“A memória________é responsável pelo armazenamento de informações necessárias para a execução de aplicativos em uso e para o funcionamento do próprio sistema operacional. Essa peça, inclusive, facilita o trabalho do processador que pode acessar os dados essenciais mais rapidamente”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
- A) RAM
- B) ROM
- C) HD
- D) SSD
- E) Externa
Resposta:
A alternativa correta é letra A) RAM
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
a) RAM
b) ROM
c) HD
d) SSD
e) Externa
O termo que preenche corretamente a lacuna é RAM (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado. Esta memória é fundamental para o processamento de dados, pois armazena todos os dados e instruções que serão utilizados pela CPU.
Os demais termos mencionados nas alternativas têm as seguintes características:
ROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações, e armazena programas que são indispensáveis para o correto funcionamento do computador.
HD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente.
SSD (Solid State Drive) são dispositivos que utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos, mais rápidos e gastam menos energia que os HDs antigos. Tais unidades vêm substituindo os HDs tradicionais nos computadores de altíssimo desempenho.
Memória Externa é não volátil e tem a função de preservar dados mesmo que o computador seja desligado, para que sejam utilizados em um momento posterior.
Deixe um comentário