No que diz respeito às redes cabeadas de computadores com acesso à internet, a topologia física mais empregada é implementada em conformidade com o esquema indicado na figura abaixo, cujo elemento central é um concentrador, comumente um switch.
Essa topologia é conhecida por
- A) barramento ou centralizada.
- B) malha ou hierárquica.
- C) radial ou estrela.
- D) anel ou cíclica.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) radial ou estrela.
Essa topologia é conhecida por a) barramento ou centralizada. b) malha ou hierárquica. c) radial ou estrela. d) anel ou cíclica.
Analisando as alternativas, temos que:
A – barramento ou centralizada.
Errada: topologia em barramento não é centralizada, então aqui já temos um erro. Nesta topologia, na qual todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. As informações enviadas por um nó trafegam pelo backbone (que é o cabo central) até chegar ao nó de destino. A topologia em barramento é representada graficamente da seguinte forma (bem diferente da figura apresentada no enunciado):
B – malha ou hierárquica.
Errada: malha e hierárquica são duas topologias diferentes.
Na topologia em malha (ou mesh) existe uma ligação física direta entre cada um dos nós, ou seja, cada dispositivo possui um link ponto a ponto dedicado a cada um dos demais dispositivos e todos se comunicam com todos. A vantagem desta topologia é a tolerância a falhas no que diz respeito ao cabeamento, pois a rede depende muito mais dos computadores do que da rede propriamente dita. Graficamente, é representada da seguinte forma:
Topologia hierárquica também é conhecida como topologia em árvore, pode ser vista como uma coleção de redes em estrela ordenadas em uma hierarquia. Essa árvore tem nós periféricos individuais que requerem transmissão e recepção de outro nó e necessitam da atuação de repetidores ou amplificadores do sinal. Ao contrário do que ocorre nas redes em estrela, a função do nó central pode ser distribuída. É representada graficamente da seguinte forma:
C – radial ou estrela.
Certa: de fato, na topologia em estrela (que também pode ser chamada de radial) todos os computadores são conectados a um dispositivo concentrador de cabos que recebe as informações e as envia a seus respectivos destinatários – na maioria dos casos, o dispositivo usado é um switch (nó central), mas também pode ser um hub. O desempenho obtido numa rede em estrela depende da quantidade de tempo requerido pelo nó central para processar e encaminhar mensagens, e da carga de tráfego de conexão, ou seja, é limitado pela capacidade de processamento do nó central. A facilidade na inserção de novos equipamentos na rede é uma vantagem desta topologia. A figura do enunciado ilustra o funcionamento de uma rede em Estrela.
D – anel ou cíclica.
Errada: na topologia em anel cada computador é conectado a outros dois, formando um anel, ou seja, não se usa um concentrador. Neste caso, quando um computador tem um problema, a rede inteira tem seu funcionamento interrompido, pois na maioria dos casos os dados trafegam apenas em um sentido. Quando uma mensagem é enviada por um nó, ela entra no Anel e circula até ser retirada pelo nó destino, ou então até voltar ao nó fonte, dependendo do protocolo empregado. O último procedimento é mais desejável porque permite o envio simultâneo de um pacote para múltiplas estações. Outra vantagem é a de permitir a determinadas estações receber pacotes enviados por qualquer outra estação da rede, independentemente de qual seja o nó destino. A figura a seguir ilustra o funcionamento de uma rede em Anel (bem diferente da figura apresentada no enunciado):
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário