A respeito da memória cache, presente nos microcomputadores modernos, sabe-se que ela é implementada de formas diferentes, em função do fabricante do processador/ computador. Atualmente, em grande parte dos processadores/ computadores, a memória cache é dividida em níveis, usualmente denominados de
- A) UC e ULA.
- B) RISC e CISC.
- C) L1, L2 e L3.
- D) cash up e cash down.
- E) memória estática e memória dinâmica.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) L1, L2 e L3.
A respeito da memória cache, presente nos microcomputadores modernos, sabe-se que ela é implementada de formas diferentes, em função do fabricante do processador/ computador. Atualmente, em grande parte dos processadores/ computadores, a memória cache é dividida em níveis, usualmente denominados de
a) UC e ULA.
b) RISC e CISC.
c) L1, L2 e L3.
d) cash up e cash down.
e) memória estática e memória dinâmica.
Analisando as alternativas, temos que:
A – UC e ULA.
Errada: estas siglas se referem à componentes da CPU, um chip que tem a capacidade de interpretar e executar as instruções dos programas e por esta razão é o dispositivo eletrônico mais importante de um computador. Atualmente, CPU é processador são sinônimos. No encapsulamento de um processador há diversos componentes:
- Núcleo de execução: é o dispositivo que executa as instruções dos programas; em inglês, núcleo é a palavra “core”;
- Registradores: são unidades muito pequenas de memória, extremamente rápidas. Existem milhares de registradores no chip da CPU;
- Unidade de controle: é o dispositivo responsável por gerenciar a CPU, dando as ordens necessárias para o correto funcionamento do processador. Decodifica e executa as instruções dos programas;
- Unidade de lógica e aritmética: é o dispositivo responsável pelos cálculos: operações lógicas e aritméticas realizadas pela CPU.
B – RISC e CISC.
Errada: estas siglas se referem à arquiteturas que podem ser usadas na CPU, como vemos a seguir:
- RISC (Reduced Instruction Set Computer) é um conjunto reduzido de instruções que podem ser dadas à CPU através de um programa. Apesar de ser mais difícil para o programador de se trabalhar do que a CISC, esta tecnologia simplifica os programas tornando-os mais rápidos, pois cada instrução utiliza apenas um pulso do clock para ser executada. Utiliza instruções de tamanho fixo (em geral 32 bits), permitindo melhor alinhamento de instruções na memória, resultando em mais eficiência nas operações.
- CISC (Complex Instruction Set Computer) é um conjunto de muitas instruções que podem ser dadas à CPU através de um programa. Para o programador é uma maneira mais fácil de trabalhar do que quando se cria programa para tecnologia RISC: como CISC aceita muitos comandos diferentes, há uma grande variedade de ordens à disposição do programador. Uma instrução CISC pode fazer o processador utilizar vários pulsos do clock para a execução prejudicando o seu desempenho.
C – L1, L2 e L3.
Certa: de fato, Cache é uma memória volátil utilizada entre a DRAM e a CPU para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (dinâmica, utilizada como memória principal nos computadores atuais). Como a Cache localiza-se próxima ao(s) núcleo(s) de execução da CPU, e como sua tecnologia permite velocidades maiores de leitura e gravação de dados, sua utilização faz que com que os dados sejam lidos e gravados mais rapidamente pela CPU, o que leva a uma velocidade maior na execução dos programas. É uma memória de alto custo, pois sua tecnologia é bem mais desenvolvida do que a memória RAM. O nível L1 é o mais próximo do núcleo, e os níveis adicionais (L2, L3 e assim por diante), progressivamente mais longe do núcleo.
Cache L1 (Nível 1): é o primeiro cache de memória a ser acessado pela CPU. Antes armazenavam dados e instruções juntos, atualmente são divididos em duas partes, um cache L1 para dados e outro para instruções. Fica próxima ao núcleo do processador e o acompanha em velocidade, apresentando tempos de latência extremamente baixos.
Cache L2 (Nível 2): Caso a CPU não encontre o que necessita no cache L1, ela acessa o cache L2.
Cache L3 (Nível 3): serve como intermediário entre o cache L2 e a memória principal. A relação entre os caches L3 e L2 é a mesma que aquela entre os caches L2 e L1.
Graficamente, a posição das memórias em relação ao processador é a seguinte:
D – cash up e cash down.
Errada: estes termos não se referem a qualquer dispositivo relevante do computador.
E – memória estática e memória dinâmica.
Errada: a cache, que é constituída de SRAM (static RAM) não requer o refresh de energia elétrica, e por isto é chamada de estática. Já a RAM (cujo nome técnico é DRAM - dynamic RAM) requer o refresh, e por isto é chamada de dinâmica.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário