Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A tecnologia de armazenamento SSD (Solid State Drive) utilizada em discos SSD possui vantagens em relação à tecnologia utilizada nos discos rígidos tradicionais (HDs). Dentre essas vantagens, de uma forma geral, tem-se

Resposta:

A alternativa correta é letra B) menor gasto de energia elétrica.

HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado. 

 

Dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos, mais rápidos gastam menos energia que os HDs antigos.

Analisando as alternativas, temos que:

A – utilização de peças mecânicas internamente.

Erradadispositivos do tipo SSD utilizam bancos de chips de flash-rom, que é a mesma memória usada em pendrives, que são dispositivos de armazenamento removíveis. Por este motivo, SSD não possui partes mecânicas

B – menor gasto de energia elétrica.

Certa: de fato, em aparelhos SSD o armazenamento é feito em um ou mais chips de memóriadispensando totalmente o uso de sistemas mecânicos para o seu funcionamento. Como consequência, unidades do tipo acabam sendo mais econômicas no consumo de energia, afinal, não precisam alimentar motores ou componentes semelhantes.

C –  espaço de armazenamento maior.

Erradaeste é um dos motivo de vermos os HDs em uso bastante difundido nos dias atuais: a capacidade de armazenamento em HD é bem maior do que em unidades de SSD

D – número de operações de reescritas ilimitado.

Errada: a vida útil das células de memória flash é limitada, ou seja, há um limite para a quantidade de vezes que tal memória pode ser reescrita, como consta no site hardware.com.br, como vemos a seguir:

Um dos grandes problemas com as células de memória Flash é a longevidade. Diferente dos platters de um HD, que podem ser regravados alguns milhões de vezes (o desgaste está mais relacionado ao tempo de uso e a danos físicos
e não ao número de regravações), as células de memória Flash têm uma vida útil estimada em 100.000 regravações no caso dos chips SLC e apenas 10.000 regravações no caso dos MLC.

E - valor de aquisição mais baixo.

Errada, o custo de uma unidade de SSD, considerando cada GB, é mais alto do que os HDs comuns. Este é um dos motivos de até hoje ainda termos um uso bastante massivo das unidades de HDs. 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *