A respeito de conceitos de informática e de componentes de computadores, assinale a opção correta.
- A) EPROM é um tipo de memória volátil que dá suporte ao processador na execução das tarefas de sua competência.
- B) O mouse e a memória ROM são exemplos de dispositivos de entrada de dados.
- C) A memória virtual é criada pela memória RAM, temporariamente, no disco rígido; por isso, seu tempo de acesso é menor que o tempo de acesso à memória cache.
- D) Quando se abre um documento do Word armazenado em arquivo, ele é copiado do disco rígido para a memória RAM e, enquanto não for salvo, as alterações nele realizadas serão perdidas, caso o computador seja desligado.
- E) No computador do tipo PC, a memória cache pode atingir uma capacidade de armazenamento maior que a da memória virtual.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Quando se abre um documento do Word armazenado em arquivo, ele é copiado do disco rígido para a memória RAM e, enquanto não for salvo, as alterações nele realizadas serão perdidas, caso o computador seja desligado.
A respeito de conceitos de informática e de componentes de computadores, assinale a opção correta.
a) EPROM é um tipo de memória volátil que dá suporte ao processador na execução das tarefas de sua competência. b) O mouse e a memória ROM são exemplos de dispositivos de entrada de dados. c) A memória virtual é criada pela memória RAM, temporariamente, no disco rígido; por isso, seu tempo de acesso é menor que o tempo de acesso à memória cache. d) Quando se abre um documento do Word armazenado em arquivo, ele é copiado do disco rígido para a memória RAM e, enquanto não for salvo, as alterações nele realizadas serão perdidas, caso o computador seja desligado.
e) No computador do tipo PC, a memória cache pode atingir uma capacidade de armazenamento maior que a da memória virtual.
RAM - (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM.
Analisando as alternativas, temos que:
A – EPROM é um tipo de memória volátil que dá suporte ao processador na execução das tarefas de sua competência.
Errada: EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory) é um tipo de memória ROM e, como tal, armazena rotinas (programas) de inicialização da máquina e outros dados indispensáveis para o processamento de dados. Trata-se de uma memória não volátil, ou seja, seus dados não são perdidos quando o computador é desligado. Pode ser eletronicamente apagada e reprogramada.
B – O mouse e a memória ROM são exemplos de dispositivos de entrada de dados.
Errada: dispositivo de entrada é qualquer equipamento que pode ser usado para transmitir dados para a CPU do computador. Assim sendo, mouse é um equipamento apontador, que permite movimentar o cursor pela tela, logo é um dispositivo de entrada. A memória ROM faz parte da memória principal do computador, de tal forma que não é não é um periférico, e não faz sentido classificar como entrada ou de saída dispositivos que não sejam periféricos.
C – A memória virtual é criada pela memória RAM, temporariamente, no disco rígido; por isso, seu tempo de acesso é menor que o tempo de acesso à memória cache.
Errada: cache é uma memória encontrada no mesmo chip que a CPU para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais).
Memória virtual é um recurso criado pelo sistema operacional (e não pela "memória RAM" para funcionar como uma extensão da RAM. Uma parte livre do HD armazena os dados dos programas em execução quando não houver mais espaço na RAM (funcionando como se fosse uma extensão da RAM). É importante notar que este recurso tem como objetivo aumentar a capacidade de memória RAM, e não a velocidade de processamento. O uso da memória virtual implica na utilização do HD, que é um dispositivo eletromecânico, portanto, um dispositivo mais lento do que os dispositivos unicamente eletrônicos, como os chips de memória cache.
D – Quando se abre um documento do Word armazenado em arquivo, ele é copiado do disco rígido para a memória RAM e, enquanto não for salvo, as alterações nele realizadas serão perdidas, caso o computador seja desligado.
Certa: qualquer dado ou programa que seja usado pela CPU tem que estar, necessariamente, na memória RAM do computador. Assim sendo, de fato, ao abrir um arquivo, ele é copiado da memória onde ele estiver gravado (como o disco rígido, por exemplo) para a memória RAM. Qualquer alteração será feita no arquivo que estiver na RAM e, caso o computador seja desligado, todo o conteúdo da RAM será apagado, inclusive as alterações que tiverem sido feitas no arquivo.
E – No computador do tipo PC, a memória cache pode atingir uma capacidade de armazenamento maior que a da memória virtual.
Errada: conforme comentado acima, a memória cache localiza-se no chip do processador, que é o componente mais caro de um computador e, por este motivo, é usada em quantidade muito pequena. Nos processadores Core i9, por exemplo, a capacidade da cache é de aproximadamente 30 MB, muito menor do que a capacidade da memória virtual a qual, por padrão, corresponde a uma vez e meia a capacidade da memória RAM.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Deixe um comentário