Um sistema operacional, no geral, tem como funções: o gerenciamento de processos, o gerenciamento de memória, o sistema de arquivos e a entrada e saída de dados. Independente do sistema operacional utilizado, essas funções são executadas. Os sistemas operacionais podem ser classificados em relação ao seu projeto, ou seja, a arquitetura quanto ao gerenciamento de processos e ao número de usuários que podem utilizar o sistema simultaneamente.
Sobre a classificação dos sistemas operacionais, assinale A (Arquitetura) e P (Processos) nos sistemas apresentados a seguir.
( ) Sistema em camadas.
( ) Monitor de máquinas virtuais.
( ) Multiprogramação.
( ) Micronúcleo.
( ) Multitarefa.
A sequência está correta em
- A) A, P, A, P, A.
- B) P, A, P, P, A.
- C) A, A, P, A, P.
- D) P, P, A, P, A.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A, A, P, A, P.
Para essa questão, vamos analisar os sistemas operacionais e apontar qual o aspecto fundamental usado na sua classificação.
Sistema em camadas: é uma estrutura de trabalho dos sistemas operacionais que separa-o por níveis, em que cada nível é responsável por uma atividade diferente dentre as várias que um SO (Sistema Operacional) deve executar. Como se trata da estrutura, a classificação se relaciona com a arquitetura.
Monitor de Máquina Virtual: é um sistema que permite o gerenciamento e controle de máquinas virtuais dentro de um computador físico. Essas máquinas virtuais são sistemas independentes que se alocam dentro de outros sistemas, passando-se como mais de um computador existisse de fato. Também é uma visão estrutural, então classificamos pela arquitetura.
Multiprogramação: é uma evolução dos sistemas que permite que mais de um processo seja armazenado em memória, dedicando sua atenção a outros processos em caso de ociosidade de algum outro, o que gera um ganho considerável de desempenho. Logo, esse sistema se classifica através do tipo de processamento.
Micronúcleo: é um sistema em que sua estrutura deixa o núcleo do sistema operacional bem enxuto, tornando-o pequeno. Assim, a maioria das atividades são realizadas fora do núcleo (kernel). Trata-se também de uma arquitetura, por sua característica estrutural.
Multitarefa: são sistemas de natureza muito semelhante aos multiprogramados, permitindo ao usuário a realização de mais de uma tarefa ao mesmo tempo no computador. Isso ocorre graças à multiprogramação e à velocidade de processamento, que efetua a troca entre os processos, passando a impressão ao usuário de que tudo está acontecendo ao mesmo tempo.
Fica-se assim: Sobre a classificação dos sistemas operacionais, assinale A (Arquitetura) e P (Processos) nos sistemas apresentados a seguir.
( A ) Sistema em camadas.
( A ) Monitor de máquinas virtuais.
( P ) Multiprogramação.
( A ) Micronúcleo.
( P ) Multitarefa.
Portanto, temos a seguinte ordem: A – A – P – A – P.
Gabarito: LETRA C.
Deixe um comentário