Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Trata-se de uma rede de computadores, é restrita ao contexto de uma corporação e/ou instituição. Podemos ressaltar ainda que tanto protocolos, quanto programas são idênticos aos utilizados na internet.

Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao contexto acima.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Intranet.

 

Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao contexto acima.
a)  Redes Privadas.
b)  Redes Sociais.
c)  Rede Virtual.
d)  DeepWeb.
e)  Intranet.

 

Analisando as alternativas, temos que:

A – Redes Privadas.

Errada: uma rede privada é uma rede que pertence a uma pessoa física ou jurídica, mas que não necessariamente utiliza protocolos e programas "idênticos" aqueles que são usados na Internet, pois há várias outras técnicas para gerenciamento de rede além da mencionada. 

B – Redes Sociais.

Errada: segundo o livro "A Rede Social e Os Resultados empresariais" de Bryan Robert, Claudio Paim e Lucas Damion:

Rede Social é uma página de internet, onde pessoas, de qualquer lugar do mundo podem cadastrar-se, através de seu nome, e-mail, data de nascimento e alguns outros dados, para poderem comunicar-se, deixar exposta sua localização, encontrar amigos, parentes e outros conhecidos, e manterem contato pela internet.

C – Rede Virtual.

Errada: a expressão "rede virtual" não é comum no jargão da Informática. VPN (Virtual Private Network - Rede Privada Virtual) é uma rede que usa a infraestrutura da Internet, que é uma rede pública, para permitir a comunicação entre escritórios e pessoas às suas redes, numa forma mais econômica do que através de uma rede privada. Utiliza técnicas de proteção, que criam uma espécie de túnel através do uso de criptografia, para evitar que pessoas que não pertençam à VPN tenham acesso aos dados. O tunelamento é obtido através do uso de protocolos específicos, como o PPTP: as informações são todas criptografadas. A ideia é que quem esteja "do lado de fora" do túnel não consiga visualizar o que estiver no seu interior. Como a comunicação se dá pela Internet, o tempo para a transmissão de informações varia de acordo com as condições de momento na Internet, o que pode ser um problema, caso a empresa necessite de celeridade na obtenção das informações dos bancos de dados.

D – DeepWeb.

Errada: na Internet há conteúdo muito maior do que mecanismos de busca como o Google, o Yahoo e o Bing são capazes de nos mostrar. Na verdade, eles conseguem nos mostrar uma parte muito pequena da imensidão da Internet, como se fosse apenas a ponta de um iceberg - algo em torno de 4% do conteúdo total. O resto dos dados desta imensa rede corresponde ao que é conhecido como Deep Web (Internet Profunda), que exige métodos específicos para ser acessada e que é capaz de proporcionar certo grau de anonimato para seus usuários. Estima-se que a Deep Web seja 500 vezes maior do que a Web que conhecemos. A Deep Web fornece privacidade para que pessoas físicas outras entidades - como forças armadas, policiais, jornalistas e cidadãos comuns -  hospedem e compartilhem arquivos sigilosos e que não poderiam estar visíveis na Web tradicional. Infelizmente este anonimato também atrai atividades ilícitas como drogas ilegais, comércio de órgãos, armas e até pessoas, além de pedofilia encomenda de assassinos de aluguel. O browser que permite navegar na Deep Web chama-se Tor.

E – Intranet.

CertaIntranet é uma rede privada, pertencente a uma empresa (ou a uma residência), de acesso restrito a seus membros, que utiliza os mesmos padrões e protocolos da Internet, tais como http, tcp, ip, smtp, pop3, etc. Assim, os mesmos programas utilizados na Internet podem também ser aplicados à Intranet. Mesmo que não haja acesso à Internet, é perfeitamente possível utilizar todos os recursos disponíveis em uma intranet.

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *