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Com relação à comunicação através de Redes Computacionais, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Para conectar dois computadores diretamente pelas suas respectivas placas de rede, é necessário um cabo crossover.

 

II. A Intranet é uma rede de computadores de uso exclusivo de uma empresa, que só pode ser acessada internamente pelos seus funcionários.

 

III. Spam são mensagens de e-mail não desejadas e enviadas em massa para múltiplas pessoas que, normalmente, possui propagandas indesejadas, códigos maliciosos e vírus diversos.

 

Está correto o que se afirma em:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) I, II e III.

I. Para conectar dois computadores diretamente pelas suas respectivas placas de rede, é necessário um cabo crossover. Correta.

Comentário: quando um cabo de par trançado conecta dois ou mais computadores por meio de um dispositivo concentrador (switch, hub, etc) o cabo é conhecido como "cabo direto". Essa é a forma mais comum.

Entretanto, é possível fazer uma rede onde dois computadores são conectados diretamente pelas suas respectivas placas de rede. Nesse caso, o cabo de par trançado é conhecido como "cabo crossover" (cruzado ou invertido). A diferença entre esses dois tipos de cabo de par trançado (direto e crossover) é a ordem em que os fios são organizados dentro do conector.

II. A Intranet é uma rede de computadores de uso exclusivo de uma empresa, que só pode ser acessada internamente pelos seus funcionáriosCorreta.

Comentário: a intranet é uma rede privada que utiliza o conjunto de protocolos TCP/IP, pertencente a uma organização (normalmente uma empresa), acessível apenas por membros da organização, empregados ou terceiros com autorização. O seu principal objetivo é compartilhar internamente informações e recursos.

III. Spam são mensagens de e-mail não desejadas e enviadas em massa para múltiplas pessoas que, normalmente, possui propagandas indesejadas, códigos maliciosos e vírus diversosCorreta.

Comentário: segundo a Cartilha de Segurança[1], o spam "se assemelha a outras formas de propaganda, como a carta colocada na caixa de correio, o panfleto recebido na esquina e a ligação telefônica ofertando produtos". A diferença é que com o spam o alcance é muito maior e não é necessário fazer grandes investimentos para isso.

Gabarito: E.

Referências:

[1] cartilha.cert.br/spam/

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