Qual das seguintes alternativas NÃO apresenta um protocolo do modelo TCP/IP:
- A) RTP.
- B) HTTP.
- C) TCP.
- D) UDP.
- E) PPT.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) PPT.
Qual das seguintes alternativas NÃO apresenta um protocolo do modelo TCP/IP:
a) RTP.
b) HTTP.
c) TCP.
d) UDP.
e) PPT.
Diferentemente do modelo OSI (com sete camadas), o modelo TCP/IP descrito por Tanenbaum tem quatro camadas, são elas:
- Camada 4 / camada de Aplicação: contém todos os protocolos de nível mais alto, dentre eles: TELNET para a conexão de máquinas remotas; o FTP, que permite mover dados de uma máquina para a outra; o SMTP. para a transferência de mensagens eletrônicas; DNS, que mapeia os nomes de hosts para seus respectivos endereços de rede e outros.
SNMP (Simple Network Management Protocol): Protocolo de Gerência Simples de Rede - é um protocolo de gerência típica de redes TCP/IP, que atua na camada de aplicação (na qual também atuam o HTTP, SMTP, FTP, DNS e Telnet). Facilita a troca de informações de gerenciamento entre dispositivos de rede, permite o gerenciamento do desempenho, localiza e soluciona problemas, planeja crescimento da rede e usa o UDP como protocolo da camada de transporte.
- Camada 3 / camada de Transporte: tem a finalidade de permitir que as entidades pares dos hosts de origem e de destino mantenham uma conversação, exatamente como acontece na camada de transporte OSI. Nela atua o protocolo TCP (Transmission Control Protocol), que é orientado a conexões e confiável, permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes de entrada em mensagens discretas e passa cada uma delas para a camada inter-redes. No destino, o processo TCP receptor volta a montar as mensagens recebidas no fluxo de saída. O TCP também cuida do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maior do que ele pode manipular.
UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo não orientado à conexão, cuja função é transmitir dados pouco sensíveis, como fluxos de áudio e vídeo, ou para comunicação sem conexão. No UDP não existem checagens e nem confirmação alguma, os dados são transmitidos apenas uma vez. Por isso, podem estar fora de ordem, duplicados, ou serem perdidos. Os pacotes que chegam corrompidos são simplesmente descartados, sem que o emissor sequer saiba do problema. Tem como vantagem aumentar a velocidade na transmissão. Atua na camada de transporte.
- Camada 2 / camada de Internet ou Inter-rede: integra toda a arquitetura. Sua tarefa é permitir que os hosts injetem pacotes em qualquer rede e garantir que eles trafegarão independentemente e até o destino (talvez em uma rede diferente). Eles podem chegar até mesmo em uma ordem diferente daquela em que foram enviados, obrigando as camadas superiores a reorganizá-los, caso a entrega em ordem seja desejável. Esta camada define um formato de pacote oficial e um protocolo chamado IP (Internet Protocol). A tarefa da camada inter-redes é entregar pacotes IP onde eles são necessários. O roteamento de pacotes é uma questão de grande importância nesta camada, assim como a necessidade de evitar o congestionamento. Por estes motivos, é razoável dizer que a função da camada inter-redes do TCP/IP é muito parecida com a da camada de rede do OSI.
IPSec (IP Security) é um mecanismo criado para corrigir as limitações de segurança do IPv4. Utilizando a criptografia nos pacotes de dados, busca implementar integridade, confidencialidade e autenticidade. O protocolo IPSec implementa uma forma de tunelamento na camada da rede (IP) e é parte das especificações da pilha de protocolos IPV6. Ele fornece autenticação em nível da rede, a verificação da integridade de dados e transmissão com criptografia e chaves fortes de 128 bits. - Camada 1 / camada de Rede ou Enlace: a mais baixa do modelo, na qual o host se conecta à rede utilizando algum protocolo para que seja possível enviar pacotes IP. Nesta camada ocorre a detecção e correção de erros de transmissão, a regulagem do fluxo de dados de modo que um host mais rápido não sobrecarregue um mais lento.
Os protocolos usados comumente nesta camada são o IEEE802.11 (wi-fi), ATM (Asynchromous Transfer Mode) e PPP (Poit-to-Point Protocol).
Analisando as alternativas, temos que:
A – RTP.
Errada: RTCP (Real Time Control Protocol) ou protocolo de controle RTP é baseado na transmissão periódica de pacotes de controle para todos os participantes da sessão, usando o mesmo mecanismo de distribuição dos pacotes de dados. O protocolo RTP, é o principal protocolo utilizado pelos terminais, em conjunto com o RTCP, para o transporte fim-a-fim em tempo real de pacotes de mídia (Voz) através de redes de pacotes.
B – HTTP.
Errada: HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é um protocolo integrante da família TCP/IP, para a transferência de páginas da Internet. É através deste protocolo que as páginas da Web (que são arquivos em hypertexto) são transferidas de um computador a outro através da Internet.
C – TCP.
Errada:
O TCP (Transmission Control Protocol) é responsável por oferecer confiabilidade na transmissão, fornecendo um serviço orientado à conexão, confiável, e full-duplex para os serviços de aplicação. Tal confiabilidade é garantida pelos seguintes mecanismos:
- Perda de pacote: caso o TCP do transmissor não receba a confirmação de recebimento após um tempo determinado, ele retransmite o pacote.
- Controle de tempo: o TCP monitora o atraso do envio dos pacotes e adapta seu temporizador.
- Controle de fluxo: devido à imprevisibilidade do tráfego, o TCP ajusta a velocidade de transmissão de pacotes de acordo com as confirmações recebidas pelo remetente.
D – UDP.
Errada: UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo não orientado à conexão, cuja função é transmitir dados pouco sensíveis, como fluxos de áudio e vídeo, ou para comunicação sem conexão. No UDP não existem checagens e nem confirmação alguma, os dados são transmitidos apenas uma vez. Por isso, podem estar fora de ordem, duplicados, ou serem perdidos. Os pacotes que chegam corrompidos são simplesmente descartados, sem que o emissor sequer saiba do problema. Tem como vantagem aumentar a velocidade na transmissão. Atua na camada de transporte.
E – PPT.
Certa: PPT não é um protocolo: é o formato padrão de arquivos criados pelo Power Point até o MS Office 2003. De 2007 em diante o formato padrão do Power Point passou a ser PPTX.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário