivos podem não ser gravados sequencialmente, mas sim em setores espalhados pelo disco e o sistema operacional deve ser responsável por "montar" o arquivo quando necessário).
D – Gerenciamento do sistema de entrada e saída de dados (I/O).
Certa: segundo o livro "Informática: conceitos e aplicações" de Marcelo Marcula:
Gerenciamento do sistema de entrada e saída de dados (I/O)
O sistema operacional gerencia o funcionamento do sistema de entrada e saída de dados (I/O), para isso atua como um intermediário entre o software, o hardware e os usuários. Utiliza um módulo do kernel chamado device driver (acionador de dispositivo), ou somente driver.
Os drivers fazem a comunicação entre o sistema operacional e os dispositivos I/O (dispositivos periféricos). Cada driver é projetado especificamente para um determinado tipo de dispositivo ou, no máximo, para uma classe de dispositivos, e converte os comandos enviados pelos programas, ou pelos usuários, em instruções que possam ser executadas pelo dispositivo.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Deixe um comentário