Quanto ao ambiente Linux, julgue o item a seguir,
No ambiente Linux, os sistemas de arquivos modernos são confiáveis; mesmo implementações sem journaling realizam um trabalho notável ao lidar com um travamento inesperado de sistema.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Segundo o site http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Sistemas-de-arquivos-para-GNU-Linux?pagina=2, a definição de journaling é a seguinte:
"Journaling é um recurso usado pelos sistemas de arquivos que consiste em uma área dedicada para registros, armazenando todas as ações que serão feitas nos arquivos, como gravação e/ou alteração de dados, por exemplo. Seja armazenamento somente de metadados, ou de dados de arquivos, permitindo restaurar o sistema de arquivos, caso aconteça algum erro inesperado."
A principal finalidade do journaling é recuperar o sistema de arquivos de erros (tolerância de falhas), sejam eles causados pelo sistema, aplicações ou desligamentos incorretos de forma forçada ou inesperada.
Com isso é possível localizar todas as operações que não haviam sido completadas, restaurando a consistência do sistema de arquivos e permitindo que o sistema operacional continue sendo utilizado.
A QUESTÃO ESTÁ CERTA: de fato, há sistemas de arquivos sem journaling, como o ext2, por exemplo, que conseguem gerenciar a situação de forma adequada quando há um travamento de sistema, executando uma verificação dos principais parâmetros do sistema para certificar que não houve corrupção de dados, embora tal operação consuma uma quantidade razoável de tempo.
Deixe um comentário