Qual das alternativas a seguir contém um sistema de arquivos projetado especificamente para sistemas operacionais Linux?
- A) NTFS (new technology file system).
- B) EXT4 (fourth extended file system).
- C) FAT32 (file allocation table).
- D) HFS+ (hierarchical file system plus).
- E) APFS (apple file system).
Resposta:
A alternativa correta é letra B) EXT4 (fourth extended file system).
Sistema de Arquivos é a estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados e lidos pelo sistema operacional do computador. É o sistema de arquivos que determina como as informações podem ser guardadas, acessadas, copiadas, alteradas, nomeadas e até apagadas. Ou seja, toda e qualquer manipulação de dados em um dispositivo de armazenamento necessita de um sistema de arquivos para que estas ações sejam possíveis. Sem um sistema de arquivos, os dados armazenados seriam apenas um conjunto de bits sem utilidade.
Analisando as alternativas, temos que:
A – NTFS (new technology file system).
Errada: NTFS (New Technology File System) é um sistema de arquivos que surgiu com o lançamento do Windows NT, ou seja, foi projetado pela Microsoft para ser usado no Windows. Sua confiabilidade e desempenho fizeram com que fosse adotado nos sistemas operacionais posteriores da Microsoft, como Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8.1 e é o sistema de arquivos padrão do Windows 10, entres outros. Uma característica marcante do NTFS é o seu esquema de permissões de acesso. O Unix sempre foi considerado um sistema operacional seguro por trabalhar com o princípio de que todos os arquivos precisam ter variados níveis de permissões de uso para os usuários. O NTFS também é capaz de permitir que o usuário defina quem pode e como acessar pastas ou arquivos.
B – EXT4 (fourth extended file system).
Certa: EXT4 é nativo de distribuições Linux, baseado no sistema de arquivos ext3 e tem inúmeras melhorias. Entre elas se encontra o suporte para sistema de arquivos maiores e alocação de espaço de disco de arquivos maiores, mais rápido e mais eficiente, sem limite no número de subdiretórios dentro de um diretório, verificação de sistema de arquivos mais rápida e um agendamento mais robusto. Como vemos, foi projetado especificamente para ser usado em sistema Linux.
C – FAT32 (file allocation table).
Errada: FAT32 foi projetado para uso nos sistemas MS-DOS e Windows, e se tornou o sistema de arquivos do Windows 95 (versão OSR 2) e do Windows 98, sendo também compatível com versões lançadas posteriormente, como Windows 2000 e Windows XP.
D – HFS+ (hierarchical file system plus).
Errada: este sistema foi desenvolvido pela Apple em substituição ao HFS, lançado em 1998 e destinado a ser usado no MaC OS 8.1.
E – APFS (apple file system).
Errada: como o próprio nome indica, este sistema foi desenvolvido pela Apple, destinado a ser usado em plataformas da Apple, ou seja, iPhone, iPad, iPod touch, Mac, Apple TV e Apple Watch.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário