Qual das alternativas está correta em relação aos conceitos básicos sobre sistemas operacionais (ambientes Linux Distribuição Ubuntu 14.10 e Windows 7 Professional)?
- A) O Windows 7 Professional apresenta os recursos de segurança BitLocker e AppLocker, o primeiro é responsável pela criptografia de dados e o segundo impede a execução de programas não autorizados.
- B) O Encrypting File System (EFS) é um dos recursos do Windows 7 Professional que pode ser usado para armazenar informações no disco rígido em um formato criptografado.
- C) O Ubuntu 14.10 é um software proprietário que possui a licença LGPL.
- D) O Snap View do Windows 7 Professional permite que aplicativos sejam arrastados entre múltiplas áreas de trabalho.
- E) O Ubuntu 14.10 apresenta suporte ao sistema de arquivos ZFS.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O Encrypting File System (EFS) é um dos recursos do Windows 7 Professional que pode ser usado para armazenar informações no disco rígido em um formato criptografado.
Qual das alternativas está correta em relação aos conceitos básicos sobre sistemas operacionais (ambientes Linux Distribuição Ubuntu 14.10 e Windows 7 Professional)?
a) O Windows 7 Professional apresenta os recursos de segurança BitLocker e AppLocker, o primeiro é responsável pela criptografia de dados e o segundo impede a execução de programas não autorizados.
b) O Encrypting File System (EFS) é um dos recursos do Windows 7 Professional que pode ser usado para armazenar informações no disco rígido em um formato criptografado.
c) O Ubuntu 14.10 é um software proprietário que possui a licença LGPL.
d) O Snap View do Windows 7 Professional permite que aplicativos sejam arrastados entre múltiplas áreas de trabalho.
e) O Ubuntu 14.10 apresenta suporte ao sistema de arquivos ZFS.
Analisando as alternativas, temos que:
A – O Windows 7 Professional apresenta os recursos de segurança BitLocker e AppLocker, o primeiro é responsável pela criptografia de dados e o segundo impede a execução de programas não autorizados.
Errada: no Windows 7 Professional está disponível o recurso de criptografia Bitlocker, que ajuda a impedir que hackers acessem os arquivos do sistema para descobrir a senha do usuário ou acessem sua unidade removendo-a fisicamente do computador e instalando-a em outro.
Applocker promove os recursos de controle de aplicativo e a funcionalidade de políticas de restrição de software, permitindo criar regras para permitir ou impedir a execução de aplicativos com base nas identidades exclusivas dos arquivos e para especificar quais usuários ou grupos podem executar estes aplicativos. No entanto, tal recurso não está disponível na versão Professional do Windows 7, mas nas versões Enterprise e Ultimate.
B – O Encrypting File System (EFS) é um dos recursos do Windows 7 Professional que pode ser usado para armazenar informações no disco rígido em um formato criptografado.
Certa: o sistema de arquivos com criptografia (Encrypting File System - EFS) é um recurso do Windows que permite criptografar dados de um HD, com o objetivo de manter as informações seguras. Este recurso está disponível nas versões Professional, Enterprise e Ultimate.
C – O Ubuntu 14.10 é um software proprietário que possui a licença LGPL.
Errada: Ubuntu é uma distribuição Linux baseada no Debian, lançada em 2004. É um software livre, e distribuído sob a licença GPL.
Observações:
- software proprietário pertence a uma empresa e só pode ser usado mediante o pagamento de uma licença. Além disso, seu código fonte não está disponível;
- software livre caracteriza-se por ter o código é aberto, ou seja, qualquer pessoa tem acesso ao código fonte do sistema, e é de livre distribuição, o que significa que qualquer pessoa pode obter o software gratuitamente, copiá-lo e distribuí-lo;
- código aberto é a mesma coisa que open source: trata-se de um software que permite o acesso ao código fonte do programa; este acesso permite que o código seja estudado e modificado, para se adequar às necessidades de um usuário. Esta é uma característica dos programas denominados software livre, ou seja, se um programa for software livre, o seu código fonte estará disponível, como é o caso do Linux, por exemplo;
o Linux é um software livre distribuído sob a licença GPL, que preconiza a possibilidade de alterar o código fonte, como vemos nas liberdades da A GPL (General Public License), que é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux. Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:
- A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0). Significa que software livre pode ser usado domestica ou comercialmente, sem restrições.
- A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que o usuário possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
- A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
D – O Snap View do Windows 7 Professional permite que aplicativos sejam arrastados entre múltiplas áreas de trabalho.
Errada: o utilização de múltiplas áreas de trabalho está disponível a partir do Windows 10, ou seja, não está disponível no Windows 7. Além disto, o recurso Snap (Ajuste) permite redimensionar janelas abertas, simplesmente arrastando-as para as bordas da tela. É possível expandir a janela verticalmente, colocá-la em tela inteira ou lado a lado com outra janela, como vemos na figura a seguir:
E - O Ubuntu 14.10 apresenta suporte ao sistema de arquivos ZFS.
Errada: segundo a Infotrend (http://www.infortrendbrasil.com.br/zfs/):
O ZFS (Zettabyte File System) é um sistema de arquivos desenvolvido pela Sun Microsystems (atual Oracle) para uso no sistema operacional Unix desenvolvido com o propósito de solucionar uma série de problemas existentes em outros sistemas de arquivos. Considerado hoje em dia uma solução revolucionária de armazenamento, o ZFS apresenta facilidade de gerenciamento e robustez.
Apesar de já estar sendo desenvolvido para Linux de forma experimental para o Ubuntu 19.10, na versão 14.10 o zfs ainda não estava disponível para o Ubuntu.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário