Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o Sistema Operacional, é correto afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Quando se liga um computador, o sistema operacional é acionado, possibilitando inicializar e gerenciar o hardware, tornando possível sua utilização pelo usuário. A parte mais importante do sistema operacional é o kernel, que entra em contato direto com a CPU e demais componentes de hardware.

Sobre o Sistema Operacional, é correto afirmar que:
a)  No gerenciamento de processos em um sistema operacional, os processos ativos podem ter três estados diferentes: Execução-Pronto-Terminado.
b)  Quando se liga um computador, o sistema operacional é acionado, possibilitando inicializar e gerenciar o hardware, tornando possível sua utilização pelo usuário. A parte mais importante do sistema operacional é o kernel, que entra em contato direto com a CPU e demais componentes de hardware.
c)  Um computador que possua dois sistemas operacionais instalados deve disponibilizar metade de sua memória RAM para cada um deles.
d)  O sistema operacional é composto por uma gama de procedimentos programados, armazenados na CMOS, que são ativados tão logo o computador seja ligado.
e)  O sistema operacional é composto por uma gama de procedimentos programados, armazenados na BIOS, que são ativados tão logo o computador seja ligado.

 

Analisando as alternativas, temos que:

 

A – No gerenciamento de processos em um sistema operacional, os processos ativos podem ter três estados diferentes: Execução-Pronto-Terminado.

 

Errada: segundo o livro Sistemas Operacionais com Java, de Abraham Silberschatz:

Um processo é um programa em execução. Enquanto um processo é executado, ele muda de estado. O estado de um processo é definido pela atividade anual desse processo. Cada processo pode estar em um dos seguintes estados: novo (new), pronto (ready), executando (running), aguardando (waiting) ou terminado (terminated). 

 B – Quando se liga um computador, o sistema operacional é acionado, possibilitando inicializar e gerenciar o hardware, tornando possível sua utilização pelo usuário. A parte mais importante do sistema operacional é o kernel, que entra em contato direto com a CPU e demais componentes de hardware.

 

Certa: ao ligar um computador, é executado o boot, que é um procedimento através do qual programas de uso frequente do sistema operacional são copiados da memória auxiliar (onde o sistema operacional fica armazenado) para a memória RAM. Este procedimento tem como principal finalidade melhorar o desempenho na execução de programas importantes do sistema operacional: como todo programa executado pela CPU tem que estar na memória RAM, Assim sendo, se o programa já estiver na RAM, o tempo que seria gasto para copiar o programa da memória auxiliar para RAM é poupado.

 

De fato, Kernel é o núcleo do sistema operacional, ou, numa tradução literal, cerne. Ele representa a camada mais baixa de interface com o hardware (ou seja, interliga o hardware como a CPU e outros componentes com os programas), sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema computacional como um todo. É no kernel que estão definidas funções para operação com periféricos (mouse, disco, impressora, interfaces serial e/ou paralela), gerenciamento de memória, entre outros. Resumidamente, o kernel é um conjunto de programas em linguagem de baixo nível que fornece para os programas de usuário (aplicativos) uma interface para utilizar os recursos do sistema. 

 

C – Um computador que possua dois sistemas operacionais instalados deve disponibilizar metade de sua memória RAM para cada um deles.

 

Errada: RAM  (Random Access Memory) armazena os programas ao serem executados pela CPU, além dos dados que serão utilizados durante o processamento, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM

 

Quando um computador tem dois ou mais sistemas operacionais instalados, apenas pode ser usado um sistema por vez (a menos que se utilizem recursos de virtualização, que não foram mencionados nesta alternativa). Desta forma, quando um sistema operacional é executado, toda a memória RAM disponível é dedicada ao sistema operacional em execução. 

 

D – O sistema operacional é composto por uma gama de procedimentos programados, armazenados na CMOS, que são ativados tão logo o computador seja ligado.

 

Errada: o sistema operacional é composto por uma enorme quantidade de arquivos e, por isto, fica armazenado em uma unidade de memória auxiliar que é, quase sempre, o HD

 

CMOS (Complementary metal–oxide–semiconductor) é uma memória que armazena os dados definidos através do programa de set-up (configuração), e toda vez que um computador é ligado, os dados desta memória são lidos e utilizados para que os dispositivos eletrônicos do computador estejam disponíveis para os programas do usuário. Esta memória  é volátil, mas seu conteúdo não se perde quando o computador é desligado, pois na placa mãe há uma bateria que fornece energia para que os dados da CMOS não se percam quando a máquina for desligada. A CMOS é muito pequena, além de volátil, de forma que não pode armazenar o sistema operacional. 

 

E - O sistema operacional é composto por uma gama de procedimentos programados, armazenados na BIOS, que são ativados tão logo o computador seja ligado.

 

Errada: conforme comentado acima, o sistema operacional é composto por uma enorme quantidade de arquivos e, por isto, fica armazenado em uma unidade de memória auxiliar que é, quase sempre, o HD

 

BIOS (Basic Input Output System) é primeiro programa executado quando o computador é ligado. É o responsável pelo início do boot. Ele prepara a máquina para que outros programas possam ser executados, e também é o responsável pelo reconhecimento e controle de vários dispositivos do computador. O BIOS dispara outro programa, chamado POST (Power On Self Test) que é um programa que executa um auto-teste toda vez que o computador é ligado. Ele é capaz de detectar problemas em dispositivos de E/S (entrada/saída), bem como na memória RAM, e informá-los ao usuário. Assim sendo, BIOS não é memória: não armazena qualquer dado, muito menos o sistema operacional. 

 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *