O modelo Interconexão de Sistemas Abertos (OSI) é um modelo conceitual criado pela Organização Internacional de Normalização que permite que diversos sistemas de comunicação se comuniquem usando protocolos padronizados. Dentro do modelo, existem diversas camadas, sendo uma delas a camada de Rede, a respeito da sua função, assinale a alternativa correta:
- A) A camada de rede é responsável pelo encaminhamento dos dados através da interligação de redes, endereçamento de pacotes de dados, e conversão de endereços lógicos (IP) em endereços físicos ou MAC. A camada de rede realiza roteamento de pacotes, e pode realizar a fragmentação e remontagem de pacotes. Roteadores operam nesta camada, enviando dados em toda a rede estendida e tornando a Internet possível.
- B) A camada de Rede define especificações elétricas e físicas dos dispositivos. Em especial, define a relação entre um dispositivo e um meio de transmissão, tal como um cabo de cobre ou um cabo de fibra óptica. Isso inclui o layout de pinos, tensões, impedância da linha, especificações do cabo, temporização, hubs, repetidores, adaptadores de rede etc.
- C) A camada de Rede de dados cuida dos processos que controlam a transferência dos dados, cuidando dos erros e administrando os registros das transmissões, ela é a primeira camada do modelo OSI e é considerada a mais importante de todas.
- D) A camada de Rede corresponde às aplicações (programas) no topo da camada OSI que serão utilizadas para promover uma interação entre o computador-usuário (computador destino e o usuário da aplicação). Esta camada também disponibiliza os recursos (protocolos) para que tal comunicação aconteça.
- E) A camada Rede, também chamada camada de Tradução, converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão desse dado, ou seja, um formato entendido pelo protocolo usado. Um exemplo comum é a conversão do padrão de caracteres (código de página) quando o dispositivo transmissor usa um padrão diferente do ASCII. Pode também ter outros usos, como compressão de dados e criptografia.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A camada de rede é responsável pelo encaminhamento dos dados através da interligação de redes, endereçamento de pacotes de dados, e conversão de endereços lógicos (IP) em endereços físicos ou MAC. A camada de rede realiza roteamento de pacotes, e pode realizar a fragmentação e remontagem de pacotes. Roteadores operam nesta camada, enviando dados em toda a rede estendida e tornando a Internet possível.
OSI (Open System Interconnection) é um padrão ISO que aborda todos os aspectos da comunicação de rede. Tem a finalidade de facilitar a comunicação entre sistemas diferentes, sem exigir alterações na lógica do hardware e do software subjacentes. Trata-se de um arquétipo para entender e projetar uma arquitetura de rede flexível, robusta e de operação conjunta e consiste em uma estrutura em sete camadas separadas, porém relacionadas, cada uma definindo uma parte do processo de movimentação da informação por uma rede.
Analisando as alternativas, temos que:
A – A camada de rede é responsável pelo encaminhamento dos dados através da interligação de redes, endereçamento de pacotes de dados, e conversão de endereços lógicos (IP) em endereços físicos ou MAC. A camada de rede realiza roteamento de pacotes, e pode realizar a fragmentação e remontagem de pacotes. Roteadores operam nesta camada, enviando dados em toda a rede estendida e tornando a Internet possível.
Certa: de fato, segundo a publicação "Fundamentos de Redes de Computadores", de Márcio Aurélio dos Santos Alencar:
Funções da camada de Rede
A camada de rede é responsável pelo encaminhamento de pacotes desde sua origem até o destino final, passando por todos os dispositivos intermediários. Enquanto a camada de enlace se preocupa apenas com o envio de pacotes de uma extremidade a outro de um fio, a camada de rede se preocupa em encaminhá-los do remetente ao destinatário.
Assim sendo, a camada de rede converte endereços IP em endereços MAC, além de executar o roteamento de pacotes, podendo fragmentar e remontar dados.
Roteador é um equipamento que, além de permitir a comunicação dos computadores de uma rede, ainda permite que a rede que gerencia se conecte a outras, ou seja, além de interconectar computadores sem a ocorrência de colisões, realiza também o processamento das melhores rotas para transmissão de pacotes de dados, garantindo assim que seus sinais cheguem ao seu destino de maneira mais rápida possível, seguindo as melhores rotas para difundir os dados a ele encaminhados. Atua na camada de rede (3) modelo OSI, que é a responsável por empacotar os dados.
B – A camada de Rede define especificações elétricas e físicas dos dispositivos. Em especial, define a relação entre um dispositivo e um meio de transmissão, tal como um cabo de cobre ou um cabo de fibra óptica. Isso inclui o layout de pinos, tensões, impedância da linha, especificações do cabo, temporização, hubs, repetidores, adaptadores de rede etc.
Errada: este texto não se refere à camada de rede, mas à camada física.
C – A camada de Rede de dados cuida dos processos que controlam a transferência dos dados, cuidando dos erros e administrando os registros das transmissões, ela é a primeira camada do modelo OSI e é considerada a mais importante de todas.
Errada: a primeira camada do modelo OSI é a camada física, não a camada de rede. Além disto, a camada que "controla a transferência dos dados, cuidando dos erros e administrando os registros das transmissões" é a camada de transporte, e não a camada de rede.
D – A camada de Rede corresponde às aplicações (programas) no topo da camada OSI que serão utilizadas para promover uma interação entre o computador-usuário (computador destino e o usuário da aplicação). Esta camada também disponibiliza os recursos (protocolos) para que tal comunicação aconteça.
Errada: este texto não se refere à camada de rede, mas à camada de aplicação.
E – A camada Rede, também chamada camada de Tradução, converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão desse dado, ou seja, um formato entendido pelo protocolo usado. Um exemplo comum é a conversão do padrão de caracteres (código de página) quando o dispositivo transmissor usa um padrão diferente do ASCII. Pode também ter outros usos, como compressão de dados e criptografia.
Errada: este texto não se refere à camada de rede, mas à camada de apresentação.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
Deixe um comentário