As redes de computadores caracterizam-se pelo compartilhamento de recursos lógicos e físicos, por meio de sistemas de comunicação.
Entre os recursos físicos de uma rede, NÃO se incluem os
- A) modems
- B) repetidores
- C) softwares
- D) transceptores
- E) switches
Resposta:
A alternativa correta é letra C) softwares
Analisando as alternativas, temos que:
A - Errada: Modem (modulador / demodulador de sinais) é um equipamento utilizado em várias tecnologias de conexão à Internet. É responsável por "adequar" o formato dos sinais, para que possam ser transmitidos através do cabo, na saída de dados, e para que possam se entendidos pelo computador, na recepção de dados. Logo é um equipamento, ou seja, um recurso físico usado em redes de computadores.
B - Errada: repetidor é um dispositivo usado para melhorar a cobertura de uma rede, capaz de regenerar e amplificar sinais em redes cabeadas ou via rádio, por causa de um fenômeno chamado atenuação, no qual resistência do meio físico degrada o sinal no cabo. Não desempenha função no fluxo de dados. Para tipos de cabos diferentes, há um limite máximo para a distância entre os nós de uma rede. Logo é um equipamento, ou seja, um recurso físico usado em redes de computadores.
C - Certa: apesar de redes utilizarem programas (software) na comunicação, como são programas, não são recursos físicos.
D - Errada: transceptor é a mesma coisa que modem, ou seja, é um equipamento utilizado em várias tecnologias de conexão à Internet. É responsável por "adequar" o formato dos sinais, para que possam ser transmitidos através do cabo, na saída de dados, e para que possam se entendidos pelo computador, na recepção de dados. Logo é um equipamento, ou seja, um recurso físico usado em redes de computadores.
E - Errada: Switch é um equipamento usado em redes, ele gerencia a comunicação de computadores a ele conectados, recebendo dados e os retransmitindo para as máquinas de destino. Logo é um equipamento, ou seja, um recurso físico usado em redes de computadores.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário