A palavra topologia representa o termo usado para definir a forma como uma rede de computadores é estruturada, que representa o layout de conexão entre as máquinas, hubs, switches e roteadores, ou seja, a forma como todos esses elementos se conectam. Nesse contexto, um tipo de topologia constitui o tipo de configuração mais comum que, em redes cabeadas, utiliza par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, pois, se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Como vantagens, a adição de novos computadores é simples, o gerenciamento é centralizado e a falha de um computador não afeta o restante da rede.
Do ponto de vista físico, essa topologia é denominada:
- A) barramento ou malha
- B) hierárquica ou árvore
- C) anel ou cíclica
- D) estrela ou radial
Resposta:
A alternativa correta é letra D) estrela ou radial
Analisando as alternativas, temos que:
A – barramento ou malha
Errada: barramento e malha são duas topologias diferentes. Na topologia em malha (ou mesh) existe uma ligação física direta entre cada um dos nós, ou seja, cada dispositivo possui um link ponto a ponto dedicado a cada um dos demais dispositivos e todos se comunicam com todos. A vantagem desta topologia é a tolerância a falhas no que diz respeito ao cabeamento, pois a rede depende muito mais dos computadores do que da rede propriamente dita. Graficamente, é representada da seguinte forma:
A topologia de barramento é multiponto, na qual um longo cabo atua como um backbone que interliga todos os dispositivos da rede. Neste tipo de rede, a qualquer momento no máximo um computador pode executar a função de mestre e pode efetuar uma transmissão, de forma que os demais não poderão enviar qualquer tipo de mensagem, fazendo-se necessária a definição de alguma regra de arbitragem, seja centralizado ou distribuído. Graficamente, é representada da seguinte forma:
B – hierárquica ou árvore
Errada: a topologia hierárquica (também conhecida como topologia em árvore), pode ser vista como uma coleção de redes em estrela ordenadas em uma hierarquia. Essa árvore tem nós periféricos individuais que requerem transmissão e recepção de outro nó e necessitam da atuação de repetidores ou amplificadores do sinal. Tem a seguinte representação gráfica:
C – anel ou cíclica
Errada: na topologia em anel (que também pode ser chamada de cíclica) cada dispositivo possui uma conexão ponto a ponto dedicada com os outros dois dispositivos conectados de cada lado, ou seja, não há conexão com um controlador central. Um sinal percorre todo o anel em um sentido, de dispositivo para dispositivo, até atingir seu destino, como vemos na figura a seguir.
D – estrela ou radial
Certa: de fato, em uma topologia em estrela (que também pode ser chamada de radial) cada dispositivo tem um link ponto a ponto dedicado ligado apenas com o controlador central, na maioria das vezes, geralmente um hub ou um switch, de forma tal que os dispositivos não são ligados diretamente entre si. Quando um dispositivo tiver que enviar dados para outro, deve enviar os dados ao controlador, que, então, os retransmite para o outro dispositivo. Se um dos nós falhar, isto não afetará o funcionamento da rede com os demais nós, mas se o nó central falhar (ou seja, o dispositivo concentrador), a rede terá seu funcionamento interrompido. Graficamente, é representada da seguinte forma:
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Deixe um comentário